TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade social como ferramenta de informação para a responsabilidade social

Por:   •  11/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.138 Palavras (13 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4

2.1 Funções Administrativas        

2.2 Patrimônio        

2.3 Fontes(origens) de Recursos        

2.4 Análise de Mercado        

2.5 Demanda, oferta e equilíbrio de mercado        

2.6 Estruturas de Mercado        

2.7 Contabilidade social como ferramenta de informação para a responsabilidade social  _        

3 Conclusão..............................................................................................................

4 Referências ...........................................................................................................



  1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho vamos poder entender melhor o Contexto Empresarial.

Os conceitos das funções administrativas e principais mudanças; conceitos sobre o patrimônio, origens dos recursos; a análise de mercado, demanda, oferta e equilíbrio; as estruturas de mercado e seus componentes; e a contabilidade social como ferramenta de informação.

Diante disso a administração e aos gestores avaliam as áreas da organização, através de um conjunto de medidas que permitam verificar a empresa de acordo com as metas utilizadas na estratégia no sentido de adquirir vantagens competitivas em relação ao mercado.

        Perante a estratégia competitiva a empresa foca nos desafios impostos, superando limites e, assim, garantir a valorização crescente de seus bens.


  1. DESENVOLVIMENTO
  1. FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

Através das funções administrativas, segundo Fayol é que se compreende o que um administrador faz em uma organização, como ele exerce a sua função. Essas funções são o planejamento, organização, direção e controle.

“Planejamenrto é definido como a atividade pela qual administradores analisam condições presentes para determinar formas de atingir um futuro desejado” (KAWASNICKA, 1995, p. 169).

Organização é estruturar e integrar recursos, dividir trabalhos, é agrupar órgãos e atividades, designar pessoas para execução do serviço, é coordenar, de acordo com o planejamento efetuado. A tarefa básica da organização é estabelecer a estrutra organizacional, que dividem em dois caminhos o vetical que conduz aos níveis de hierarquia e o horizontal que são as áreas de departamentalização. Para Montana e Charnov (2006, p.170) organização é o “processo para desenvolver de modo sistemático de reunir os recursos físicos e humanos essenciais a consecução dos objetivos de uma empresa”.

Direção reuni atividades como a tomada de decisão, a comunicação com os subordinados e superiores, a motivação e o envolvimento do pessoal na  execução das tarefas antecipadamente planejadas.

Controle consiste em verificar se tudo está sendo feito de acordo com o que foi planejado e as ordens dadas, a partir dessa observação, as variações ou desvios poderão ser corrigidos.

Organograma da estrutura organizacional Gasmontes

  • Diretoria: Compete a avaliação de todos os processos
  • Administrativo: Realiza funções relativas a contratações, dispensas, etc.
  • Gerência Operacional: Analisa documentos relativos ao fluxo da empresa.
  • Financeiro: Responsável pelas finanças da Empresa.
  • Gerência de Vendas: Cabe–se avaliar condições de processos de vendas, tais como descontos, quantidades, etc.
  • Contábil: Realiza atividades contábeis da empresa.
  • Assistência Técnica: Avaliar boas condições do produto, Reposições, Manutenção de equipamentos.
  1. GESTÃO RECURSOS HUMANOS
  1. Higiene e Segurança no Trabalho

A higiene do trabalho compreende normas e procedimentos adequados para proteger a integridade física e mental do trabalhador, preservando-o dos riscos de saúde inerente às tarefas do cargo e ao ambiente físico onde são executadas. Ela tem caráter preventivo por promover a saúde e o conforto do funcionário, evitando que ele adoeça e se ausente do trabalho. Envolve, também, estudo e controle das condições de trabalho.

É preciso, conscientizar os funcionários da importância do uso dos EPIs, luvas, máscaras e roupas adequadas para o ambiente em que eles atuam. Fazendo essa ação específica, a organização está mostrando reconhecimento ao trabalho do funcionário e contribuindo para sua melhoria da qualidade de vida. Ao invés de obrigar os funcionários a usarem, é melhor realizar esse tipo de trabalho de conscientização, pois o retorno será bem mais positivo.

Na Gasmontes (organização escolhida para a realização deste portifólio), todos os funcionários estão conscientizados da importância do uso dos EPIs, como luvas de raspa de couro, capacetes, óculos de proteção e bota com biqueira de aço e protetor de metataço, é realizado periodicamente treinamentos de prevenção dos riscos de acidentes, com palestras e vídeos educativos, o descanso mínimo entre tarefas é cumprido regularmente, há mais de cinco anos não ocorre nenhum acidente na empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)   pdf (342.7 Kb)   docx (109.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com