TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curva da teoria de Philips

Por:   •  7/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  411 Palavras (2 Páginas)  •  574 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

FACULDADES INTEGRADAS DE ARIQUEMES

[pic 2]

TEORIA DA CURVA DE PHILLIPS

ARIQUEMES

2014

ANA CAROLINA NIEDZWIECKI MAGALHÃES

CLARICE KUHN

PERSON

TEORIA DA CURVA DE PHILLIPS

Trabalho apresentado como requisito de nota, às Faculdades Integradas de Ariquemes, no 3º Período de Ciências Contábeis,        disciplina Macroeconomia sob a orientação do Prof. Rafael Reis.

ARIQUEMES
2014

INTRODUÇÃO

QUESTÃO

  1. Defina quais são as ideias básicas da teoria da curva de Phillips. Qual a relação da alta inflação e a curva de Phillips? Qual a relação entre a deflação e a curva de Phillips? Comente a relação entre inflação, inflação esperada e a curva de Phillips.

Phillips tinha a seguinte ideia: a curva representaria a relação de conflito entre inflação e desemprego no qual permitiria fazer uma análise entre ambos, no curto prazo. A ideia por trás da curva é de que a Taxa de Desemprego exerce uma força sobre a Taxa de Inflação, ou seja, ela tem influência sobre o nível de preços, afetando sua oscilação.

Inflação é o aumento generalizado dos preços de bens e serviços em uma determinada economia. A inflação em relação à curva de Phillips mostra que com o aumento da taxa da inflação a taxa de desemprego será menor e na realidade a forma mais eficiente de manter o seu ponto de equilíbrio entre o  desemprego e a inflação.

A deflação acontece quando os preços caem de maneira constante durante um período relativamente longo. Os efeitos da deflação são tão ou mais perniciosos do que os produzidos pela inflação. A deflação significa recessão e/ou estagnação econômica, o que pode ser caracterizado por aumento no desemprego, queda na produção, diminuição da atividade econômica. Então isso faz com que a curva de Phillips fique desestabilizada em relação ao desemprego e a inflação.
                 Em relação à inflação, inflação esperada e o desemprego. A inflação é o aumento generalizado dos preços, a inflação esperada é o que se espera que ela se mantenha em um ano e o desemprego é uma das consequências da inflação.

GRÁFICO

  1. Esboce o do IPCA, da taxa de crescimento do desemprego e a taxa do crescimento do PIB, a partir de 1995 e faça uma analise com base na Teoria da Curva de Phillips.

BIBLIOGRAFIA

Rossetti, José Paschoal. Introdução à Economia. 20° Edição: Atlas. 2007.

Rossetti, José Paschoal. Introdução à Economia. 19° Edição: Atlas. 2002.

<http://pt.wikipedia.org/wiki/Curva_de_Phillips> Pesquisado em 17/04/2014

<http://cdhumanos-rb.blogspot.com.br/2009/03/macroeconomia-oferta-agregada-inflacao.html> Pesquisado em 17/04/2014

<https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20110406112422AAzqyby> Pesquisado em 17/04/2014

<http://www.portalcursos.com/CursoMacroPortugues/curso/Lecc-23.htm> Pesquisado em 17/04/2014

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (129 Kb)   docx (22.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com