TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade publica x contabilidade

Por:   •  22/3/2016  •  Resenha  •  391 Palavras (2 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 2
  1. Qual a sua definição para Contabilidade?

         Contabilidade é a técnica dos cálculos e dos registros das operações comerciais e financeiras realizadas para  uma pessoa, sociedade , empresa ou repartições públicas.  Tem a função de registrar, controlar , avaliar e prever informações relevantes e essenciais para a longevidade dos negócios.  Ela tem a finalidade de fornecer dados relevantes sobre o patrimônio de uma determinada pessoa ou entidade, sabendo –se assim a verdadeira situação econômica e financeira, e com isso  tomar as decisões corretas , garantindo a lucratividade , e permanência no mercado.

http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/contabilidadepublica.htm

2. Qual o objetivo da Contabilidade Pública?

A Contabilidade Pública é o Ramo da Ciência Contábil, que aplica-se na administração pública, sejam  elas municipais, estaduais ou federais, as técnicas  de registros dos atos e fatos administrativos apurando resultados para elaboração de relatórios periódicos, levando em conta as  Normas do Direito  Financeiro ( Lei 4320/64), os Princípios Gerais de Finanças Públicas e os Princípios da Contabilidade.

Ela registra a provisão de receitas e a fixação das despesas estabelecidos no Orçamento público, escritura a execução orçamentária e faz comparações entre a previsão e a realização das receitas e despesas. Também revela as variações patrimoniais, demonstra o valor do patrimônio e controla as operações de crédito e débitos, dívida ativa e as obrigações.    

È aplicada na Administração Centralizada ( Poder Executivo, Legislativo e Judiciário) e na Administração Descentralizada ( Autarquias, Fundações Públicas, Empresas Dependentes). Seu objetivo maior é a preservação do Patrimônio Público, através da correta Execução Orçamentária,  fornecendo informações e prestações de contas  corretas aos seus usuários.

 

https://www.grancursos.com.br/downloads/editora/adendos/contPub_700.pdf

https://www.editoraferreira.com.br/Medias/1/Media/Professores/ToqueDeMestre/FabioFurtado/Fabio_Furtado_toque_06.pdf


3. O que é Siafem e quais seus objetivos? 

O SIAFEM (SISTEMA INTEGRADO DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA PARA ESTADOS E MUNICÍPIOS) é um sistema eletrônico de processamento de dados e de informações que objetiva simplificar, uniformizar e modernizar a Execução Orçamentária, Financeira, Patrimonial e Contábil dos Estados e Municípios.

Foi desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO), empresa vinculada ao Ministério da Fazenda, a fim de mostrar T RANSPARÊNCIA na Aplicação dos Recursos Públicos, garantindo assim uma gestão mais eficaz e  segura no controle financeiro aos Estados e Municípios.

Com esse sistema é possível acompanhar toda destinação de verba pública e seus trâmites para aprovação, possibilitando aos gestores uma visão global do orçamento.

http://www.sefaz.al.gov.br/downloads/financas/MANUAL_DE_ORIENTA%C3%87%C3%83O_DO_SIAFEM_21-06-2010.pdf

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (67.3 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com