TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controladoria

Por:   •  24/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  900 Palavras (4 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 4

CAPITAL DE GIRO

O capital de giro é representado pelo dinheiro utilizado na manutenção do cotidiano operacional das empresas. È o dinheiro do dia-a-dia. É o recurso que uma empresa deve possuir para a cobertura de suas necessidades operacionais; sem o qual poderá até comprometer a continuidade de suas operações.

As atividades cotidianas de uma empresa, que não se trata de investimento em infraestrutura (por exemplo), são direcionadas para a compra de mercadorias, compra de matérias-primas, pagamentos de salários, pagamento de contas rotineiras (água, energia elétrica e outras), pagamento de aluguéis etc.

Em um Balanço Patrimonial o giro de uma empresa está localizado nos grupos circulantes: ativo circulante e passivo circulante.

Os recursos relativos ao capital de giro operacional são compostos pelo conjunto de valores alocados em ativos de curto prazo, ou seja, em bens ou direitos que possuem grau de liquidez que os permita ser mais rapidamente transformados em dinheiro; no caso, contabilmente, em até um ano comercial (cujo início e fim coincidem com o ano civil). Fazem parte dessa categoria: o dinheiro em caixa, nas contas bancárias, as aplicações financeiras, as contas a receber de curto prazo, os estoques etc.

O capital de giro líquido é a diferença que existe entre o ativo de curto prazo (que é o ativo circulante) e o passivo de curto prazo (que é o passivo circulante).

O passivo circulante é composto pelos valores que serão pagos por uma empresa em até um ano comercial, compreendendo: os fornecedores, os salários, os encargos sociais e fiscais, os empréstimos e financiamentos etc.

Para qualquer empresa é extremamente importante gerenciar da melhor maneira possível o seu capital de giro, porque é ele que supre as necessidades do dia-a-dia.

Em geral, muitas empresas convivem com problemas de capital de giro. Não é incomum haver falta de dinheiro para cumprir com todos os compromissos e os empresários têm que ser hábeis para lidar com tal situação: determinar o que deve ser pago primeiro, por exemplo.

Uma boa gestão do capital de giro, através de um fluxo de caixa, é fundamental para a sobrevivência da empresa, por possibilitar o planejamento para o curto, médio e longo prazo.

Através do fluxo de caixa, uma empresa tem condições de visualizar as entradas e as saídas reais de dinheiro. Dessa forma, é muito claro perceber quando haverá folga ou falta de dinheiro. Havendo folga financeira, superávit financeiro, o empresário deverá decidir sobre a destinação dos recursos. Havendo falta de dinheiro, deficit financeiro, o empresário deverá decidir onde e como irá obter recursos para atender às necessidades presentes e/ou futuras da empresa.

Quanto ao capital de giro, o mesmo poderá se mostrar suficiente para cobertura de sua necessidade circulante, ou se mostrar insuficiente. No caso de insuficiência, sua cobertura poderá ser proveniente de capitais próprios (patrimônio líquido) ou de capitais de terceiros (passivo circulante e passivo não circulante).

No dia-a-dia uma empresa pode acompanhar sua necessidade de giro através do fluxo de caixa; porém, quando se tratar de um projeto de investimento, recomenda-se, além da projeção do fluxo de caixa, também a projeção do capital de giro. Isso no sentido de antecipar se haverá folga ou necessidade de recursos para a cobertura do giro operacional; isto é, se haverá folga financeira ou necessidade de capital de giro.

Um grande motivo para o controle do capital do giro, de maneira a evitar sua falta, é o custo financeiro elevado que a obtenção do mesmo pode gerar.

Quando uma empresa precisa buscar dinheiro no mercado para a cobertura de sua necessidade de capital de giro, a mesma irá incorrer em elevadas taxas de juros; o que não acontece exatamente quando uma empresa busca dinheiro no mercado para a realização de investimentos operacionais.

16

Devendo ser alertado que uma empresa nunca deve comprometer seu capital de giro

para fazer investimentos. A utilização de recursos próprios para investimentos só deve ser

feita se houver significativa margem de folga financeira, presente e futura.

A projeção do capital de giro é feita a partir de valores previamente informados por uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (45.3 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com