TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE BÁSICA ATPS Etapa 1

Por:   •  8/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  939 Palavras (4 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 4

CONTABILIDADE BÁSICA

ATPS Etapa 1

Atividade realizada para a concretização da ATPS – Atividade Prática Supervisionada Etapa 1 da disciplina de Contabilidade Básica do curso de Tecnologia em Processos Gerenciais.

2015

ETAPA 1

Conceitos de Contabilidade e Formação de Patrimônio

O objetivo principal da contabilidade é fornecer informações sobre o patrimônio da empresa para facilitar as tomadas de decisões dos administradores e investidores, como por exemplo: demonstrar as atividades da empresa através de registros contábeis possibilitando a posição financeira e econômica através de débitos e créditos.

São usuários externos da contabilidade pessoas que necessitam de informações aprofundadas e especificas para solucionar problemas, como administradores, gerentes, supervisores, etc.

São usuários externos da contabilidade pessoas que somente datam confiança à empresa quando passam a conhecer seu potencial financeiro e contábil, como fornecedores, bancos, credores em geral, etc.

O balanço patrimonial é necessário para demonstrar os bens, direitos, obrigações e patrimônio líquido da empresa com a finalidade de informar a posição financeira e econômica em determinado período.

Entende-se por patrimônio o conjunto de bens, direitos e obrigações que podem ser avaliados em moeda corrente (dinheiro). O patrimônio é composto por elementos positivos (ativos ou bens e direitos) e por elementos negativos (passivo ou obrigações). Mesmo que os pontos positivos forem menores que os pontos negativos ainda assim há patrimônio.

Do ponto de vista econômico os bens são elementos que servem para suprir as necessidades de pessoas; do ponto de vista jurídico bens são objetos de direito sucessível de apropriação exclusiva de uma pessoa; já do ponto de vista contábil os bens são elementos materiais, imateriais ou nominais que podem ser avaliados em moeda corrente, ou seja, propriedades de pessoa ou instituição para atingir um objetivo.

Esses bens podem ser classificados em:

• Bens materiais ou corpóreos – tem existência física, podem ser vistos e tocados (móveis, imóveis, utensílios, maquinários, etc.);

• Bens imateriais ou incorpóreos – não tem existência física, mas embora não possam ser vistos ou tocados podem ser avaliados em moeda corrente (softwares, marcas, patentes, direitos autorais, etc.).

E Há um critério para registro dos bens, que em geral, são demonstrados pela contabilidade como parte do patrimônio de uma pessoa. Os bens móveis podem ser transmitidos do vendedor ao comprador pela entrega feita diretamente ao adquirente, não importando se a venda seja à vista ou a prazo, com exceção para os casos de locação em que a entrega do bem não representa a transmissão de sua propriedade. Para os bens imóveis a transmissão da propriedade deve ocorrer através de registro em cartório de imóvel, não bastando o pagamento e entrega das chaves ou ocupação do imóvel.

Contabilmente os direitos são valores a receber de terceiros e são representados por títulos e documentos. Em resumo são todos os valores que a empresa tiver a receber de terceiros.

Se uma empresa realiza uma venda à vista é exigido pela legislação tributária a emissão de um documento fiscal (nota fiscal), mesmo que não incida tributos, não cabendo mais nenhum documento para cobrança.

Caso a venda seja a prazo há necessidade de um documento que comprove a existência da dívida para cobrança futura. Neste tipo de venda além da nota fiscal é necessário a emissão de uma fatura comercial em que deve constar todos os detalhes da venda assim como a assinatura do comprador reconhecendo a dívida, assim é possível provar judicialmente a venda a prazo e entrega da mercadoria.

Há a duplicata que apesar de não ser obrigatória possibilita a conversão da venda a prazo em dinheiro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (49.7 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com