TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controladoria

Por:   •  17/10/2016  •  Resenha  •  827 Palavras (4 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 4

O objetivo desde capitulo é avaliar o desempenho no contexto empresarial, caracterizando como um conceito, um processo e um instrumento de gestão.

A avaliação de desempenho significa julga-lo ou atribuir-lhe um conceito diante de expectativas preestabelecidas.

No âmbito empresarial o conceito de desempenho resulta das várias atividades que são realizadas na empresa, interagindo no sentido de criarem as condições para sua sobrevivência e desenvolvimento.

Avaliar um desempenho então passa a ser um meio para se tomar decisões adequadas. E este é um processo muito complexo que incorpora características necessárias para se julgar de maneira certa um desempenho.  E assim  integrar ao processo de gestão, em suas fases de planejamento, execução e controle.

O conceito de desempenho resulta das varias atividades que são realizadas na empresa, interagindo no sentido de criarem as condições para sua sobrevivência e desenvolvimento. O desempenho de uma empresa é um processo dinâmico exigindo respostas rápidas e adequadas para que as decisões sejam eficazes no sentido de conduzir suas atividades ao cumprimento de sua missão.

O ato de avaliar um desempenho assume diversas dimensões quando relacionamos a empresa como um todo, sendo assim um meio para se tomar decisões adequadas.

Essas Dimensões são:

Dimensões da amplitude das atividades, desempenhos global, divisional e funcional

O desempenho global pode ser interno ou externo. O interno funciona como uma comparação da empresa com outras empresas podem comparar, por exemplo, o lucro, participação de mercado, faturamento, quantidade de funcionários etc. O externo corresponde às expectativas dos acionistas.

O desempenho divisional são as áreas de responsabilidade de seus respectivos gestores, desenvolvendo uma ou mais atividades;

O desempenho Funcional que esta relacionada aos cargos e funções. Ex: Avaliar o desempenho dos gestores, do pessoal de assessoria, dos supervisores etc.

Avaliação de desempenho tanto divisional quanto funcional, avalia resultados alcançados, níveis de retorno sobre investimento, cumprimento das metas, de prazos e eficiência.

Dimensões da natureza das atividades: desempenho operacional, econômico e financeiro.

Desempenho operacional é uma ou mais atividades diretamente relacionadas ao processo de recursos para geração de produtos e serviços. Nessas atividades o desempenho é avaliado pela eficiência na utilização de recursos, o nível de utilização de equipamento, a segurança nos processos de produção, na eficiência quanto ao prazos de produção e entrega dos produtos elaborados e etc.

O desempenho econômico podem gerar ganhos ou perdas nos custos, depreciação maior ou menor de equipamentos, preços melhores ou piores em virtude da qualidade dos produtos gerados.

O desempenho financeiro refere-se aos prazos de pagamento e recebimento, pois estes podem gerar receitas, mas também despesas financeira impactando no resultado econômico.

O desempenho econômico e financeiro é caracterizado por todo aspecto econômico e financeiro envolvido no desempenho operacional.

Dimensão da ocorrência das atividades; desempenho planejado em realização e realizado.

O desempenho planejado refere-se a atividades ainda não concretizadas, permitindo correções, a fim de que o desempenho em realização atinja o planejado.

Por outro lado o desempenho realizado é resultante de um ciclo completo de execução das atividades e que já impactou na empresa, portanto não se podem admitir correções. Por isso o desempenho deve ser avaliado em tempo de se permitir medidas corretivas provendo a eficácia do desempenho.

Dimensões do tempo: curto, médio e longo prazos

Necessidade de delimitar períodos de tempo para que seja avaliado o desempenho. Ano empresarial, de encomendas, de safras e etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (102 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com