TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controladoria

Por:   •  1/6/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.403 Palavras (10 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 10

estudo de Caso no Banco do Nordeste do Brasil S/A:

Elaborar uma Resenha do Estudo de Caso no Banco do Nordeste do Brasil S/A e fazer uma conclusão com o tema “Qual a relevância e a percepção da controladoria na gestão das empresas”.

De acordo com o texto, ainda há certa dificuldade em se encontrar definições precisas sobre o que é, de fato, a Controladoria, devido à amplitude do campo de estudos, da abrangência da área de atuação e da multidisciplinariedade do setor. Para embasar essa teoria, o texto cita Carvalho (1995, p. 14), que afirma que “A literatura pesquisada e a experiência prática verificada nas empresas demonstra, à evidência, que, em meio a algumas concordâncias, remanescem muitas indefinições e contradições acerca do que vem a ser a Controladoria e, para usar a visão preferida pela maioria dos autores, do que compreende o órgão de mesmo nome inserido no seio das organizações empresariais deste final de século”.

Mas, apesar da dificuldade em se definir o tema com precisão, há autores que obtiveram êxito em suas definições, como é o caso de Mosimann e Fisch (1999) ao afirmarem que “a Controladoria consiste em um corpo de doutrinas e conhecimento relativos à gestão econômica” e ainda complementam que como unidade administrativa, a Controladoria tem como objetivos: Garantir informações adequadas ao processo decisório; colaborar com os gestores em seus esforços de obtenção da eficácia de suas áreas quanto aos aspectos econômicos; e assegurar a eficácia empresarial, também sob aspectos econômicos, por meio da coordenação dos esforços dos gestores das áreas.

Tung (1980, p. 33-34) analisa a Controladoria pela ótica de unidade organizacional e afirma que “A Controladoria funciona como órgão de observação e controle da cúpula administrativa. É ela que fornece dados e informações, que planeja e pesquisa, procurando sempre mostrar à essa mesma cúpula os pontos de estrangulamento atuais e futuros, que põem em perigo ou reduzem a rentabilidade da empresa”. Tal definição corrobora com a definição de Oliveira (2003, p. 45), que diz que “à Controladoria, como órgão da estrutura empresarial, cabe administrar o sistema de informações econômico-financeiro da empresa e coordenar os esforços dos gestores de cada área no intuito de maximizar os resultados globais da empresa”.

Com base nessas afirmações de estudiosos da área, pode-se concluir que a controladoria vem evoluindo e se tornou indispensável às organizações, justamente por estar tão intrinsecamente ligada à gestão e ao controle econômico-financeiro das empresas. De acordo com o texto, a Controladoria procura assegurar a eficácia empresarial por meio do fornecimento de informações que contribuam para melhorar o processo decisório e para a otimização dos resultados econômicos da organização, estabelecendo, assim, uma posição de destaque dentro do ambiente organizacional.

Em resumo, pode-se compreender que as funções da controladoria são: avaliar e acompanhar as diversas combinações da relação risco x retorno x alocação de capital, com o objetivo de subsidiar as decisões dos gestores das organizações. E, de acordo com o texto, as funções da controladoria podem ser classificadas em cinco grandes grupos, com propósitos semelhantes, segundo entendimento dos autores:

- Funções de planejamento: atribuições relacionadas ao planejamento organizacional, a elaboração do orçamento e simulação de cenários.

- Funções de avaliação e controle: ações relacionadas à execução dos planos estabelecidos, ao cumprimento das metas, à implementação das ações e ao estabelecimento de mecanismos que proporcionem a identificação de desvios e suas respectivas causas, para que possam ser devida e oportunamente corrigidos.

- Funções de gestão da informação: atribuições relacionadas à concepção de modelos de informações que contribuam para o processo de gestão e reporte. Envolvem as atividades de assessoria e consultoria aos gestores no processo de gestão, coordenação da integração das áreas, atendimento às auditorias, fisco, instituições de mercado, elaboração de relatórios internos, externos e preparação de informações econômico-financeiras.

- Funções de gestão contábil: relacionadas ao desenvolvimento e implementação dos princípios e práticas contábeis a que a empresa está sujeita.

- Funções de gestão de riscos: funções que compreendem as atividades de identificar, mensurar, analisar, avaliar e mitigar os riscos envolvidos no negócio da empresa.

Com base nas atribuições da Controladoria, nota-se que ela vem se tornando cada dia mais abrangente e, consequentemente, fica difícil delimitar, com clareza, a sua atuação e abrangência e relevância.

Conforme cita o estudo do Estudo de Caso do Banco do Nordeste do Brasil, “A globalização e a integração dos mercados internacionais têm inserido as empresas em geral e as instituições financeiras em um ambiente competitivo e complexo, reforçando a necessidade de que essas empresas e instituições criem estruturas, produtos e processos que contribuam para a eficácia empresarial e a sua continuidade”.

Pode-se entender do parágrafo acima que a contínua transformação no competitivo ambiente empresarial vem concorrendo para a mudança de paradigmas e o surgimento de novas práticas de gestão. Nesse contexto, a área de controladoria das empresas assume fundamental importância, uma vez que é o centro gerador das informações que direcionam decisões, negócios, bem como a avaliações desses processos. Cada segmento econômico desenvolve e aprimora atribuições que geram modelos particulares de controladoria, como o caso das instituições financeiras.

Nesse parágrafo podemos verificar o real papel da Controladoria não somente nas Instituições financeiras, mas também em outros segmentos: “A Controladoria deve contribuir para o planejamento estratégico da empresa, disponibilizar informações que auxiliem o processo de gestão da organização, bem como efetuar o acompanhamento, controle e avaliação do desempenho da instituição, objetivando contribuir para que a superação dos obstáculos que surgem no cotidiano empresarial e propiciar o crescimento e a evolução das organizações no atendimento das necessidades de seus clientes”.

Desta passagem podemos concluir que a controladoria na medida em que norteia as decisões gerenciais na organização, torna-se fundamental nesse contexto. Atua em ambientes voláteis e dinâmicos, lidando muitas vezes com questões de alta complexidade. Dentro das Instituições Financeiras, a controladoria é cada vez mais solicitada, fornecendo informações que possam ser base para decisões estratégicas.

No case podemos verificar o entendimento de alguns autores sobre como conceituam a Controladoria. Giongo e Bianchi (2005) reforçam esse entendimento, pois entendem que a Controladoria atua na gestão das organizações com a finalidade de proporcionar aos gestores os meios que os levem a atingir a eficácia organizacional, visando aos objetivos globais da organização. Para tanto, os gestores “devem atuar de forma sincronizada no sentido de gerarem, com suas ações, os melhores resultados possíveis com o menor sacrifício de recursos”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)   pdf (137.2 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com