TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso de Ciências Contábeis

Por:   •  28/9/2020  •  Seminário  •  538 Palavras (3 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc

Área das Ciências Sociais

Curso de Ciências Contábeis

Disciplina: Ambiente Econômico

Professora: Tânia Maria dos Santos Nodari

Acadêmico: Matheus de Sá Pauli

Fase: 1ª/2020

Atividade: Produção de Texto

COVID-19 e seus reflexos na economia brasileira

        Atualmente o Brasil vive um período conturbado, ocasionado pela chegada e disseminação do surto de Coronavírus (COVID-19). Como consequência, diversos reflexos estão ocorrendo na economia brasileira, nos vastos setores que a compõem, de forma a causarem significativos abalos financeiros e instabilidades tanto empregatícias quanto financeiras. Ocorrendo reflexos imediatos em alguns setores como por exemplo o turismo.

Com o avanço do agente viral pelos países, alguns setores começaram a sentir os reflexos já no mês de janeiro, exemplo disso temos, as exportações que amargaram forte declínio principalmente para a China, país onde surgiu o COVID-19, sendo ela um dos principais importadores de produtos brasileiros. Outro setor que começou a sentir os reflexos em janeiro foi o de turismo, o qual já amargou perdas de cerca de R$ 2,2 bilhões. Como observação, apenas as perdas registradas nos 15 primeiros dias do mês de março, teriam potencial para extinguir 115,6 mil postos formais de trabalho no setor de turismo brasileiro.

Dessa forma, os reflexos tendem a ser sentidos por toda a sociedade brasileira. Principalmente com o avanço do vírus em território nacional, de forma a obrigarem governadores a publicarem decretos emergências, os quais tem a finalidade de tentar controlar e retardar a transmissão local e comunitária do vírus, optando pelo fechamento de serviços não essenciais, grande parte representada pelo comércio em geral. Amargando perdas significativas e até o momento, incalculáveis. Diante desses acontecimentos, as estimativas do mercado financeiro tendem a apontar uma queda nas projeções do Produto Interno Bruto brasileiro, o qual deve ficar entre zero e 0,5% no ano. Exemplos desses motivos além dos citados acima, são as montadoras de automóveis que fecharam e suspenderam seus investimentos, além de colocar mais de 50 mil funcionários em férias coletivas. Associado a isso, está ocorrendo uma gigantesca fuga de capital dos ativos financeiros, levando a Bolsa de Valores brasileira a seguidas interrupções de negociações e consequentemente quedas acentuadas, elevando assim, o Dólar, moeda norte-americana.

Os reflexos ainda são inicias, porém, já começam a dar os primeiros sinais dos problemas que ainda estão por vir. Pois, essa Pandemia afeta todos os setores da economia, de forma a causar graves problemas, alguns, com tempo de recuperação longo e complexo, como é o caso da economia geral de um país.

Referências

SILVA, CLEIDE; ROCHA, Í. ANDRÉ. Montadoras fecham fábricas e colocam cerca de 50 mil em férias coletivas. O Estado de S. Paulo. 18 mar. 2020. Disponível em: https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,para-ajustar-producao-gm-vai-paralisar-as-5-fabricas-da-marca-no-pais,70003238315. Acesso em: 19 mar. 2020.

FERNANDES, ADRIANA. Governo deve reduzir a zero a projeção do PIB deste ano. O Estado de S. Paulo. 19 mar. 2020. Disponível em: https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,governo-deve-reduzir-a-zero-a-projecao-do-pib-deste-ano-,70003239756. Acesso em: 19 mar. 2020. 

AMORIM, DANIELA. Setor de turismo já perdeu cerca de R$ 2,2 bi com agravamento de coronavírus no Brasil, diz CNC. O Estado de S. Paulo. 19 mar. 2020. Disponível em: https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,setor-de-turismo-ja-perdeu-cerca-de-r-2-2-bi-com-agravamento-de-coronavirus-no-brasil-diz-cnc,70003239119. Acesso em: 19 mar. 2020.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (67.2 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com