TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Código de Ética Profissional do Contador

Por:   •  29/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  5.764 Palavras (24 Páginas)  •  416 Visualizações

Página 1 de 24

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL[pic 1]

disciplina seminários de pesquisa

aline zucco

código de ética profissional do contador

CAXIAS DO SUL

2015

[pic 2]

aline zucco

código de ética profissional do contador

Projeto de pesquisa apresentado como requisito parcial de avaliação da disciplina de Seminários de Pesquisa na Universidade de Caxias do Sul.

Orientador Prof. Me. Odair Camati.

caxias do Sul

2015

SUMÁRIO[pic 3][pic 4]

1  tema        4

1.1 Delimitação do Tema        4

2 problema de pesquisa        4

3 hipóteses        4

4 Objetivos        5

4.1 Objetivo Geral        5

4.2 Objetivos Específicos        5

5 justificativa        5

6 referencial teórico        7

7 metodologia        17

8 cronograma        18

referências bibliográficas        19

  1.  TEMA

O código de ética profissional do contador.

  1. Delimitação do tema

As razões que levam os contadores a não cumprirem o código de ética contábil.

  1. PROBLEMA DE PESQUISA

A contabilidade deu um salto importante nos últimos anos exigindo competitividade, habilidade e conhecimento de seus profissionais, com isso se faz necessário respeitar os princípios éticos da profissão. Sendo assim, quais são as razões que levam os contadores a não cumprirem com o código de ética contábil?

  1. HIPÓTESES

Contadores juntamente com as organizações estão omitindo informações na hora de prestar contas para os órgãos públicos e instituições financeiras, como emitir um balanço incorreto para fraudar fisco, ou até mesmo fazer com que a empresa seja lucrativa para conseguir adquirir uma linha de crédito, agindo de forma ilícita com o intuito de beneficiar seu cliente e ao mesmo tempo ampliar sua carteira de clientes.

Há evidências que o crescimento sócio econômico tem influenciado os profissionais contábeis a descumprirem o código de ética contábil, devido à falta de conhecimento e do entendimento da legislação vigente, por não ter a capacidade técnica para analisar corretamente as informações, repassando inadequadamente as informações aos órgãos competentes.

        É possível evidenciar a concorrência que vem desvalorizando e desmoralizando a profissão contábil. Devido à competitividade, alguns contadores oferecem serviços de forma promocional, como por exemplo: “seja nosso cliente e ganhe honorários de graça”, outros cobram honorários inferiores aos dos colegas e utilizam propagandas enganosas, no qual acreditam que seus serviços são de melhor qualidade, gerando concorrência entre colegas de classe.

Além do mais, há evidências que profissionais da contabilidade apesar de possuírem o conhecimento de código de ética do contador, utilizam de meios ilegais para adquirirem sucesso material, para garantir maiores riquezas, deixando de lado à honestidade e a transparência em seus serviços.

  1. OBJETIVOS

  1. Objetivo Geral

Analisar as razões que levam os contadores a não cumprirem com o Código de Ética Profissional do Contador.

  1. Objetivos Específicos

  1. Analisar os artigos do Código de Ética Profissional do Contador;
  2. Descrever os deveres dos contadores em sua atuação profissional ética;
  3. Demonstrar as razões que levam os contadores a não cumprirem com o Código de Ética Contábil.
  1.  JUSTIFICATIVA

Os contadores estão ligados ao meio social, são prestadores de serviços por produzirem informações pertinentes às atividades econômicas. Empresários, fornecedores, governo e outros usuários esperam pela transparência na hora de fornecer as informações para tomada de decisões. A responsabilidade do profissional contábil é prestar serviço que transmita confiança, na qual a elaboração da informação condiz com a realidade das empresas. Seu dever é cumprir com as regras da sociedade, servir com lealdade e diligência, agir com responsabilidade e competência com os deveres da profissão respeitando a imagem profissional.

 É de extrema importância o cumprimento do Código de Ética Profissional do Contador, pois os contadores necessitam trabalhar respeitando o código, visando proteger sua carreira e a classe a qual pertence, sendo sua atividade a prestação de serviços, o fornecimento de informações sobre o patrimônio de uma entidade.

Na execução da profissão contábil, uma conduta não ética dos contadores, pode em um primeiro momento agradar a quem se beneficia diretamente desta conduta, mas a médio e longo prazo, este fato apenas contribui para denegrir o profissional que a praticou, a classe contábil como um todo e a sociedade em geral.

Os contadores são comunicadores de informações, na orientação ao seu cliente tem que demonstrar segurança, conhecimento e domínio das regras estabelecidas possuindo habilidades para comprovar ações ilegais e irregulares, fazendo do cliente um aliado no cumprimento das normas e deveres. Porém muitas vezes, é visível perceber desafios éticos, cuja relação entre eles se torna conflituosa devido às leis impostas, que exigem o pagamento de impostos altos, onde o cliente procura sonegar para buscar o lucro acima de tudo, querendo que o contador se esqueça dos princípios e deveres, e feche os olhos para as leis impostas pelo governo. Considerando a influência dessas informações na tomada de decisão, os contadores possuem o dever de transmitir credibilidade nas situações reportadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.9 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com