TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade intermediaria atps etapa 1

Por:   •  23/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  617 Palavras (3 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 3

Desenvolvendo um plano de contas

O plano de contas é o conjunto de contas, previamente estabelecido e utilizado para os trabalhos contábeis de registro de fatos e atos inerentes à entidade, e também serve de parâmetro para a elaboração das demonstrações contábeis. A montagem de um plano de contas deve ser personalizado primeiramente pelo grupo que a empresa (Comercio, Industria e Prestadora de Serviço), já que os usuários de suas informações podem necessitar de detalhamentos específicos em que um plano de conta padrão geral não compreende, pois uma empresa comercial utiliza contas diferentes de uma indústria, apesar de muitas contas serem comuns entre os tipos de empresas algumas contas são especificas de um único tipo.

O objetivo principal do plano de contas é estabelecer normas de conduta para o registro das operações da empresa e na sua montagem, assim sempre utilizado como padrão para a empresa e também devem ser levados em conta três objetivos.

  1. O plano de conta deve sempre atender as necessidades de informações da administração da empresa;
  2. O plano de contas deve observar formato compatível com os princípios da contabilidade e com as normas de elaboração do balanço patrimonial e das demais demonstrações contábeis de acordo com a lei 6.404/76 que também é conhecida e chamada de “Lei das S/A”.
  3. O plano de contas deve adaptar-se tanto quando possível as exigências dos agentes externos, principalmente às da legislação do imposto de renda e receita federal em geral.

Plano de contas no balanço patrimonial

A empresa sempre deve manter escrituração contábil com base na legislação comercial e com observância das normas brasileira de contabilidade.

O balanço patrimonial é uma das demonstrações contábeis mais importantes pois evidencia de forma sintética a situação patrimonial da empresa e dos atos e fatos ocorrido na escrituração contábil, sempre utilizando as contas sintéticas do plano de contas. As demonstrações contábeis sempre devem serem estruturadas de acordo com a “Lei das S/A”, segundo os princípios fundamentais da contabilidade, tal estrutura de contas de acordo com a “Lei das S/A” se compõe de:

ATIVO                                        PASSIVO

CIRCULANTE                                CIRCULANTE

NÃO CIRCULANTE                        NÃO CIRCULANTE

REALIZÁVEL A LONGO PRAZO        PATRIMÔNIO LIQUIDO

INVESTIMENTOS

IMOBILIZADO

INTANGÍVEL

O plano de contas normalmente contem no mínimo 4 (quatro) níveis, nos exemplo abaixo vamos ver abaixo:

Primeiro nível:

Ativo, Passivo, Patrimônio Líquido, Receitas, Custos e Despesas.

Essas são contas primaria não são realizados lançamentos diretamente nelas, elas servem para analise total da situação da empresa como total de despesas ao termino do exercício em questão;

Segundo nível:

Circulante, Não Circulante / Circulante, Não Circulante / Receita Bruta, Deduções da Receita Bruta, Outras Receitas Operacionais / Custos e Despesas Operacionais.

Essas são chamadas de contas segundarias pois só se submete as contas primarias.

Terceiro nível:

Caixa, Banco Conta Movimento, Contas a Receber, Imobilizado etc...

Essas contas evidenciam os grupos a que se referem.

Quarto nível:

Banco Alfa, Caixa Geral, Clientes, Estoque de Mercadoria, Clientes etc..

Essas contas são as que os lançamentos são realizados e define as contas de cada lançamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (40.2 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com