TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA DA CONTABILIDADE, CIÊNCIAS SOCIAIS E RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE

Trabalho Universitário: TEORIA DA CONTABILIDADE, CIÊNCIAS SOCIAIS E RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2015  •  1.048 Palavras (5 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 5

Índice

Introdução ________________________________________________pág.02

Diagnostico ______________________________________________pág.02

Sustentabilidade econômica __________________________________pág.03

Sustentabilidade ambiental __________________________________pág.05

Sustentabilidade Social _____________________________________pág.06

Considerações finais________________________________________pág.07

Referência biográfica._______________________________________pág.08

Introdução

Neste trabalho iremos ver os danos causados ao meio ambiente pela construção civil que é um dos maiores geradores de resíduos e que mais consomem recursos naturais Também veremos sobre sustentabilidade econômica sempre visando a lucratividade da empresa e reaproveitando os resíduos gerados pela construção minimizando os impactos ambientais. Também veremos sobre sustentabilidade ambiental visando um método que contribui direta ou indiretamente para o aumento sistemático nas concentrações de desperdícios de recursos naturais. E por fim veremos sobre sustentabilidade social visando o bem-estar humano e a qualidade de vida.

Diagnostico dos impactos da construção civil no meio ambiente.

O setor da construção civil e fundamental para o progresso do país, e sendo assim se torna peça fundamental para se chegar os objetivos globais do desenvolvimento sustentável. A indústria da construção é uma das atividades humanas que mais consome recursos naturais. Estima-se que entre 40% e 75% dos recursos naturais existentes são consumidos por esse setor, resultando assim em uma enorme geração de resíduos. No Brasil, a construção gera cerca de 25% do total de resíduos da indústria.

À medida que as construções avançam – mais de 80% da população brasileira vivem nas cidades – medidas para melhorar a qualidade de vida relacionadas à sustentabilidade deverão ser adotadas. Hoje temos muitas edificações com certificações de prédios sustentáveis no Brasil e ocupamos hoje a 4ª colocação em empreendimentos certificados no mundo.

Podemos citar como exemplo a Unilever que na construção do seu novo centro de convivência para seus funcionários na fábrica de Pouso Alegre. Utilizou uma arquitetura que privilegia o uso de luz natural, estimula o uso de bicicleta ao trabalho e equipou suas torneiras com redutores de vazão. Somando a outras características adotadas durante a obra, a construção recebeu a certificação LEED Silver, primeira deste modelo na região.

Iniciativas como esta estão se tornando cada vez mais frequentes e certamente irão ditar as normas do setor nos próximos anos. Produtos ecologicamente corretos, mais eficientes e com características cada vez mais inovadoras tem surgido com muita força no mercado, ajudando a alinhar eficiência ambiental, conforto para usuários e economia na operação destes novos prédios verdes. Esse trabalho será dividido em sustentabilidade, ambiental e social sendo mostrado nas tabelas abaixo:

Tabela 1.1

Sustentabilidade econômica

1ºObjetivo Ações Resultado esperados

Utilizar materiais recicláveis diminuído o custo nas construções civil

O material deve ser reciclado e depositado em área de triagem onde são selecionados As vantagens competitivas da reutilização como a preservação ambiental com a redução da extração de areias e pedreiras.

Após previamente separado o material resultante passará pelo processo de reciclagem. Propiciar o não acúmulo desse tipo de material, podendo ser reciclado.

Esses rejeitos (pedras, terra, resto de concreto) serão transformados em materiais que podem chegar a cinco produtos: bica corrida, pedra 1, pedra 2, pedrisco e pó. Dar destinação adequada. Esses materiais tem um custo de 25 % mais baixo melhorando o lucro da empresa.

Tabela 1.2

2ºObjetivo Ação Resultados esperados

A composição do tijolo ecológico é simples, formada por terra agua e cimento.

Traz para a obra, de 20 até 40% de economia com relação ao sistema construtivo convencional pois sua estrutura dispensa o uso de conduletes elétricos. As tubulações hidráulicas são embutidas em seus furos dispensando a quebra de paredes, como na alvenaria convencional, sem desperdício com a quebra.

Tabela 2.1

Sustentabilidade ambiental

1ºObjetivo Ações Resultado esperados

Diminuir o consumo de água potável

Construir um sistema de coleta de água da chuva

Diminuição do gasto com água potável

Construir um sistema de armazenagem da agua coletada. Diminuir o consumo dos recursos hídricos naturais do meio ambiente.

Construir um sistema de distribuição da agua coleta e armazenada da chuva para ser utilizada nas caixas de descarga e para limpeza geral. Ex: lavar calçadas, carros, regar plantas e uso geral. Diminuição dos gastos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com