TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cpc 18 contabilidade

Por:   •  26/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.504 Palavras (7 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CPC PME

Pequenas e Médias Empresas

MARQUÊS DE SÃO VICENTE – SP

2015

NORMAS INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE

Atividade apresentado como exigência para conclusão do o curso de Ciências Contábeis da Universidade Paulista, sob orientação do professor Walter Dominas.

MARQUÊS DE SÃO VICENTE – SP

2015

SUMÁRIO

1.        Introdução        4

2.        Conceito CPC Pequenas e Médias Empresas        5

3.        Normas Internacionais de Contabilidade        7

4.   Conclusão.....................................................................................9

5.        Bibliografia        10


INTRODUÇÃO

As Normas Internacionais de Contabilidade        e aplicação do CPC PME, através do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC). Criado pela Resolução CFC nº 1.055/05, o CPC tem como objetivo "o estudo, o preparo e a emissão de Pronunciamentos Técnicos sobre procedimentos de Contabilidade e a divulgação de informações dessa natureza, para permitir a emissão de normas pela entidade reguladora brasileira, visando à centralização e uniformização do seu processo de produção, levando sempre em conta a convergência da Contabilidade Brasileira aos padrões internacionais.”

Pronunciamentos estes que vimos ao longo da Atividade sugerida em classe. Para concretizar a atividade proposta baseamos nossas considerações  e observações em uma empresa real, Brasileira para termos um melhor aproveitamento e entendimento sobre como as Normas Internacionais de Contabilidade é repassada pelo CPC e aplicado no Brasil, como intuito de avaliar se a entidade está aplicando de forma correta as normas, pois com as constantes mudanças financeiras, tais dados contábeis e financeiros em geral sejam claros e obtivos mostrando a realidade atual da entidade.


CPC PME – PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS

O CPC PME foi criado para fins gerais de empresas de pequeno e médio porte, onde são compostas por sociedades fechadas e sociedades que não sejam requeridas a fazer a prestação pública de suas contas, não incluindo as companhias abertas, sociedades de grande porte ( com ativos acima de R$ 240 milhões ou com receitas acima de R$ 300 milhões anuais ), reguladas pelo Banco Central do Brasil e cuja prática contábil é ditada pelo correspondente órgão regulador com poder legal para tanto.

São consideradas empresas de pequenas e médias empresas as que:

  •  Não tem obrigação pública de prestação de contas;

  • Elaboram demonstrações contábeis para fins gerais para usuários externos.

Exemplos de usuários externos incluem proprietários que não estão envolvidos na administração do negócio, credores existentes e potenciais, e agências de avaliação de crédito.

Uma empresa tem obrigação pública de prestação de contas se:

  • Seus instrumentos de dívida ou patrimoniais são negociados em mercado de ações ou estiverem no processo de emissão de tais instrumentos para negociação em mercado aberto (em bolsa de valores nacional ou estrangeira ou em mercado de balcão, incluindo mercados locais ou regionais); ou

  • Possuir ativos em condição fiduciária perante um grupo amplo de terceiros como um de seus principais negócios. Esse é o caso típico de bancos, cooperativas de crédito, companhias de seguro, corretoras de seguro, fundos mútuos e bancos de investimento.

O Objetivo das demonstrações contábeis  das pequenas e médias empresas é de oferecer informações onde demostrarem a posição financeira ( balanço patrimonial ), o desempenho ( resultado e resultado abrangente ) e os fluxos de caixa da organização, sendo necessário para apoiar na tomada de decisão na vasta cartilha de usuários que não está em posição de exigir relatórios feitos sob medida para atender suas necessidades particulares de informação.

O CPC PME trás benefícios como:

  • A adoção de um único conjunto de normas contábeis de alta qualidade pelas pequenas e médias seja ainda maior;

  •  Maior transparência e segurança nas informações prestadas;
  • Redução do custo de capital;
  • Acesso a financiamentos, melhora da qualidade das demonstrações contábeis;
  • Maior profissionalismo e bom nível de governança corporativa.

 O Comitê de Pronunciamentos Contábeis ou somente CPC emitiu o pronunciamento, de acordo com Resolução CFC nº 1225, denominado CPC-PME em de dezembro de 2009, sendo o mesmo um conjunto único e completo de princípios contábeis destinados às pequenas e médias empresas, denominada também de NBC TG 1000.

 O objetivo deste pronunciamento é a internacionalização da informação contábil geradas por estas empresas.

O IASB é responsável pela emissão das InternationalAccounting Standards (IAS) e International Financial Reporting Standards (IFRS). De acordo com Mourad e Paraskevopoulos (2010) e Carvalho e Lemes (2010) os Pronunciamentos do IASB são compostos pelas normas IFRS e as IAS e suas interpretações. Estes são conhecidos como princípios contábeis e tem por objetivo a implementação de maior transparência nas demonstrações contábeis, bem como, proporcionar a comparabilidade em diversos países, fornecendo maior quantidade de informações para a tomada de decisões pelos diversos usuários da contabilidade.

Portanto, a NBC TG 1000 deve ser adotada por todas as empresas de pequeno e médio porte (não companhias abertas ou de grande porte) e que não possuem obrigação pública de prestação de contas e elaboram as demonstrações contábeis para fins gerais aos diversos usuários contábeis a partir do exercício findo em 2010.

O CPC PME (2009, p. 13) evidencia que “o objetivo das demonstrações contábeis de pequenas e médias empresas é oferecer informação sobre a posição financeira (balanço patrimonial), o desempenho (resultado e resultado abrangente) e fluxos de caixa da entidade,” visando possibilitar a geração de informações úteis para o processo de tomada de decisões nestas entidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (116.2 Kb)   docx (48.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com