TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Custos diretos

Por:   •  9/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.169 Palavras (5 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 5

Etapa 1

1.0 Custos

O Custo faz parte da vida do ser humano desde o seu nascimento até a sua morte,sendo que todos os bens necessarios a sua sobrevivencia tem um custo,o consumo de bens e a utilização de serviços são necessidades ligadas a própria condição humana.

Custos são os gatos que se agregam a certa mercadoria,durante o seu fluxo de produção.

O paragrafo a seguir mostra a partir de quando e como nasceu a contabilidade de custos.

A contabilidade de custos nasceu da contabilidade Financeira, quando da necessidade de avaliar estoques na industria, tarefa essa que era facil na empresa tipica da era do mercantilismo.Seus principios derivam dessa finalidade primeira e, por isso nem sempre conseguem atender completamente a suas outras duas mais recentes e provavelmente mais importantes tarefas:controle e descisao.Esses novos campos deram nova vida a essa area que,por sua vez, apesar de já ter criado tecnicas  e métodos especificos para tal missao, não conseuiu explorar todo o seu potencial; não conseguiu talvez sequer mostrar a seus profissionais e usuarios que possui tres facetas distintas ( Determinação do lucro, Controle e Descisão) que precisam ser trabalhadas diferentemente, apesar de não serem imcomparaveis entre si.

1.1 Custos Diretos

os Custos diretos são os gastos  diretamente relacionado aos produtos que serão vendidos

Com o custo direto  é possível controlar  exatamente o valor gasto para produzir, ou comprar os produtos prontos que serão comercializados, ou ainda quanto se gasta para fazer os serviços que serão vendidos há alguém.

1.2 Apropriação dos Custos Diretos

A empresa deve sempre saber qual foi a finalidade do material retirado do almoxarifado, verificar onde ele foi utilizado e para produzir quantas peças e de qual produto. Deve-se também acompanhar quais funcionários que trabalham para a criação de determinado produto e quanto tempo ele gasta para que o mesmo esteja totalmente pronto para o comércio.

1.3 Custo Indireto

Custos indiretos são os gastos que se tem na empresa, mas que não estão inseridos diretamente no produto que a empresa fabrica, mas mesmo assim esse custo deve ser embutido no valor final de venda desse produto. Materiais indiretos são materiais empregados nas atividades auxiliares de produção, ou cujo relacionamento com o produto é irrelevante. São eles: graxas e lubrificantes, lixas etc.

2.0 Terminologia Contabil Básica.

A terminologia contábil básica é a definição de cada ato contábil, ou seja, termos padronizados a serem utilizados no cotidiano contábil, conforme suas definições.

3.1 Terminologia em custos industriais

Gasto: entende-se por gasto o compromisso financeiro assumido por uma empresa na aquisição de bens ou serviços. Podendo o gasto ser definido como gasto de investimento, quando o bem ou serviço for utilizado em vários processos produtivos, e como gastos de consumo, quando o bem ou serviço for consumido no momento mesmo da produção ou do serviço que a empresa realizar. Dependendo da destinação do gasto de consumo, ele poderá converter-se em custo ou despesa.

Desembolso: Pagamento resultante da aquisição do bem ou serviço. 

Custo: São os gastos, não investimentos, necessários para fabricar os produtos da empresa. São os gastos efetuados pela empresa que farão nascer os seus produtos. Portanto, pode-se dizer que os custos são os gastos relacionados aos produtos, posteriormente ativados quando os produtos objeto desses gastos forem gerados. De modo geral são os gastos ligados à área industrial da empresa. 

Despesa: Bem ou serviço consumidos direta ou indiretamente para a obtenção de receitas.

Investimento: São todos os bens e direitos registrados no ativo das empresas para baixa em função de venda, amortização, consumo, desaparecimento, perecimento ou desvalorização. Assim , quando se comparam materiais, realiza-se um investimento em estoque. O consumo na fabricação de um produto ou na realização de um serviço gera um custo, assim como o consumo nas divisões administrativas ou de vendas gera uma despesa. Do mesmo modo, a aquisição de uma máquina gera um investimento no imobilizado. Pela depreciação teremos um custo ou despesa. 

Perda: consumo de bens e serviços de forma anormal ou involuntária. Exemplos:Perdas com Incêndios, Gasto com Mão de Obra durante um Período de Greve, Estoque Obsoleto, etc.


1- Classificar os eventos abaixo, relativos a uma indústria de manufatura, como Investimentos ( I ),

Custo ( C ), Despesa ( D ) ou Perda ( P ), seguindo a terminologia contábil:

( I ) Compra de matéria-prima

( C ) Consumo de energia elétrica

( C ) Utilização de mão-de-obra

( D ) Consumo de combustível

( D ) Gastos com pessoal do faturamento (salário)

( I ) Aquisição de máquinas

( C ) Depreciação das máquinas

( D ) Comissões proporcionais às vendas

( D ) Remuneração do pessoal da Contabilidade Geral (salário)

( C ) Depreciação do prédio da Empresa

( C ) Consumo de matéria -prima

( I ) Aquisição de embalagens

( P ) Deterioração do estoque de matéria-prima por enchente

( P ) Remuneração do tempo do pessoal em greve

( C ) Geração de sucata no processo produtivo

( P ) Estrago acidental e imprevisível de lote de material

( C ) Reconhecimento de duplicata como não recebível

( I ) Gastos com desenvolvimento de novos produtos e processos

( C ) Gastos com seguro contra incêndio.

( C ) Consumo de embalagens.

2- Assinalar Falso (F) ou Verdadeiro (V), à luz dos Princípios fundamentais de Contabilidade:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (111.8 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com