TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEFINIÇÕES CONCEITUAIS DOS PRINCÍPIOS DA CONTABILIDADE

Por:   •  5/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.631 Palavras (11 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        DEFINIÇÕES CONCEITUAIS DOS PRINCÍPIOS DA CONTABILIDADE        

2.1        Princípio Da Entidade        

2.2        Princípio Da Continuidade        

2.3        Princípio Da Competência        

3        REGIME DE APURAÇÃO        

3.1        Regime De Caixa        

3.2        Regime De Competencia        

4        MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DE ESTOQUE        

4.1        Peps        

4.2        Ueps        

4.3        Custo Médio Ponderado        

5        OPERAÇÃO COM MERCADORIAS E IMPOSTO        

5.1        Reconhecimento Da Receita        

5.2        Deduções Da Receita        

5.3        Imposto E Contribuições Na Compra E Na Venda (Icms, Pis, Cofins).        

6        OPERAÇÕES FINANCEIRAS        

6.1        Capitalização Composta        

6.2        Taxas Equivalentes        

7        DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS        

7.1        Balanço Patrimonial        

7.2        Demonstração Do Resultado Do Exercício        

8        CONTABILIDADE E SUAS PERSPECTIVAS        

9        CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho serão abordadas as diversas matérias que auxiliam o trabalho do contabilista, tais matérias são referentes à Contabilidade Comercial. Conceituaremos os princípios contábeis da entidade, continuidade e competência, passando pelo regime de apuração e métodos de avaliação de estoque. Exibirei também o regime de apuração detalhado, sendo eles o regime de caixa e o regime de competência. Não obstante falarei dos três métodos de avaliação de estoque, e das demonstrações contábeis obrigatórias e por fim um apanhado sobre as crescentes tendências da contabilidade no mundo. Esses são os Princípios Fundamentais de Contabilidade, que representam o núcleo central da própria Contabilidade, na sua condição de ciência social.


  1. DEFINIÇÕES CONCEITUAIS DOS PRINCÍPIOS DA CONTABILIDADE

A Contabilidade, assim como toda Ciência, precisa de doutrinas e teorias relativas à Ciência, a essência dessas doutrinas e teorias, no campo da contabilidade, são representadas pelos Princípios da Contabilidade, que são legitimados pelas Normas Brasileiras de Contabilidade. Esses princípios têm como objeto o Patrimônio das Entidades e sua aplicabilidade à contabilidade é feita no seu sentido mais amplo de ciência social. Comentarei também três princípios conceituando-os, o Princípio da Entidade, o Princípio da Continuidade e o Princípio da Competência.

  1. PRINCÍPIO DA ENTIDADE

No principio da entidade revela-se na separação da entidade do proprietário ou sócios, esta separação refere-se ao patrimônio, onde o patrimônio da entidade não se confunde com o do proprietário ou sócios. O princípio da entidade considera a autonomia patrimonial, sendo necessária a caracterização de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, diferenciando o patrimônio do particular que gere a entidade do próprio patrimônio da entidade, independente da entidade pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos.

  1. PRINCÍPIO DA CONTINUIDADE

Quando se criar uma empresa certos anseios dos seus fundadores refletem esse principio, pois se espera que a mesma operará ao longo do tempo, ou seja, que continue exercendo sua finalidade por tempo indeterminado. O Princípio da Continuidade define que a empresa deve ser considerada como uma entidade que não tem tempo pré-determinado para acabar. Vê-se a entidade como um organismo em movimento constante e contínuo de produção, venda, compra, consumo, investimentos.  

  1. PRINCÍPIO DA COMPETÊNCIA

O Princípio da Competência refere-se a determinado período a que compete os acontecimentos contábeis, institui assim que os efeitos das transações e outros eventos sejam adotados nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento, mas sim as receitas e as despesas devem ser compreendidas na apuração do resultado, independentemente de recebimento ou pagamento, no período em que são geradas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (156.6 Kb)   docx (314.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com