TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controladoria

Por:   •  18/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.314 Palavras (10 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

8º SEMESTRE

FADELEINE PINHEIRO                             RA: 3900618314

LILIANE ZÁRATE PEREIRA                   RA: 3933054845

ELOISA F. DA S.FERREIRA                         RA: 3933053794

SANGELA        DE LIMA MELO                        RA: 3933057234

JOHN W.  DOS S.A. DE MACEDO                RA: 3909728519

CONTROLADORIA E SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS: Missão e Estrutura da Controladoria e o Papel do Controller, Sistema de Informação de Controladoria e Balance Scorecard e Intangíveis Sistemas de Acompanhamento.

Profª Pedro A. Silva

CAMPO GRANDE - MS

2015

INTRODUÇÃO

O presente trabalho aborda o tema da controladoria é um segmento da contabilidade, mas também pode ser definida como ramo da Administração, dependendo do enfoque dado pelos gestores e contadores responsáveis pelo suprimento de informações aos tomadores de decisão. Ela utiliza primordialmente o controle e o processo de planejamento e orçamento como metodologias no desempenho de suas funções. 
O encarregado pela área de Controladoria em uma empresa é chamado de Controller ou Controlador, quanto às funções do controller destacam-se o gerenciamento da contabilidade, o controle fiscal e tributário, o planejamento estratégico e os relatórios gerenciais. Para o desenvolvimento do serviço destacam-se às competências, visão global de mercado, dinamismo, liderança e pró-atividade.

Também serão apresentadas neste trabalho as metodologias utilizadas para uma boa gestão na empresa, gerida por um planejamento o Balanced Scorecard, que nada mais é do que uma ferramenta de gestão que tem início na visão da empresa, a partir das quais são definidos os fatores críticos de sucesso, os indicadores de desempenho e permite a definição de metas e a medição dos resultados atingidos em áreas críticas da execução das estratégias. Assim, o Balanced Scorecard é um sistema de gestão de desempenho, derivado da visão e estratégia, refletindo os aspectos mais importantes do negócio, a seguir será demonstrado mais detalhadamente.

Relatório 1 - Missão e Estrutura da Controladoria e o Papel do Controller, Sistema de Informação de Controladoria.

Na atualidade com o mercado cada vez mais competitivo, a Tecnologia da Informação (TI) vem aumentando a sua participação em todas as áreas de negócios, sendo parte estratégica na empresa, buscando melhorias e beneficiando-se da melhor coordenação entre as diversas atividades da empresa.

Stair (1998) utiliza o termo Sistema de Informação baseado em computador para agrupar a coleta, manipulação e processamento de dados em informação, pelos elementos tangíveis (hardware) e intangíveis (software, banco de dados, telecomunicações, pessoas e procedimentos), sendo assim responsável pelo fluxo de trabalho das informações e pessoas envolvidas.

        Podemos compreender o termo muito mais amplo do que apenas considerá-la como processamento de dados, engenharia de software, informática ou o conjunto de hardware e software, devendo ser considerados aspectos humanos, administrativos e da organização. Sendo essencial para empresa na atualidade.

        A Controladoria é uma extensão da contabilidade e administração, onde sua missão é melhorar os resultados econômicos da empresa, interagindo com as demais áreas e visando sempre à sua continuidade. Sendo assim os profissionais de Controladoria precisam participar com a área de TI, do processo de gestão da informatização da empresa.

controladoria é “o conjunto de princípios, procedimentos e métodos oriundos das ciências da administração, economia, psicologia, estatística e, principalmente, da contabilidade, que se ocupa da gestão econômica das empresas, com a finalidade de orientá-las para a eficácia”

C. P. Mosimann e S. Fisch

 

"Basicamente a controladoria é responsável pelo sistema de informações contábil gerencial da empresa, e sua missão é assegurar o resultado da companhia. Para tanto ela deve atuar fortemente em todas as etapas do processo de gestão da empresa, sob pena de não exercer adequadamente sua função de controle e reporte na correção do planejamento."

Clóvis Luis Padoveze

        A controladoria é um papel gerencial que precisa ser desenvolvida por um profissional contábil capacitado e com um conhecimento amplo. A busca contínua por atualização e por novas soluções são apenas o começo de um caminho para quem pretende seguir neste mercado.

        O controller é uma função destinada ao profissional da controladoria, se aplica a diversos cargos na área de contabilidade, cujas responsabilidades variam de uma empresa para outra, basicamente fundamentado na obtenção do lucro que é essencial para a continuidade da entidade.  Surgiram nas grandes corporações multinacionais. Após a Segunda Guerra Mundial, essas corporações começaram a expandir seus negócios para países em desenvolvimento. É a partir desse momento que os controllers passaram a atuar.

        Segundo Peres Junior (1995), as principais responsabilidades do Controller são: “Organizar adequados sistemas de informações gerenciais que permitam a administração  conhecerem  os fatos ocorridos e os resultados obtidos com as atividades. Comparar, permanentemente o desempenho esperado com o        real. Classificar variações de desempenho e estimativa.         Orientar e fornecer informações confiáveis para gestores. (PEREZ JUNIOR, 1995).”

         

        Os profissionais de Controladoria precisam participar com a área de TI, do processo de gestão da informatização da empresa. Para tanto o Controller acaba sendo o responsável pelo projeto, implementação e manutenção de um sistema integrado de informações, que operacionaliza o conceito da controladoria como principal instrumento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (274.3 Kb)   docx (116.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com