TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEFINIÇÃO DE ATIVO, PASSIVO, PATRIMÔNIO LÍQUIDO, RECEITAS, DESPESAS, PERDAS E GANHOS

Por:   •  19/4/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  685 Palavras (3 Páginas)  •  947 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]


[pic 6]

TEMA: DEFINIÇÃO DE ATIVO, PASSIVO, PATRIMÔNIO LÍQUIDO,  RECEITAS, DESPESAS, PERDAS E GANHOS

  1. Quais são as características que definem um ativo? Explique-as e Identifique aquela que a Teoria da Contabilidade considera fundamental para caracterizar um ativo adequadamente.

R= Ativo é um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que resultem benefícios para entidade (deliberação CVM n° 539 de 14-03-2008) .

Para caracterizar um ativo adequadamente devemos observar alguns itens:


a) Bem ou direito; tudo que pertence a empresa.

b) é de Propriedade da Empresa: é o bem ou direito que pertence a empresa

c) é medido (avaliado) monetariamente; valor determinado de forma objetiva, o bem ou direito deve ser passível de de avaliação monetária.

d) Traz benefícios presentes ou futuros: todo ativo contabilizado deve representar um potencial de benefícios presentes e futuros para empresa.

Os itens C e D são fundamentais,

  1. Certa empresa assinou um contrato de fornecimento a longo prazo, pelo qual se compromete a entregar, a partir do próximo mês, após a data de assinatura do contrato, mercadorias durante seis meses, no valor de venda de R$ 500.0000,00 mensais. De modo geral, como trataria contabilmente o assunto? Por quê?

R= A empresa cujo regime adotado seja o Regime de Competência irá registrar o documento dentro do mês em que a empresa adquiriu os produtos, mês da ocorrência, e o pagamento será lançado quando efetuar a quitação das parcelas. Vale informar que estamos falando de NF de venda com entrega de mercadoria, onde serão registrados na contabilidade dentro do estoque no Ativo e dentro da conta Fornecedores no passivo o valor da aquisição. Apenas no pagamento do fornecedor que será lançado, quando existir o real pagamento.

Para lançamentos onde ocorre simples faturamento para antecipação de pagamento, deve ser lançado como adiantamento de fornecedores, e no momento da entrega da mercadoria, deverá ser feito lançamento para diminuir a conta adiantamento de fornecedores.

  1. Diferencie Reservas de Provisões. Em seguida, explique onde cada um desses grupos é registrado: Ativo, Passivo ou Patrimônio Líquido? Exemplifique.

R= Provisões é uma previsão de despesas do período aquisitivo incorrido até a data do balanço. É uma reserva de um valor para atender a despesas que se esperam. A provisão visa a cobertura de um gasto já considerado certo ou de grande possibilidade de ocorrência. As provisões representam expectativas de perdas de ativos ou estimativas de valores a desembolsar que, apesar de financeiramente ainda não efetivadas, derivam de fatos geradores contábeis já ocorridos. Por exemplos, Férias, impostos de renda, pagamento de 13º que são registradas no Passivo.

 Por outro lado, as reservas representam a diferença entre o patrimônio líquido e o capital, sendo resultantes de valores entregues pelos titulares do capital que não representam aumento de capital, ou representam acréscimos de valor de elementos do ativo, ou ainda se originam de lucros não distribuídos aos sócios ou acionistas. Por exemplo, em uma determinada empresa obteve um lucro final de 50.000,00, mas seu sócio administrador devido algumas contingências, optou por distribuir apenas 40.000,00 ficando 10.000,00 de reservas que seriam registradas no Patrimônio Líquido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (140.9 Kb)   docx (25.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com