TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de caso empresa Oleosa de Soja

Por:   •  18/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.247 Palavras (13 Páginas)  •  597 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP[pic 1]

CURSO ADMINISTRAÇÃO

CONTABILIDADE INTERMEDIARIA E ESTATÍSTICA

INSTABILIDADE FINANCEIRA: SOLUÇÕES PARA MANTER-SE NO MERCADO

JONATAS BARBOSA DE SOUZA RA: 9935278261

TUTOR: AUGUSTO MARINHO

Belém, 21 de Setembro de 2015.

INSTABILIDADE FINANCEIRA: SOLUÇÕES PARA MANTER-SE NO MERCADO

O desafio ora apresentado será para requisito de nota no 1º bimestre do 2º semestre no ano de 2015, no curso de Administração, outorgado pela Instituição Anhanguera Educacional e com orientação do tutor Augusto Marinho.

Belém, 21 de Setembro de 2015.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

  1.  Objetivo
  2.  Indústria de Laminados Mirassol
  1.  Análises do Histórico da Empresa
  2.  Apurações dos Fatos Contábeis
  3. Livro Diário
  4.  Livro Razão
  5.  Balancete de verificação
  6.  Balanço Patrimonial
  7.  Demonstrativo do Resultado do Exercício – DRE
  8. Apuração do Resultado do Exercício – ARE
  9.  Relatório Gerencial

CONCLUSÃO

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS

INTRODUÇÃO

        A busca de um controle financeiro de uma empresa tem tudo haver com o seu fluxo de caixa, a entrada e a saída de dinheiro. Ao falhar neste controle, pode gerar muitas complicações para a organização.

        Saber controlar os gastos, economizar e evitar perdas de recursos são fatores que associam uma ótima administração financeira. Mas será que aumentando o controle melhoraria as operações financeiras da empresa? Hope (2007) nos mostra que aplicar uma serie de princípios e práticas claros e simples que acarretam mais liberdade para a equipe financeira e para os gerentes. Ela se baseia não no interesse próprio, mas em mais confiança e cooperação.

        Visando esse princípio Hope (2007) evidencia a simplicidade de que tudo que o departamento financeiro faz deixa-lo livre para fornecer apoio efetivo às decisões e visões sobre o desempenho que realmente ajudem os gerentes a melhorar os resultados.

        Para Hope (2007, p.15) clareza, simplicidade, transparência e responsabilidade são as melhores palavras para definir uma melhor visão e o comportamento em que um departamento financeiro se torna um parceiro apreciado e de confiança.

        Neste desafio serão abordados conceitos teóricos que serão colocados em prática com demonstrativos contábeis e estatísticos. E também será analisado o caso de uma empresa fictícia a “Indústria de Laminados Mirassol”, onde serão apurados: fatos contábeis, razonetes dos lançamentos, balancete de verificação, balanço patrimonial, Demonstrativo do Resultado de Exercício (DRE), Apuração de Resultado do Exercício (ARE) e por fim um relatório final será feito para apresentar as demonstrações contábeis e considerações à diretoria da empresa estabelecendo se o objetivo foi alcançado ou não e através de um histograma denotara a margem de lucro da empresa bem como seus percentuais e os valores monetários referentes a duplicatas descontadas.

  1.  Objetivo

Fica evidente que todo empreendimento criado não consegue lucro imediato em obter gastos, no caso em estudo será verificado as decisões tomadas em reunião onde se estabeleceu criar uma nova empresa para obter receita para pagamento de promissórias até determinado período de tempo.

Nesse desafio serão analisadas as contas e informações contábeis de uma empresa fictícia “Indústria de Laminados Mirassol”, que passa por uma instabilidade financeira. Será proposta soluções através de gráficos e demonstrativos contábeis para que a mesma se mantenha no mercado de laminados.

O objetivo também desse desafio, é elaborar os demonstrativos contábeis do objeto de estudo “Indústria de Laminados Mirassol” para verificar, garantir e conferir se a nova empresa que foi gerada para extrair receita vem correspondendo com as expectativas pré-estabelecidas pela diretoria em assembleia.

  1. Indústria de Laminados Mirassol

Nesse momento será abordado um estudo onde uma empresa fictícia encontra-se em desordenada financeiramente, onde através dos fatos contábeis serão elaborados razonetes, balancetes, balanço das contas, demonstrativo e apuração de resultados e um histograma financeiro das contas.

  1.  Análises dos acontecimentos do presente da Empresa

A Indústria de Laminados Mirassol é uma empresa atuante no mercado de laminados há vários anos, que tem como principal matéria prima o aço, transformando em laminados e distribuindo para todo o país.

        Essa empresa vem passando por vários problemas financeiros tais como:

  • Liquidez comprometida: não consegue obter devidos débitos com seus credores e atrasa as entregas a seus clientes.
  • A empresa comprou e vendeu muito a prazo: no balanço patrimonial no último trimestre, o ativo circulante apresenta valores focados em estoques e duplicatas a receber.
  • Compras a prazo de matéria prima: no passivo circulante as contas fornecedores ou duplicatas a pagar encontram-se com um alto volume monetário.
  • A empresa não desfruta de sua lucratividade para novos investimentos: constantes trocas de duplicatas em bancos e factors, deixam estes com uma fatia de seu lucro.

Para estabilizar esta situação uma nova estratégia foi tomada pela diretoria da Mirassol: uma nova empresa deverá ser gerada, e os recursos financeiros desta nova empresa deverão dar suporte ao caixa da Indústria de Laminados Mirassol.

Sendo assim ouve a necessidade de um acompanhamento financeiro eficaz da nova empresa, estruturando assim liberações e suportes para a Indústria Laminados Mirassol.

  1.  Apurações dos Fatos Contábeis

Em uma assembleia, em decisão unânime, ficou estabelecido que a nova empresa continuasse com a atividade de troca de duplicatas, porém foi determinado um parâmetro percentual desta troca, e durante o prazo de um ano esta atividade não deverá mais acontecer, com o acompanhamento trimestral.

Após três meses de atividade, foi solicitado um levantamento da nova empresa para medir a seu desempenho. Com isso, foram recolhidos os 32 (trinta e dois) fatos contábeis da empresa, os quais são descritos a seguir:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)   pdf (309.3 Kb)   docx (76.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com