TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade industrial

Projeto de pesquisa: Contabilidade industrial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.929 Palavras (8 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 9

REFERÊNCIAS 10

INTRODUÇÃO

Este semestre temos como tema a Contabilidade Industrial, mostrando o seu desenvolvimento em um aspecto geral voltada para indústria.

A empresa industrial é aquela que se constitui juridicamente e legalmente, com intuito de aplicar o seu capital no consumo, produção e distribuição de riquezas, para se obter uma legitima remuneração desse capital. Por sua vez, atividade industrial caracteriza-se pela transformação de coisas.

Empresa industrial ou de produção é o conjunto orgânico de pessoas e de bens que sob uma administração, destina-se a transformação ou ao beneficiamento de utilidades, tomando-as por isso aptas a satisfazer as necessidades humanas, tendo por finalidade auferir o “lucro” que é a diferença entre o valor de venda e o valor de custo dessa utilidade.

DESENVOLVIMENTO

A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE NA INDÚSTRIA:

Dentre as atividades empresariais existentes há a industrial e como o objetivo da Contabilidade é manter o controle permanente do patrimônio das entidades surge a Contabilidade Industrial, que é uma ramificação da Ciência Contábil voltada para atender este ramo específico de atividade empresarial.

A empresa industrial é aquela que se constitui com finalidade de exercer atividade industrial, ou seja, comprar matéria prima e outros e transformá-los em produtos acabados, com o objetivo de obter lucro. Como foi dito a atividadeindustrial caracteriza-se pela transformação de matérias-primas em produtos e através deste procedimento visa obter o lucro, para isto, ela deve exercer algumas funções supletivas, tais como:

1) Função Técnica, transformação dos materiais;

2) Função Mercantil, de compra de matérias-primas e vendas de produtos;

3) Função Financeira, de obtenção de financiamentos e aplicação de capitais;

4) Função Econômica, de aumento de seu patrimônio com lucros obtidos;

5) Função Social, de criação de empregos, bens e utilidades, etc.

O patrimônio da empresa industrial é constituído pelo conjunto de valores que se encontram a ela vinculado ou à sua disposição, num determinado momento, com fim específico de condicionar a organização alcançar os seus objetivos. Como nos revela a ciência contábil, os bens e direitos constituem o lado positivo ou ativo, enquanto que as obrigações constituem o lado negativo ou passivo. O excesso de valores dos elementos positivos em relação aos negativos corresponde ao que se denomina o patrimônio líquido.

A CONTABILIDADE NA ATUALIDADE:

A contabilidade era feita de forma bastante primitiva, era apenas um cálculo mental, depois com o surgimento da escrita, o homem começou a registraras suas contas misturando números com figuras, sendo feitas em pedras, argila ou até mesmo em papiros. Com o invento da calculadora e em um passado próximo, do computador a contabilidade se tornou mais ágil e dinâmica. Atualmente, a escrituração contábil se da de forma muito prática e rápida. Os softwares específicos da área têm facilitado enormemente os cálculos, os informes etc.

Para ocontador as expectativas são excelentes, pois estamos entrando em uma era em que se está começando a reconhecer toda a importância da função contábil. A evolução exige-se algo mais do profissional que atua nessa área.

A contabilidade é uma profissão que oferece um leque amplo de alternativas profissionais, e atualmente algumas especializações têm oferecido boa remuneração e satisfação profissional, como: administração financeira, custos e auditoria, pois bom profissional nessa área ainda é escasso.

CONTABILIDADE X INDÚSTRIA:

Assim como é de fundamental importância a contabilização dos fatos contábeis nas áreas de comercio e de serviços, na indústria não é diferente, mas existem algumas diferenças em contas especificas como: IPI a recuperar, estoques de materiais, estoque de produtos e processo e acabados, IPI a recolher.

A contabilidade de custos requer a existência de métodos de custeio para que, ao final do processo, seja possível obter-se o valor a ser atribuído ao objeto de estudo.

CONTABILIDADE DE CUSTOS E CONTABILIDADE INDUSTRIAL:

A contabilidade de custos se aplica tanto na área de serviços como na área industrial. De fato, a contabilidade de custos é mais usual na indústria, a contabilidade de custo aplicada na área de serviços trata dos custos incorridos no processo de prestação de serviços, já na indústria, trata dos custos relativos à produção. A diferença se encontra basicamente nas características do processo. Na área de serviço o processo diz respeito à prestação de serviços (intangível) na indústria o processo é basicamente a produção de um bem (tangível).

PRINCIPAIS OBJETIVOS DA CONTABILIDADE DE CUSTOS:

Éimportante para o processo de planejamento das ações na organização e respectivo controle, bem como o suporte ao processo decisório.

A contabilidade de custos desenvolve as seguintes funções: coleta de dados, classificação, registro das operações e geração de informações por meio da organização e tratamento dos dados coletados.

Os propósitos da contabilidade de custos são determinados com base nas necessidades sinalizadas pelos diferentes níveis gerenciais, como por exemplo:

• Obter o custo de cada produto, bem ou serviço;

• Contribuir para a determinação da rentabilidade e lucratividade do negócio;

• Ensejar controles operacionais em níveis diversos;

• Auxiliar programas de minimização de custos;

• Facilitar a alocação eficiente de recursos;

• Fornecer,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com