TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEMONSTRAÇÕES DE FLUXO DE CAIXA – DFC

Por:   •  7/4/2015  •  Ensaio  •  770 Palavras (4 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO/UNISEB

BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

DISCIPLINA DE ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS I

DEMONSTRAÇÕES DE FLUXO DE CAIXA – DFC

Jean Cassio Lara 10842

Leonardo Amaral Montanari 11364

Natália Menossi Ramos 11228

Sarah Sachs Milano 10811

Stael Zanetti Costa 11224

Professor Me.José Leandro Ciofi

RIBEIRÃO PRETO 2015

“A melhor maneira de predizer o futuro é criá-lo.”

Peter Drucker

Demonstrações do Fluxo de Caixa Indireto

A DFC disponibiliza informações referentes à origem e aplicação de todo o dinheiro que transitou pelo caixa em um determinado período, permitindo umaanáliseda capacidade da entidade de gerar caixa ou equivalentes, essencial para auxílio na tomada de decisão. “Equivalentes de caixa são aplicações financeiras de curto prazo, de alta liquidez, que são prontamente conversíveis em montante conhecido de caixa e que estão sujeitas a um insignificante risco de mudança de valo” (CPC 03). Como por exemplo, investimentos resgatáveis em até três meses em relação a sua aquisição, como aplicações financeiras em títulos de renda fixa, público ou privado, por um prazo de noventa dias da data de aquisição do título, ou, caderneta de poupança, CDB, entre outros.

A movimentação das disponibilidades de caixas e equivalentes deve ser estruturada em atividades operacionais, investimentos e financiamentos, que são definidas, pelo CRC, da seguinte forma:

“Atividades Operacionais inclui todas as transações ou outros eventos não definidos como atividades de investimentos ou financiamento, ou seja, as atividades operacionais que geralmente envolvem a produção e venda de produtos e a prestação de serviços;” No caso de empresas que têm atividade de instituição financeira, suas atividades operacionais são o que em uma empresa de comércio seriam consideradas atividades de investimento, ou seja, adiantamentos e empréstimos a clientes, resgate de depósitos, entre outros.

Agrupando as atividades operacionais é possível verificar se a empresa gera receita, em caixa, suficiente para suprir suas obrigações, como amortizar empréstimos, pagar dividendos e juros sobre o capital próprio, além de manter a capacidade operacional da empresa e possibilitar novas aplicações.

“Atividades de Investimento inclui as atividades que representam à aquisição de ativos não circulantes, particularmente bens imóveis, instalações fabris e equipamentos;”

Monitorar as atividades de investimento, permite gerar lucros e fluxos de caixa no futuro.

“Atividades de Financiamento representam as atividades que se utilizam do caixa da empresa para o pagamento de dividendos aos acionistas, amortização de empréstimos e resgate de ações, entre outros.” O acompanhamento de financiamentos é útil para prever a necessidade de caixa a fim de atender aos fluxos futuros.

Os dois métodos para se elaborar uma DFC são Direito e Indireto. O FASB e o IASB recomendam que seja feita a Demonstração dos Fluxos de Caixa Direto, pois tem um foco em demonstrar as entradas e saídas reais de caixa, enquanto o Método Indireto fornece melhores ferramentas para a Contabilidade Gerencial, pois “percebe mais facilmente os fatores que contribuíram para a redução do caixa” (MARION, pág 201, 2009).

Fazendo a conciliação entre o lucro líquido e o caixa gerado pelas operações, A DFC pelo método indireto pode ser chamada de método de conciliação. Quando usado, os juros pagos, IRPJ, CSLL devem ser evidenciados por notas explicativas, e além disso, o pagamento dos valores retidos na fonte de terceiros e apenas recolhidos pela empresa deve ser reclassificado conforme sua origem, entre outras observações consideradas pelo CPC 03 (IUDÍCIBUS, pág 659, 2013).

Com o advento da Lei 11.638/2007, a DFC passou a ser obrigatória para as companhias abertas, embora sua elaboração já fosse um objeto de demonstrações contábeis. No entanto, essa regulamentação ocorreu somente em Agosto/2008 através da Deliberação nº 547 da CVM, que adota o Pronunciamento Técnico 03, emitido pelo CPC.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (214.7 Kb)   docx (367.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com