TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

D1 Demonstrações Contábeis

Por:   •  22/8/2017  •  Dissertação  •  523 Palavras (3 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 3

 Avaliação Discursiva 1


1

Questão Discursiva 1

O processo de análise de balanço é representado pelas técnicas utilizadas pelo analista ou usuário das informações contábeis para desenvolver os indicadores que servem de base para tomada de decisões. Um bom trabalho de análise de balanço deve ser orientado pelas seguintes etapas:

a)    Exame e padronização das Demonstrações Contábeis;

b)    Coleta de dados;

c)    Cálculo dos indicadores (Quocientes);

d)    Interpretação dos Quocientes;

e)    Análise Vertical (AV%) e Análise Horizontal (AH);

f)     Comparação com Padrões;

g)    Relatórios.

É claro que esta orientação não é definitiva. Podemos dizer que a Análise de Balanço é o estudo de uma situação patrimonial, mediante a decomposição de elementos e levantamentos de dados contábeis.

 

Pergunta: De acordo com o descrito acima descreva de forma resumida o que podemos apresentar em cada etapa para que o relatório de analise seja bem entendido pelo usuário da informação?

Recomendação: Para responder a questão recomenda-se desenvolver os exercícios previstos no livro e as atividades complementares, orientando-se pelas bibliografias indicadas no Livro Texto e no caso de dúvidas solicitar esclarecimentos via Fórum de Dúvidas.  

Orientação: Desenvolva seu texto utilizando entre 10 a 15 linhas. Não utilize anexos na resposta e lembre-se que se a resposta for copiada da internet caracteriza plágio e com isso zera automaticamente a questão. 

Fontes de Consulta: Procure pesquisar em fontes de consulta oficiais (www.cfc.org.br ,www.crcrs.org.br , www.cvm.org.br , ....) e bibliografias indicadas no livro texto.

Um abraço e BOM TRABALHO,

Prof. Nédio

 

 

No exame e padronização é definida a estrutura do relatório bem como os períodos a serem analisados e padronizados das demonstrações.

A coleta de dados é a fase onde são pegos os demonstrativos, feitas pesquisas.

Nos Cálculo dos indicadores e Interpretação dos Quocientes, o objetivo é representar os elementos que compõe o patrimônio, são processos que visam calcular os elementos patrimoniais, o quociente são métodos que indicam os índices financeiros e demonstra a relação numérica entre eles.

O objetivo da Análise Vertical (AV%) é mostrar a participação relativa de cada conta ou grupo de contas de uma demonstração financeira em relação a determinado total, nela é calculado o percentual de cada conta em relação a um valor base. E a Análise Horizontal (AH), permite examinar a evolução histórica de uma série de valores em relação a um período base.

A comparação com Padrões serve para indicar se a empresa está enquadrada ao padrão referencial.

Os Relatórios servem para a exposição resumida e ordenada de dados coletados pela Contabilidade.

LIVRO COMO FONTE DE PESQUISA; LIVRO DA DISCIPLINA.

http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/handle/123456789/2605/TCC%20CD%20%20PDF.pdf?sequence=1

é o resultado da divisão de um número por outro, de natureza diferenciada, o seu uso permite extrair tendências, ao compararmos os quocientes padrões pré-estabelecidos. Determinado resultado fornece indicadores que são números relativos. Os índices relacionam grupos de contas ou contas, para extrair conclusões sobre a situação econômica e financeira da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (122.8 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com