TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contábeis

Por:   •  22/4/2016  •  Artigo  •  12.103 Palavras (49 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 49

 A administração por objetos (APO) é uma técnica de planejamento e controle administrativo, que para atingir resultados a organização precisa antes definir em que negócio está atuando e aonde pretende chegar.

A APO é um processo pelo qual os gerentes, superior é subordinado, de uma organização identificam objetos comuns, definem áreas de responsabilidade de cada um em termos de resultados esperados e usam esses artigos como guias para a operação dos negócios. Dentro dessa concepção APO trabalha dentro do seguinte esquema:

  • Estabelecimento conjunto de objetivos entre o executivo e o seu supervisor. A maior parte dos sistemas de APO utiliza o estabelecimento conjunto de objetivos. Tanto o gerente quando os seus subordinados participam ativamente do processo de definir e fixar objetos.
  • Estabelecimento de objetos para cada departamento ou posição. A APO está fundamentada no estabelecimento de objetivos por posições de gerência. Os objetivos podem ser denominados metas, alvos ou finalidades, porém a idéia básica é a mesma determina os resultados que o gerente e o subordinado deverão alcançar.
  • Interligação dos objetivos departamentais. Os objetos de vários departamentos ou gerentes envolvidos devem ser estreitamente correlacionados. Essa ligação é virtualmente automática envolvendo objetivos comerciais de produção.
  • Elaboração de planos táticos e de planos operacionais com ênfase na mensuração e controle. A partir de objetivos departamentais elaboram os Planos Táticos adequados para alcançados da melhor maneira. Assim, constituirão meios capazes de alcançar os objetivos.
  • Continua avaliação, revisão e reciclagem dos planos. Praticamente, todos os sistemas de APO possuem alguma forma de revisão e avaliação regular permitindo providências sejam tomadas dos objetivos a serem alcançados.
  • Participação atuante das gerências e dos Subordinados. Há grande participação dos gerentes. A maior parte do Sistemas APO envolve maior o gerente do que o subordinado.  Há casos em que o gerente estabelece os objetivos mensura-os e avalia o progresso.
  • Apoio Intensivo do Staff. A implantação APO requer o apoio intenso de um staff treinado e preparado. A abordagem do tipo “faça-o você mesmo” não é aconselhável em APO, pois ela exige coordenação e integração de esforços, o que pode ser feito pelo Staff.

 Tanto, a estratégia empresarial como as táticas decorrentes exigem planejamento. O planejamento é a base da APO, ela se fundamenta no planejamento estratégico da empresa e nos planos táticos dos seus departamentos ou unidades.

 

Estágios do planejamento estratégico:  

  1. Estágio da formulação de objetivos organizacionais.                                                                                       Este primeiro estágio serve para identificar as alternativas estratégicas relevantes, ou seja, em qual direção estratégica a organização, como um todo, deve se dirigir.
  2. Estágio da auditoria externa.                                                                                                                                      Esse segundo estágio trata da análise do ambiente externo: as condições externas que impõem desafios e oportunidades à organização.    
  3. Estágio da auditoria interna.                                                                                                                                  A seguir, faz-se uma análise organizacional das condições internas para permitir uma avaliação dos pontos fortes e pontos fracos que a organização possui.
  4.  Estágio da formulação da estratégia                                                                                                             Planejamento estratégico formulam-se as alternativas que a organização pode adotar para alcançar os objetivos organizacionais pretendidos, tendo em vista as condições internas e externas. Nesse aspecto, os neoclássicos variaram desde o simples cálculo do retorno do investimento até a utilização de técnicas como avaliação da estratégia competitiva, análise de riscos, curva do valor e vários métodos associados ao cálculo do valor para o acionista.
  5. Estágio de desenvolvimento de planos táticos e operacionalização da estratégia.                                     É a parte mais detalhada no processo de planejamento. Para Steiner, "todas as estratégias devem ser divididas em se estratégicas para sua implementação.      

Ciclo da APO

O ciclo da APO corresponde ao exercício fiscal da empresa (geralmente um ano) para facilidade de execução e de controle. APO esteja estreitamente ligada com a motivação das pessoas é necessário que elas participem em alguma proporção dos benefícios decorrentes dos resultados alcançados.  O programa de desenvolvimento requer avaliação do desempenho e dos resultados alcançados e a identificação do potencial para fundamentar o treinamento e o aperfeiçoamento, bem como o esquema de recompensas e prêmios.  No fundo, a APO procura integrar os objetivos de lucro e desenvolvimento da empresa com os objetivos individuais das pessoas que estão incumbidas de sua execução.

A APO envolve um processo político (definição política dos propósitos que animam a organização), um processo de planejamento (o planejamento estratégico e o planejamento tático) e um processo de direção (envolvendo a supervisão e a execução) é comum que um ou mais desses três processos não funcione bem. Aí começam a ocorrer problemas com a APO. Embora sejam excelentes ferramentas administrativas, a administração estratégica como a  APO têm seus pontos frágeis.   A direção é importante, mas é melhor movimentar- se para a frente olhando para cada lado, para poder modificar o comportamento de um instante para outro.  

Contudo, deixar de fazer estratégia é o mal maior. Deixar de usar administração estratégica é uma loucura. Significa deixar o barco ao léu e ao acaso. Modernamente, as estratégias organizacionais estão sendo desenhadas com muita participação de todas as pessoas, com pouca formalização e muita flexibilidade. Afinal, estamos em um mundo em constante mudança e a estratégia precisa ser suficientemente ágil para acompanhar essa mudança continuada. Todavia, a APO apresenta uma série de limitações ao lado das vantagens que proporciona. Torna-se necessária uma cuidadosa apreciação crítica, pois a APO não é um remédio para todos os males da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (81.2 Kb)   pdf (423.8 Kb)   docx (43 Kb)  
Continuar por mais 48 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com