TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Criação de uma empresa

Por:   •  3/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  6.748 Palavras (27 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 27

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

DO CURSO CIÊNCIAS CONTÁBEIS

PROJETO DE CRIAÇÃO DE UMA EMPRESA

PROJETO DE CRIAÇÃO DE UMA EMPRESA

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a UNOPAR –

Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial para

obtenção do titulo de Bacharel em Ciências Contábeis.

Professores:

PATOS-PB

AGRADECIMENTOS

RESUMO

A contabilidade é uma ferramenta imprescindível hoje em dia principalmente no que diz respeito á sobrevivência das empresas, onde atualmente com as economias cada vez mais globalizadas e com condutas extremamente acirradas, as empresas junto com seus gestores devem ter em mãos uma vasta referência que reflitam no crescimento do negócio, servindo para nortear cada vez mais a realidade das empresas. Montar uma empresa sem um plano, procurando apenas lucratividade nos negócios, não vale apena, é tolice achar que jamais precisara de um planejamento para o funcionamento da empresa. O tipo de empresa escolhida para esse trabalho foi devido ás pretensões de abrir uma empresa de serviços contábeis futuramente e servir de norteamento quais os passos necessários para abrir uma empresa com um planejamento adequado para que não se tenha grandes surpresas.

ABSTRACT

Accounting is an essential tool nowadays especially with regard to business survival, where currently the increasingly globalized economies and extremely bitter conduct, companies along with their managers should have on hand an extensive reference that reflect the business growth, serving to guide increasingly the reality of companies. Start a business without a plan, seeking only profits in business, is not worth it is foolish to think that never needed a plan for the operation of the company.

The type of company chosen for this work was due to the pretensions of opening a company in financial services in the future and serve as a guide which needed to start a business with a suitable so they do not have big surprises planning steps.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

O trabalho de conclusão de curso a ser realizado no 8º semestre será a contabilização da empresa projetada no plano de negócios do 7º semestre e conterá duas partes: a primeira parte teórica, com descrições e conceitos de partes que compões a prestação de serviço contábil, e a segunda parte propondo a abertura de uma empresa baseada no plano de estágio, apresentar os valores desenvolvidos decom as demonstrações contábeis com suas análises e relatório gerencial.

A questão deverá converter em fatos contábeis os itens necessários para a empresa projetada conforme consta no projeto de criação do 7º semestre, este TCC deverá ser feito considerando a tributação e todas as formalidades de uma empresa regida pelo o lucro real.

A atividade propôs uma projeção na criação de uma empresa na qual foi escolhida no trabalho do 7º semestre que foi de serviços contábeis, denominado de I.M CONTABILIDADE LTDA.

.

Faz-se necessário o estudo abrangente de assuntos importantes na criação de uma empresa como: tributação, encargos trabalhistas, livros e demonstrações contábeis obrigatórios, projeção de compras, vendas, fluxo de caixa, estrutura de capital, física e pessoal que a empresa precisará ter para iniciar suas atividades.

Outros pontos importantes nesse trabalho são os relatórios gerados das demonstrações contábeis: Balancete, Balanço Patrimonial, Demonstrativo de Resultado Econômico, Demonstrativo de Mutações do Patrimônio Líquido e os indicadores econômico-financeiros.

1 ESTUDO DAS PARTICULARIDADES DA ATIVIDADE ECONÔMICA

1.1 JUSTIFICATIVA

Junto com o desejo pelo aprendizado e também por uma primeira experiência com a profissão, durante o período de estágio vivenciado no 7º período da graduação do curso de Ciências Contábeis, com duração obrigatória de 30 horas, pude me deparar com a amplitude do ramo contábil. As inúmeras possibilidades de trabalho dentro de um mesmo ambiente, e as ramificações que ela abrange em todos os seus setores.

Tudo no ambiente contábil é de extrema responsabilidade e digno de total atenção, pois toda e qualquer informação gerada, resulta em documentos que passam a compor o histórico vital da empresa.

O contato direto com a contabilidade fiscal nesse período, resultou num breve conhecimento do fechamento de um balanço na prática, caminho que os dados numéricos fazem até chegar ao final de um curso mensal da empresa diante todos os fatos evidenciados e devidamente registrados neste período.

O serviço

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.8 Kb)   pdf (180.4 Kb)   docx (36.9 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com