TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contábeis

Por:   •  1/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  621 Palavras (3 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 3

SISTEMAS CONTABEIS

  • ERP

De acordo com Gordon o ERP é um software que procura abranger todas as necessidades funcionais de uma organização. Ele integra as informações entre funções, e ate mesmo, as vezes, entre parceiros corporativos.( GORDON, 2006)

GORDON, Stevan R. Sistemas de informação: uma abordagem gerencial. Tradução: Oscar Rudy Kronmeyer Filho; Revisão técnica: Sandra Regina Holanda Mariano. Rop de Janeiro: LTC, 2006. 238 p.

Conforme Gonçalves, o termo ERP (do inglês Enterprise Resource Planning ou Sistema Integrado de Gestão) foi cunhado pelo Gartner Group no inicio dos anos 1990 para designar sistemas que não somente controlavam a área de manufatura, com as capacidades do MRP II, mas que deveriam incluir módulos de vendas, contabilidade, finanças, gerenciamento de materiais e distribuição, dentre outros. (GONÇALVES, 2009)

GONÇALVES, Rosana C. M. Grillo. Sistemas de informação: ênfase em controladoria e contabilidade. São Paulo: Atlas, 2009. 208 p.

  • Historia do ERP

Nos anos de 1990 o sistema integrado de gestão, começou a ser intensamente implantados. Nessa década obteve um grande investimento em TI, principalmente na segunda metade quando as empresas investiram TI para não ter impactos com os sistemas antigos. Essa popularização foi garantida também ao amadurecimento do desenvolvimento dos sistemas baseados em sistemas gerenciadores de banco de dados.

Em meados de 1997, era nítido o investimento em negócios digitais, com a criação da bolha representada com a exuberância irracional da economia digital, que veio a estourar em 1999.

O grande mercado para os softwares ERP voltadas pára as medias empresas aconteceu ainda no século XXI com o desejo grande da migração de novos produtos que exploram mais efeciente os recursos da web.

  • Customização do sistema

De acordo com Gonçalves customização é o processo que proporciona características adicionais que o software não oferece, mas que podem ser providenciadas mediante algum esforço de programação para melhor adapta – lo a empresa. (GONÇALVES, 2009)

GONÇALVES, Rosana C. M. Grillo. Sistemas de informação: ênfase em controladoria e contabilidade. São Paulo: Atlas, 2009. 212 p.

  • Implantação

Após a preferência de um determinado produto ocorre a implantação de acordo com a respectivas fases de negociação, e assim se caracteriza a implantação que nada mais é que colocar os módulos dos sistemas ERP em funcionamento dentro da organização. (GONÇALVES, 2009)

GONÇALVES, Rosana C. M. Grillo. Sistemas de informação: ênfase em controladoria e contabilidade. São Paulo: Atlas, 2009. 210 p.

Segundo Padoveze o processo de implantação compreende as seguintes fases:

  1. Organização do Projeto: organizar as equipes, que farão o processo de implantação, treinamento e operação, bem como definir a atribuição e funções de todos os membros da equipe;
  2. Implantação: é a fase que exige maior participação efetiva dos envolvidos. Após as redefinições dos processos, os procedimentos e parâmetros necessários serão incorporados ao sistema ou ao subsistemas, fazendo a formatação final dos mesmos, preparando – o para serem operados;
  3. Treinamento: após a implantação os usuários deverão ser treinados, é uma oportunidade para provocar o comprometimento e envolvimento para as mudanças desejadas;
  4. Operação: é a etapa que o sistema ou os sistemas entram em operação efetiva. Também nessa etapa haverá a possibilidade para treinamento adicional e busca do comprometimento;
  5. Avaliação final: após determinado tempo de operação, devera ser feito pelas equipes uma avaliação de desempenho do no sistema implantado.

PADOVEZE, Clóvis Luís. Sistemas de informações contábeis: fundamentos e análise. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2009. 321 p.

  • Bancos de daados

Em sua obra Date oferece duas abordagens conceituais sobfre a expressão bancos de dados, a saber:

“repositório para uma coleção de arquivos de dados computadorizados”.

 “coleção de dados persistentes que é usada pelos sistemas aplicativos de dada empresa”

DATE, C. J. Na introduction to database systems. 6. ed. Reading: Addison-Wesley, 1995. 2 e 3 p.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (157.1 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com