TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Criação de Uma Empresa

Por:   •  30/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.879 Palavras (20 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 20

        

PRODUÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

“Pesquisando a Atividade e Propondo a Criação de uma Empresa”

        

[pic 1]

Sumario

[pic 2]

  1. INTRODUÇÂO

A produção textual desenvolvida menciona à Criação de uma Empresa em consideração a atividade de estágio do curso de Ciências Contábeis.

Consiste em mostrar a estruturação e ferramentas necessárias, mostrando como funcionará a elaborada nesta atividade. O plano de negócios ira evidenciar o desempenho da empresa com a escolha dos produtos no mercado, se está sendo bem aceito no comercio, podendo assim dar ampla visão de negócios para os empreendedores. O plano de negócio vem proporcionar mais segurança aos empreendedores. Para quem quer iniciar uma empresa e obter êxito ou expandir o negócio.  

  1. DESENVOLVIMENTO

Neste trabalho desenvolveremos a criação de uma empresa que terá como atividade a prestação de serviço contábil, está atividade é regulamentada pelo Decreto Lei n° 9.295/46 de 27 de Maio de 1946 e exercida por contadores e técnicos em contabilidade. Criada com o nome fictício SMA Contabilidade, atuando na prestação de Serviço para empresas de diferentes ramos na cidade de Luís Eduardo Magalhães-BA. A estrutura básica deve contar com uma área mínima de 40 metros, para acomodação das mesas e cadeiras da equipe de trabalho, além dos armários, estantes, microcomputadores e outros moveis de escritório. O investimento varia de acordo com a estrutura a ser adotada, o porte inicial é de R$ 20.000,00 em média, o número de funcionários varia de acordo com a estrutura, mas pode-se iniciar-se com apenas um funcionário, caso o empreendedor fique encarregado da parte administrativa, os pré-requisitos a serem considerados é o conhecimento da legislação das áreas de atuação; ser contador ou técnico de contabilidade registrado no Conselho Regional de Contabilidade, ter experiência profissional e conhecimentos dos tramites legais dos órgãos público e das associações de classe.

É necessário também que o empreendedor saiba calcular, adequadamente, seus honorários, para fins de justa retribuição dos serviços.

  1.  ATIVIDADE ECONÔMICA – PESQUISANDO A ATIVIDADE

A contabilidade é uma metodologia mediante o qual é identificada, medida, registrada e divulgada a informação econômica de uma organização ou empresa, com o objetivo de possibilitar às pessoas a avaliação da situação da entidade. A escrituração comercial refere-se à preparação dos registros contábeis, pelo qual se obtém os dados, ajustados aos princípios contábeis, utilizados para avaliar a condição, e a informação financeira relevante de uma entidade, Utiliza-se um sistema de dupla entrada: cada transação é registrada refletindo o duplo impacto sobre a posição financeira da empresa e os resultados que esta obtém. A informação relativa à posição financeira, sobre os ativos, os passivos e o saldo líquido patrimonial em uma determinada data (o último dia do ano natural ou fiscal) reflete no chamado balanço da empresa, ainda que os resultados obtidos pela empresa apareçam sem comentários na conta de perdas e ganhos. Está baseado em um sistema de pressupostos, doutrinas, axiomas e convenções, incluindo os que se denominam. Alguns deles são: o da empresa em funcionamento; o da prudência; o do registro; o do preço de aquisição; o do salário; o da correlação de receitas e gastos; o da não-compensação; o da uniformidade; e o da importância relativa. O principal objetivo é: a imagem fiel, que consiste em fidedignidade das contas anuais em relação ao patrimônio, à situação financeira e aos resultados da empresa, em caso de conflito entre princípios contábeis obrigatórios. Não obstante, o princípio da prudência tenderá a um caráter preferencial sobre os demais. Ele afirma que somente deverão ser contabilizados os benefícios realizados na data de fechamento do exercício, embora as perdas possíveis, ainda que incertas, também sejam contabilizadas, desde que se considere o que se pode produzir. Por outro lado, os princípios e normas de contabilidade, geralmente aceitos, são todos aqueles que aparecem nos códigos de comércio e leis mercantis.

  1. Justificativa

                       Com a necessidade de registrar os dados do comercio originou se a contabilidade. Há sinais de que as primeiras cidades comerciais eram dos fenícios. Não sendo uma pratica exclusiva deles, sendo praticada nas principais cidades da antiguidade. A atividade de venda e troca dos comerciantes semíticos exigia o acompanhamento das variações de seus bens quando cada transação era efetuada. Para as trocas de bens e serviços eram efetuados simples registros ou relatórios sobre o fato. Porém as cobranças de impostos, na babilônia já se faziam com escritas, embora rudimentares. Um escriba egípcio contabilizou os negócios efetuados pelo governo de seu país no ano 2000 a.C. No Brasil, a vinda da Família Real Portuguesa incrementou a atividade colonial, exigindo- devido ao aumento dos gastos públicos e também da renda nos Estados – um melhor aparato fiscal. Para tanto, constitui-se o Erário Régio ou o Tesouro Nacional e Público, juntamente como o Banco do Brasil (1808). As tesourarias de fazenda nas províncias eram compostas de um inspetor, um contador e um procurador fiscal, responsáveis por toda a arrecadação, distribuição e administração financeira e fiscal.

A atividade contábil é muito ampla, mas poderíamos resumir como a ciência que verifica em determinado momento, se a atividade da empresa está sendo produtiva, aumentando o patrimônio, apresentando lucros ou se está estagnada, sem apresentar melhorias e fazemos isto através dos registros dos atos e fatos contábeis que acontece dentro das empresas.

  1. Histórico

Os primeiros relatos históricos da contabilidade originaram-se na Mesopotâmia, através de instrumentos encontrados estimado entre 8000 a 3000 anos a. C, desde os primórdios, o homem demonstrava sua real necessidade, mesmo que primaria, de controle de bens e produções. Os primeiros sinais encontrados em sítios arqueológicos foram as fichas de barro, que eram objetos de diferentes formas, utilizados nas contagens dos itens mencionados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.1 Kb)   pdf (639 Kb)   docx (146.1 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com