TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controladoria

Por:   •  13/11/2015  •  Resenha  •  903 Palavras (4 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 4

RESUMO

O artigo optou-se por estudar um caso único de uma empresa comercial que explora a atividade de fertilizantes e o comércio de produtos agropecuários. Dessa forma, a pesquisa consubstancia-se em estudar se em uma empresa que adota a Controladoria ocorre a prática das principais funções da respectiva área, de maneira que se perceba ou não a aderência das funções da Controladoria realizadas na empresa. O estudo permitiu que se fizesse o levantamento dos dados diretamente com o gestor de Controladoria da empresa pesquisada, mediante a utilização de uma entrevista estruturada. Em 2006, a empresa buscou implantar uma área de Controladoria com o objetivo de melhorar o seu processo de gestão. O objetivo central dessa decisão era preparar a empresa para o crescimento e posteriormente para a implantação de novo sistema de informação para gestão, por intermédio da substituição do software interno por outro mais sofisticado e que tivesse experiência comprovada no fornecimento de informações gerenciais aos gestores.

Segundo o responsável direto pela Controladoria na sociedade, o setor nasceu muito mais por sugestão da auditoria independente do que por desejo e conhecimento dos diretores da sociedade acerca dos benefícios da área, consequentemente, não se discutiu a fundo a missão da área, bem como suas funções dentro do processo de gestão da empresa. Por falta de amadurecimento e apoio da administração da empresa, no sentido de oferecer à Controladoria sustentação e apoio operacional para o desempenho de suas funções, pode acarretar sérios prejuízos à eficiência e à validação dos serviços por ela prestados. Considerando que a empresa não dispunha da missão definida e aprovada para o desempenho ordenado das funções de controle e apoio à gestão, foi perguntado ao responsável qual seria a missão da Controladoria no sentido amplo. O gestor de Controladoria assim denominou a missão: “proporcionar à administração os meios para se alcançar os fins empresariais”.

Para melhor apresentar o resultado da pesquisa realizada junto ao gestor de controladoria da empresa, foram feitas as seguintes perguntas: Em que a controladoria contribui para o controle da empresa? Como é feita a análise de desempenho? Como a empresa avalia seus indicadores financeiros e econômicos? Qual a preocupação com um sistema mais eficaz para o melhoramento da controladoria? E por fim foi perguntado ao gestor se ele auxilia em algum tipo de trabalho para passar informações ao público externo, como bancos, quotistas, clientes e etc.? Ele respondeu que, a sua função como gestor de controladoria nesta empresa está ligada ao aconselhamento dos diretores, sobre falhas decorrentes de controle interno, ele não participa de planejamento, sobre controle, exerce apenas uma função de ordenamento de regras para permitir maior zelo com as informações.

As análises de desempenho são realizadas de duas formas, a primeira análise é a avaliação de faturamento por unidade de venda, vendedor e gerentes, aconselhando e revisando os instrumentos de coleta de informações contábeis, a segunda análise feita através de fluxo futuro de caixa, onde é o responsável direto por buscar as informações, executar os relatórios e transmitir aos gestores responsáveis. Estas análises são as únicas formas usadas como indicadores, pois a empresa não possui sistema com ferramentas necessárias para o preparo e gerenciamento de eventos econômicos, por isso não avaliam continuamente os resultados da empresa, apenas por períodos, longos. Devido a essa falha no sistema estão pesquisando sobre um novo sistema mais adequado ás necessidades da empresa, pois com o crescimento da empresa as vezes traz graves consequências em relação a controle, por isso estão avaliando a aquisição de um novo software para proporcionar relatórios fiéis e atuais, o mesmo como gestor da controladoria está como responsável por esta mudança de sistema. Em relação às informações ao público externo, o entrevistado disse que sua única preocupação é referente aos prazos de informações e declarações aos órgãos públicos, que são feitas pelo gestor responsável, mas passa pela controladoria para avaliação, referente aos outros públicos externos são poucas informações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (158.4 Kb)   docx (73.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com