TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dependencia

Por:   •  26/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  618 Palavras (3 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 3

Conforme assistido em vídeo, a contabilidade rudimentar era praticada desde os primórdios da nossa espécie com o homem primitivo que contatava seus instrumentos de caça e pesca e rebanhos.

Foi então na Mesopotâmia que foram encontrados os primeiros registros patrimoniais, onde começava a registrar seu patrimônio  originando-se assim o diário.

Surgem novas civilizações onde floresceu a agricultura e um povo que deixou seu legado até hoje, os egípcios.

O papiro, onde os escribas registravam os movimentos eram os primeiros livros contábeis.

Os fenícios navegavam pelo mediterrâneo expandindo assim sua rede de comercio e foram eles, os primeiros, a desenvolver a troca em base monetária simplificando os registros por símbolos.

Nascia o império romano,maior e mais desenvolvido império da antiguidade  um sistema jurídico de contabilidade organizado, porém houve sua queda.

Avançando para o final da  idade média e o renascimento onde vemos que o  comercio,na velha Europa, foi influenciado pelos árabes, florescendo assim seus comércios nas cidades de Gênova,Veneza,Florença e Pizza.

Os comerciantes necessitavam de uma escrituração onde refletia os interesses em investidores e credores e ao mesmo tempo útil nas suas relações com fornecedores e credores, estando a caminho a sistematização da contabilidade.

Já no renascimento temos a figura de Luca Pacioli, um frade franciscano criador do método das partidas dobradas, principio contábil para o qual todo lançamento a credito numa conta, faz com que surja a mesma importância numa outra conta a débito.

Já no ano de 1.500  com a instituição do governo geral chegaram,ao Brasil, os provedores da fazenda ,que eram considerados contadores.

Mas foi a partir da vinda da família real para o Brasil que se iniciou o ensino contábil ano de 1810, Aula de Comércio da Corte.

A mais antiga instituição profissional e cultural da ciência contábil é Associação dos Guarda livros da Corte, fundada em 18/04/1869 no Rio de Janeiro onde se organizava a classe contábil.

Muitos anos se passaram, chegamos ao século XX, onde em 1905 eram reconhecidos como oficiais os diplomas da Academia de Comercio do Rio de Janeiro e da Escola Pratica de Comercio de São Paulo, histórias de  lutas e fundações de sindicatos e associações profissionais e institutos levando assim a criação dos conselhos regional e federal de contabilidade.

Em 1924 realizava-se no Rio de Janeiro o primeiro congresso de contabilidade sendo enfático na aprovação de uma lei para regulamentar o exercício da profissão, onde foi preciso uma grande luta onde os projetos eram apresentados e não apreciados.

 Eurico Gaspar Dutra ,foi quem reconheceu, através do decreto lei 9295/46,uma das profissões mais antigas do Brasil,devido ao trabalho incansável de muitos professores da época como Francisco D’Auria, Frederico Herman, senador João Lira ,dentre outros que ajudaram a consolidar a profissão.

O homem sempre fez uso de maquinas e instrumentos  para o exercício de sua profissão e com os contadores não foi diferente o primeiro instrumento conhecido foi o ábaco,que significa contador.

Mas foi em 1642,criada pelo Frances Blaise Pascal que surgiu a primeira maquina auxiliadora de calculo onde ao longo dos anos o aparelho foi sendo aperfeiçoado mas somente em 1901  Halcon Hellis construiu a famosa maquina hellis precursora da maquina de contabilidade.

Mecanógrafo é o nome técnico da maquina de escrever inventada em 1714.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (43.8 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com