TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controladoria

Por:   •  23/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.663 Palavras (11 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 11

Controladoria

Etapa 3

Passo 1

Plano Orçamentário e sua estrutura:


      Podemos dizer que o orçamento é essencial para as empresas terem um controle o mais financeiro de tudo que acontece no dia a dia, se programando para os gastos futuros e assim saber com que pode contar a mais ou os riscos que podem ocorrer durante seu andamento.
De acordo com S. Shaeppi (2008): No que diz respeito às fases do orçamento, deverá ser iniciado com pelo menos três meses de antecedência da sua implementação. Partindo do inventário das hipóteses e seguida pela escolha das hipóteses que puderem ser avaliadas, implementação das hipóteses e acompanhamento dos resultados.

Para se fazer um plano orçamentário, devemos ter conhecimento dos objetivos de todas as áreas e níveis da empresa, o que acaba gerando um custo, é necessário estarem bem claros os objetivos e ter um envolvimento com todos os departamentos, o orçamento deve estar sempre atualizado mensalmente tendo o controle de todas as contas. Portanto podemos lembrar que, o plano orçamentário não é somente fazer uma previsão do que vai acontecer mas sim uma fonte de informação para a tomada de decisões, como terá os dados esperados e previstos ajudará os setores como ferramenta fundamental para decisões diárias.
O planejamento estratégico é o primeiro passo para o projeto de gestão, podemos defini-lo como um projeto que ajuda a realizar os objetivos e as metas da empresa.
È um instrumento elaborado pelas empresas com o objetivo de enfrentar adequadamente o meio ambiente, procurando aumentar o conhecimento sobre os fatores externos que afetam e estabelecem um direcionamento para futuras operações.Tendo o orçamento aprovado, serão liberadas as verbas necessárias, diminuindo o processo de controle, o valor do sistema está no processo de produzir os planos, em si, podendo assim fazer correções, revisar o que foi feito, criar ajustes etc....Segundo LUIS PADOVEZE (2005), planejar é uma estratégia para aumentar as chances de sucesso de uma empresa, em um mundo de negócios que muda constantemente. Plano estratégico não são garantias de sucesso, o conjunto de medidas e estruturas conforme PADOVEZE são:

• Comitê orçamentário: tem como função decidir sob a ótica geral do orçamento anual. Geralmente, o comitê Premissas orçamentárias: São regras definidas pelo comitê orçamentário que entrarão em vigor no próximo orçamento, em outras palavras são os princípios que servirão de base para o comitê orçamentário determinar as especificidades do orçamento em questão.

• Modelo do Processo Decisório: Também de responsabilidade do comitê orçamentário, este modelo tem como função, conduzir o processo orçamentário em consonância com o subsistema institucional, subsistema este que compreende a missão da organização, assim como suas crenças e valores.

• Estrutura Contábil: Compreende estruturar e monitorar o sistema de informações contábeis de forma que exista uma perfeita harmonia com os princípios orçamentários definidos pela organização. A necessidade desta interação reside principalmente na definição dos critérios de contabilização das receitas e despesas, na estruturação das contas contábeis utilizadas pelo sistema de informações contábeis, assim como o plano de contas, assim como definir a manualização dos procedimentos citados.  

• Sistema de apoio: Concerne na definição das tecnologias de informação e demais sistemas de apoio para a execução e lançamentos orçamentários no sistema de informação contábil. Sendo a controladoria responsável pelas informações da organização, a contribuição do controller é essencial para a definição do sistema de apoio, que será utilizado no processo orçamentário.

Estrutura da controladoria é responsável pelo sistema de informação contábil da empresa, deve atuar fortemente em todas as etapas do processo de gestão da empresa.
Todos os envolvidos no processo de orçamento devem ser ouvidos. Esse envolvimento permitirá uma gestão participativa, compatível com a estrutura de delegação de responsabilidades e permitirá o comprometimento de todos os gestores dos setores específicos. Só assim será possível a gestão adequada da etapa final do plano orçamentário, que é o controle orçamentário, com a análise das variações e do desempenho individual dos gestores.
Podemos dizer alguns princípios gerais para a estruturação do plano orçamentário:
⎫ Orientação para objetivos: O orçamento deve se direcionar para que os objetivos da empresa e dos setores específicos sejam atingidos eficiente e eficazmente. 
⎫ Envolvimento dos gestores: Todos os gestores responsáveis por um orçamento específico devem participar ativamente dos processos de planejamento e controle, para obtermos o seu comprometimento. 
⎫ Comunicação integral: Compatibilização entre o sistema de informações, o processo de tomada de decisões e a estrutura organizacional. 

Expectativas realísticas: Para que o sistema seja motivador, deve apresentar objetivos gerais e específicos, que sejam desafiadores, dentro da melhor visão da empresa, mas passíveis de serem cumpridos. 
 Aplicação flexível: O sistema orçamentário não é um instrumento de dominação. O valor do sistema está no processo de produzir os planos, e não nos planos em si. Assim, o sistema deve permitir correções, ajustes, revisões de valores e planos. 
 Reconhecimento dos esforços individuais e de grupos: O sistema orçamentário é um dos principais instrumentos de avaliação de desempenho etc.

Passo 3


Coletar informações necessárias para a montagem do plano orçamentário da empresa apresentado no desafio. Cabe ao aluno apresentar ao grupo informações suficientes para que possam construir o plano orçamentário.


01. Criação de um setor que se encarregará de implantar o sistema orçamentário. 
02. Esse setor deverá preparar todos os passos necessários para a instalação do processo. 


03. Reuniões com os membros da diretoria para a definição das metas básicas sobre as quais o orçamento vai ser estabelecido. Essas metas poderão ser traduzidas resumidamente pelos seguintes pontos: 

a)Participação no mercado;

 b) Lucro líquido sobre as vendas; 

c) Retribuição do investimento;

d) Assistência aos empregados; 

e) Ampliação das instalações;

f) Novos produtos e retirada de outros. 


04. Levantamento de dados gerais, tais como indicadores econômicos e sociais, tendências da indústria, na qual a empresa opera, e políticas do governo. 
05. Preparação de manuais de orçamento, em que deverão constar os objetivos do orçamento, os diversos passos e as técnicas de preparação das estimações. 
06. Estimação das vendas em termos quantitativos. As quantidades de cada produto a serem vendidas deverão ser analisadas por territórios de vendas e mensalmente. 
07. Estimações das vendas em termos monetários. Os preços de venda deverão ser determinados, levando-se em conta o mercado. Essas estimações poderão ser corrigidas no próprio trabalho de preparação do orçamento, depois que todos os custos tenham sido previstos. 
08. Estimações das despesas de propaganda e das despesas relacionadas à atividade comercial. 
09. Estimações dos estoques da produção em termos quantitativos. 
10. Estimações dos materiais a consumir, das compras, da mão de obra necessária e dos custos indiretos. 
11. Estimações das despesas administrativas. 
12. Estimações dos gastos de capital: aquisição e alienação de ativos permanentes recuperações e manutenção. 
13. Estimação das cobranças. 
14. Estimação dos pagamentos a fazer com as datas em que deverão ser efetivados. 
15. Estimação do fluxo de caixa. 
16. Preparação da Demonstração de Resultados, por período. 
17. Levantamento dos balanços mensais para conhecimento da situação financeira e patrimonial geral após o decurso de cada período.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (192.2 Kb)   docx (20.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com