TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEFINIÇÕES CONCEITUAIS DOS PRINCÍPIOS DA CONTABILIDADE

Por:   •  5/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.333 Palavras (6 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO..................................................................................................3

2.CONTABILIDADE COMERCIAL.......................................................................3

3.DEFINIÇÕES CONCEITUAIS DOS PRINCÍPIOS DA CONTABILIDADE.........4

4.REGIME DE APURAÇÃO..................................................................................5

5.MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DE ESTOQUES...................................................5

6.OPERAÇÕES COM MERCADORIAS E IMPOSTOS........................................6

7.OPERAÇÕES FINANCEIRAS...........................................................................7

8.DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS....................................................................7

9.CONTABILIDADE E SUAS PESPECTIVAS......................................................8

10.CONCLUSÃO..................................................................................................9

11.REFERÊNCIAS..............................................................................................10

1 INTRODUÇÃO

As empresas comerciais são entidades que objetivam o lucro. Para que estas entidades funcionem e atuem com legalidade e solidez no mercado,a Contabilidade Comercial usam de técnica Contábeis, seguindo ritos legais, regras fiscais e empresariais. A Contabilidade Comercial participa e registram todas as etapas das transações das entidades. Participando das compras, recebimentos, estocagem formação de preços de venda e das deduções de impostos, contribuições e apurações das receitas das transações comerciais.

2- Contabilidade Comercial

A Contabilidade Comercial é um ramo da Contabilidade que mede o patrimônio comercial, ou seja, o conjunto de bens , direitos e obrigações do comerciante. A Contabilidade Comercial visa o lucro e é dividida em contabilidade mercantil, industrial e de serviços.A Contabilidade Comercial é peça fundamental para as empresas controlarem deus patrimônios, pois, todos os movimentos são registrados pela Contabilidade Comercial.

Na coleta e montagem dos relatórios contábeis existem normas e conceitos a serem observadas e seguidas pela Contabilidade a seguir serão relatados alguns tópicos relevantes para o gerenciamento e contabilização de uma empresa comercial.

3- Definições Conceitos dos Princípios da Contabilidade

a- Entidade

O princípio da Entidade reconhece o patrimônio como objeto da contabilidade, afirma a autonomia patrimonial. Este faz a separação do patrimônio da entidade do patrimônio dos sócios, no art. 4- o Conselho Federal de Contabilidade diz que o “patrimônio não se confunde com aqueles de seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituições”.

b-Continuidade

O Principio da Continuidade pressupõe que a entidade continuará em operação, no futuro e, portanto, a mensuração e apresentação dos componentes do patrimônio levam em conta estas circunstancias. Na visão da continuidade os planos e estratégias direcionadas à entidade levam em conta a continuação duradoura da entidade.

c-Competência

O Princípio da Competência determina que os fatos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos em que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento. Este princípio pressupõe a simultaneidade da confrontação de receitas e despesas correntes.

Para se conhecer o reconhecer o resultado o resultado de um exercício, em determinado período período de tempo em uma entidade e preciso fazer o levantamento do total de despesas e receitas do exercício em questão. E são dois os regimes Contábeis que disciplinam a apuração do resultado: Regime de Caixa e Regime de Competência.

4-Regime de Apuração

a-Caixa

No Regime de caixa, a apuração dos resultados do exercício devem ser consideradas todas as despesas pagas e todas as receitas no respectivo exercício, sem observar a data geradora do fato. Muito utilizado em pequenos comércios.

b-Regime de Competência

Pelo Regime de Competência são consideradas nas apurações do exercício, as despesas incorridas e as receitas realizadas no respectivo exercício. É o regime indicado para as entidades com fins lucrativos, pois, abordam os custos e receitas do exercício pagas ou recebidas no momento gerador.

O Estoque em uma empresa comercial , industrial ou Prestadora de Serviços, o Estoque significa o material de consumo disponível e necessário para seu funcionamento. Com um estoque adequado a entidade pode planejar melhor o seu futuro, e melhor direcionar seus recursos disponíveis.

A Legislação de Imposto de Renda determina que os custos das mercadorias revendidas ou matérias-primas utilizadas será determinada com base em em registros permanentes de estoques, ou, valor dos estoques existentes, de acordo com o Livro de Inventário, no fim do período de apuração.

5-Métodos de Avaliação de Estoques

a-PEPS

No Método PEPS ( primeiro que Entra Primeiro que Sai) é baseado na imposição que as primeiras mercadorias que entra no estoque são as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (55.7 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com