TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Departamento de Ciências Contábeis

Por:   •  27/9/2019  •  Monografia  •  8.138 Palavras (33 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 33

CURSO EXCEL CONTÁBEIS RURAL

INSERIR CAPA DA SEMANA ACADÊMICA AQUI


Elaboração de material didático

Mariana Campagnoni

Professora Assistente do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Mestre em Contabilidade pelo Programa de Pós-Graduação em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGC/UFSC) e bacharela em Ciências Contábeis (UFSC). Contadora com Registro CRC/SC n.º 040471/O-6.

Thiago Machado Neubauer (colaborador)

Doutorando e mestre em Engenharia Química pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da Universidade Federal de Santa Catarina (POSENQ/UFSC) na área de monitoramento, controle e instrumentação de processo. Graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Instrutor de cursos de MATLAB (software de cálculos matemáticos avançados).

Como referenciar este material:

CAMPAGNONI, M.; NEUBAUER, T. M. Operações com uso do Microsoft Office Excel®. Material didático desenvolvido para o curso de Operações com uso do Microsoft Office Excel®, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2019.


Sumário

1 INTRODUÇÃO        4

2 CONCEITOS BÁSICOS        5

2.1 Visão Geral do Excel        5

2.2 Operadores        5

2.2.1 Precedência de operadores e arredondamento        8

3 FUNÇÕES        9

3.1 Função Soma        9

3.2 FUNÇÕES MÁXIMO E MÍNIMO        11

3.3 FUNÇÕES MÉDIA, MEDIANA E MODA        11

3.4 FUNÇÕES FINANCEIRAS        13

3.4.1 Juros simples e compostos        13

3.5 CONDICIONAIS        18

3.5.1 Condicionais “SE”, “E”        19

3.5.2 Condicionais “SOMASE”, “SOMASES”, “MÉDIASE”, “MÉDIASES” e “CONT”        23

3.5.3 Funções “PROCV” e “PROCH”        32

3.6. GRÁFICOS        36

3.7 TÓPICOS AVANÇADOS        37

3.7.1 Tabela Dinâmica        37

3.7.2 Validação de dados: listas suspensas        42

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS        44

REFERÊNCIAS        46

1 INTRODUÇÃO

É com satisfação que damos início ao curso de operações com uso do Microsoft Office Excel®. Planejado e oferecido pela Diretório Acadêmico do curso de Ciências Contábeis, em parceria com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), o curso tem como objetivo demonstrar operações e fórmulas disponíveis no software da Microsoft Excel® que, quando adequadamente utilizadas, facilitam sobremaneira o desenvolvimento de planilhas.

Iniciaremos o curso com tópicos básicos, de modo que um aluno que nunca tenha utilizado o programa passe a conhecer suas ferramentas mais comuns. Adicionalmente, estudaremos um conjunto de comandos comumente utilizados, os quais podem ser de grande ajuda no dia a dia. Encerraremos com alguns tópicos intermediários e avançados, mas a maior parte do curso está focada em operações básicas.

Além deste material, o estudante terá acesso a um conjunto de planilhas com exercícios para que ele possa praticar em casa. A prática é muito importante: quanto mais você utilizar as planilhas do Excel, mais experiente ficará no programa. Ao final do curso, os alunos terão adquirido conhecimentos acerca de funções básicas do Excel que podem ajudá-los a desenvolverem planilhas de modo mais ágil. Adicionalmente, espera-se que eles adquiram interesse em aprender ainda mais esta importante e rica ferramenta.

Bons estudos!

Mariana Campagnoni


2 CONCEITOS BÁSICOS

2.1 Visão Geral do Excel

O Microsoft Office Excel é um editor de planilhas. Com vários recursos disponíveis, ele é útil desde operações matemáticas básicas até cálculos avançados. Também dispõe de ótimas ferramentas de organização de dados. Embora haja outros programas editores de planilhas similares, o Excel é o mais utilizado no mundo.

A planilha do Excel é composta por linhas, colunas e pequenos “quadradinhos”, chamados de células. Uma célula nada mais é do que o encontro de uma linha com uma coluna. Por exemplo, a célula que se encontra posicionada na coluna A e na segunda linha é denominada como célula A2.

Figura 1 - Visão geral do Excel

[pic 2]

Fonte: Elaborado pelos autores.

Conforme demonstrado na Figura 1, o Excel divide-se em barras de menus, dentro das quais encontram-se grupos personalizados de comandos. O menu “página inicial” contém comandos mais relacionados à formatação, ao passo que no menu “fórmulas” encontram-se os comandos matemáticos da planilha.

2.2 Operadores

O Excel possui um conjunto de operadores matemáticos cuja memorização é útil para a resolução de problemas básicos.

Quadro 1 - Operadores básicos do Excel

SINAIS DE OPERAÇÕES BÁSICAS

SINAIS DE CONDIÇÕES

SINAL

FUNÇÃO

SINAL

FUNÇÃO

+

Soma

>

Maior que

-

Subtração

<

Menor que

*

Multiplicação

<>

Diferente de

/

Divisão

>=

Maior ou igual a

%

Porcentagem

<=

Menor ou igual a

=

Igualdade

=

Igual

^

Exponenciação

Fonte: Elaborado pelos autores.

Estes são os operadores mais básicos do software. Os sinais de operações básicas auxiliam o usuário a realizar somas, subtrações, multiplicações e as demais operações descritas na Tabela 1. Elas são úteis especialmente quando há poucos dados e pretende-se fazer uma operação rápida e momentânea. Por exemplo, se você estiver com a planilha aberta e precisa saber quanto é a soma de 54 com 67, basta clicar em uma célula e fazer o seguinte comando: “=54+67” (na planilha, você não deve adicionar as aspas, a não ser que haja palavras no comando – trataremos disso mais à frente neste curso). No mesmo momento, a planilha retornará o resultado de 121.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (56.4 Kb)   pdf (2.4 Mb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com