TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Custos sobre da empresa Fictícia Ltda

Por:   •  9/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  7.377 Palavras (30 Páginas)  •  1.151 Visualizações

Página 1 de 30

1.INTRODUÇÃO

O trabalho tem um  objetivo no trabalho é de servir de apoio aos acadêmicos envolvidos na determinação de um melhor desenvolvimento, aprendizado nos Conceitos e Terminologia de Custos, Despesas, Gastos Diretos e Indiretos, Perdas, Desperdícios, Materiais Indiretos, Diretos, Fixos, Variáveis, Semi-Variáveis, Índice de Preço, Despesas Específicos, Custeio, Tipos de Custeio, Gastos em Empresas não Industriais.O trabalho consiste em evidenciar e potencializar os conhecimentos adquiridos em sala de aula acerca dos conceitos básicos de custo.

O presente trabalho trata-se do gerenciamento de Custos, onde relataremos os principais conceitos e terminologias. Alem disso, iremos analisar os dados da Empresa Fictícia LTDA com a fabricação de dois tipos de canetas. Transcrevendo seus resultados através do custo de fabricação de cada produto.

Esta Etapa tem como objetivo Analisar o ponto de Equilíbrio da empresa Fictícia Ltda. de forma simplificadora, podendo perceber o tempo necessário para a tomada de decisão.

Podendo entender sistemas de custeio, que nada mais é do que simples aplicação dos recursos e das técnicas da contabilidade de custos a solução de problemas de gerencia das empresas.

O presente trabalho foi elaborado com intuito de aprimorar os conhecimentos dos acadêmicos envolvidos, proporcionando a todos uma melhor compreensão dos conceitos e terminologia possibilitando analisar a viabilidade e as finanças da empresa. Utilizando como base os conceitos e as terminologias de (Custos, Despesas, Gastos, Perdas, Desperdício, matéria prima, ponto de equilíbrio).que consiste evidenciar e potencializar o objetivo proposto. 

Através do método de analise de dados e criações de tabelas comparativas, é possível transcrever o custo de fabricação de cada produto. 

Durante todas as etapas deste trabalho é evidente, que para entender as necessidades organizacionais na tomada de decisão, a qual está nós referindo na resolução de problemas de gerenciamento, é necessária a aplicação dos recursos e técnicas da contabilidade de custos. 

ETAPA 1

2.CONCEITOS BÁSICOS APLICADOS À ÁREA DE CUSTOS

Na área de custos, encontramos um conjunto de técnicas e procedimentos que visa, primordialmente, a quantificar os gastos das empresas – sinteticamente apresentados pela contabilidade financeira – por “objetos de custeio” específicos criando condições para o melhor gerenciamento desses gastos. O objeto de custeio é qualquer produto, atividade, função ou unidade organizacional cujos gastos estejam sujeitos á quantificação, à análise e ao controle pela área de custos.

A área de custos define a expressão“gastos”como sendo os valores monetários de todos os desembolsos e compromissos financeiros incorridos pela empresa no desempenho das suas operações de produção de bens e serviços, vendas, pós-venda, de apoio a essas operações etc. Os gastos empresariais compreendem:

  • Custos: que são gastos diretamente relacionados com a produção dos bens destinados à comercialização;
  • Despesas: que são os demais gastos decorrentes do exercício das funções empresariais de apoio, venda,planejamento, administraçãoetc.

A diferença contábil entre custos e despesas é que se refere ao fato de que as despesas podem ser debitadas ás conta de resultado no período em que são pagas ou incorridas. A área de custos usa dois tipos de sistemas de acumulação:

a) Sistema de acumulaçãopor ordem de produção no qual cada produto fabricado exige a prévia abertura de uma ordem de produção/serviço.

b) Sistemas de acumulação por processo aplicam-se nas empresas que fabricam em série produtos padronizados, de acordo com suas próprias especificações.

A principal finalidade da área de custos é possibilitar o gerenciamento e o controle dos gastos das empresas. 

2.1.DIRETRIZES PARA A IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE CUSTO EFICAZ
Um sistema de controle de custos pode ser definido como um conjunto de técnicas e recursos aplicados por uma empresa ao acompanhamento dos seus gastos (custos e despesas). O

complexo processo de implantação de um sistema de controle de custos ou de renovação de um sistema já existente requer a observância das principais diretrizes. São elas:

1° Diretriz: Cada empresa desenvolverá seu próprio sistema de controle e análise de custos. 

2° Diretriz: Nenhum sistema de controle e análise de custos poderá compensar a incompetência dos administradores.

3° Diretriz:Entre dois sistemas de controle de eficiência equivalentes, o mais simples deverá ser escolhido, complexidade é sinônimo de custo elevado.

4° Diretriz: Realismo nos prazos de implantação ou revisão de um sistema de controle e análise de custos. 

5° Diretriz:Um sistema e análise de custo existente são mais simples do que a criação e implantação de um primeiro sistema. 

6° Diretriz:Pessoas são decisivas para a eficiência dos sistemas.

7°  Diretriz:Sistemas impraticáveis são inúteis.

8° Diretriz: O futuro é muito importante no planejamento de um sistema de controle e análise de custos.

2.2. ALGUMAS RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES PARA UMA IMPLANTAÇÃO EFICIENTE

A estruturada organização ou organograma é fundamental para a construção de um sistema de controle e análise de custos. Um organograma bem definido é fundamental para o sucesso do sistema. Quanto ao processo de produção, sistema de controle e análise deverá ser construído de forma a refletir o processo de produção, ou seja, por encomenda/série, detalhado, departamento, célula, processo etc. Esse sistema não será satisfatório se não atender os objetivos da administração da empresa. O mesmo sistema deve estar preparado para dar informações para o planejamento futuro, e ainda atender à legislação societária e fiscal, calcular, analisar os custos de produção etc

2.3. TERMINOLOGIA DE CUSTOS E GASTOS:

Chamamos de gastos os valores monetários de todos os desembolsos e compromissos assumidos pela empresa com suas operações de produção de bens e serviços. Os gastos empresariais compreendem:

Custos: Gastos diretamente relacionados com a produção dos bens e serviços destinados na produção de outros bens ou serviços. Exemplos:Salário do pessoal da produção, matéria-prima utilizada no processo produtivo, combustíveis e lubrificantes usados nas máquinas de fabricação, depreciação dos equipamentos da fábrica, gastos com manutenção das máquinas da fábrica.Despesas: Gasto com bens ou serviços não utilizados nas atividades produtivas e consumidos com a finalidade de obtenção de receitas, em termos práticos nem sempre é fácil distinguir custos de despesas.Pode-se, entretanto, propor uma regra simples do ponto de vista didático: Todos os gastos realizados com o produto até que esteja pronto é custo, a partir daí são despesas. Exemplos: Salários e encargos sociais do pessoal de vendas, energia elétrica do escritório, gastos com combustíveis,refeições do pessoal de vendas, telefone do escritório. Os encargos financeiros incorridos pela empresa, mesmos aqueles decorrentes de insumos para a produção, são sempre considerados Despesas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (49.7 Kb)   pdf (296.1 Kb)   docx (57.7 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com