TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia Pol-itica

Artigos Científicos: Economia Pol-itica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  1.346 Palavras (6 Páginas)  •  703 Visualizações

Página 1 de 6

1 – Processo pelo qual uma firma transforma os fatores de produção adquiridos em produtos ou serviços para posteriormente vende-lós no mercado.

2 – Ao contrário da função demanda, a função oferta mostra como uma correlação direta entre a quantidade ofertada e nível de preços, coeteris paribus. É a chamada lei geral da oferta.

3 – Existência de bens substitutos: quanto mais substitutos houver para um bem, mais elástica será sua demanda, pois pequenas variações em seu preço para cima, por exemplo, farão com que o consumidor passe a adquirir seu substituo, provocando queda em sua demanda mais que proporcional à variação do preço

Essencialidade do bem: se o bem é essencial, sua demanda será pouco sensível à variação de preço, terá portando, demanda inelástica.

Importância do bem: quanto a seu gasto, no orçamento do consumidor: quanto maior o gasto referente a determinado bem em relação ao gasto total do consumidor, mais sensível torna-se o consumidor a alterações em seu preço.

4 – Nessa estrutura de mercado, a curva da demanda da empresa é a própria curva demandada do mercado como um todo. Ao ser exclusiva no mercado, a empresa monopolista determina o preço de equilíbrio , de acordo com sua capacidade de produção: se ele aumentar a oferta, o preço da demanda diminuirá; se reduzir a oferta, o preço aumentará. Assim, enquanto em concorrência perfeita a demanda para a firma é dada, e é uma reta paralela ao eixo das quantidades, em monopólio a firma defronta com uma curva de demanda negativamente inclinada.

5. Monopólio puro ou natural: ocorre quando o mercado, por características próprias, exige volume elevado de capital.

. patentes: enquanto a patente não cai em domínio público, a empresa é a única que detém a tecnologia apropriada para produzir aquele determinado bem

. controle de matérias-primas básicas: o controle das minas de bauxita pelas empresas produtoras de alumínio.

6- O monopólio bilateral ocorre quando um monopsonista, na compra do fator de produção, defronta-se com um monopolista na venda desse fator. Por exemplo, se a empresa A compra um tipo de aço que é produzido apenas pela siderúrgica B. A empresa A é monopsônista, porque só ela compra esse tipo de aço, e a siderúrgica B é monopolista, porque só ela compra esse tipo de aço.

7 – O mercado monopolista caracteriza-se por apresentar condições diametralmente opostas às da concorrência perfeita. Nela existe um único empresário dominando inteiramente a oferta, de um lado, e todos os consumidores de outro. A demanda na estrutura de mercado monopólio tende a ser inelástica (não há opções para os consumidores). Então, quando o preço se elevar, haverá uma queda relativamente pequena no consumo da mercadoria, o que redundará em aumento da receita total da empresa (o aumento do preço supera proporcionalmente a queda no consumo.

O oligopólio é um tipo de estrutura normalmente caracterizada por um pequeno número de empresas que dominam a oferta de mercado. No oligopólio, tanto as quantidades ofertadas como os preços são fixados entre as empresas por meio de cartéis.

8 – Como a correlação entre preço e quantidade demandada é inversa, ou seja, a uma alteração positiva de preços corresponderá uma variação negativa da quantidade demandada, o valor encontrado da elasticidade-preço demanda será negativo.

9 – Os economistas supõem que a curva ou a escala de procura revela as preferências dos consumidores, sob a hipótese de que estão maximizando sua utilidade, ou grau de satisfação, no consumo daquele produto.

Há uma relação inversamente proporcional entre a quantidade procurada e o preço do bem, coeteris paribus. É a chamada lei geral da demanda.

Exemplo 1: Em uma indústria de bicicletas a quantidade máxima ofertada é de 11.000 por mês pelo preço de 1,00 real, a procura tenderá a ser alta, porque o preço está baixo e a a quantidade ofertada pela indústria é alta.

Exemplo2: Em um supermercado a quantidade de bebidas demandada é de 2.000 mil pelo preço de 10,00 reais a tendência é que o consumo caia porque a quantidade ofertada é baixa e o preço está alto.

10 - . Taxa de câmbio: Fixada o valor da moeda estrangeira, em termos da moeda do país, o preço dos produtos importados não se eleva com as variações cambiais.

Taxa de câmbio fixa: Ocorre quando o Banco Central mantém a taxa fixada por certo período, independentemente da oferta e da demanda de divisas.

Taxa de câmbio flutuante: Taxa de câmbio que varia conforme variam a oferta e a demanda de divisas. É a taxa de equilíbrio do mercado de divisas.

Flutuação suja: Mesmo no regime de taxa de câmbio flutuante, o Banco Central, como principal agente do mercado, tanto na compra como na venda de divisas, consegue manter a taxa de câmbio nos níveis por ele desejados.

. A valorização real é igual á valorização nominal, menos a taxa de inflação do período. Só ocorrerá desvalorização real se a desvalorização nominal superar a taxa de inflação. Rigorosamente para que ocorra a desvalorização real, não basta a desvalorização nominal superar a taxa de inflação interna. É necessária também que a inflação interna seja superior à inflação internacional.

11 – O balanço de pagamentos é o registro estático contábil de todas as transações econômicas realizadas entre os residentes de um país com os residentes dos demais países. Desse modo, estão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com