TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Econômico AVA

Por:   •  29/9/2015  •  Dissertação  •  1.359 Palavras (6 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 6

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 3]

Disciplina: Desenvolvimento Econômico

Nome

RA

Atividade de Autodesenvolvimento


Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 4]

Nome da Disciplina Desenvolvimento Econômico

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Desenvolvimento Econômico, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.


[pic 5]

Introdução:

O trabalho desenvolvido tem como base a definição de “globalização”, a sua disseminação no mundo dos negócios, colocando em pauta, seus efeitos e suas características e seus pontos positivos e negativos.

Evidenciando a terceirização junto à globalização, relatando o seu conceito e as vantagens e desvantagens da terceirização dentro de uma organização.

Abordando como exemplo uma empresa, que rompeu as barreiras entre os países, globalizando à sua marca.

Globalização:

Globalização é um processo de integração econômica, social, cultural, política, tendo como impulso a baixa de preços dos meios de transportes e comunicação dos países no final do século XX e início do século XXI.

Esse processo foi criado devido à necessidade e falta de dinâmica do capitalismo de formar um grupo global que autoriza maiores mercados para os países centrais, cujos seus mercados internos já estão esgotados. Tendo como características: circulação de capitais, a ampliação dos mercados ou a integração produtiva em escala mundial, aumentando as relações comerciais e financeiras entre os países, a quebra de barreiras internacionais, concorrência comercial e as multinacionais.

A liberdade da movimentação econômica entre os países leva a que seja mais fácil a circulação de capitais e o crescimento da economia.

Os efeitos da globalização são: crescimentos das cidades (populacional e economicamente), movimentações populacionais, transnacionalização (engloba mais de um país) de mercados, interdependência econômica, aculturação decorrente do fenômeno de mundialização de culturas (junção cultural).

Pontos positivos da Globalização:

  • Maior disponibilidade de poupança, condição necessária para a elevação da taxa de crescimento econômico; 
  • Maior eficiência nos investimentos, direcionando os recursos existentes para as oportunidades mais produtivas; 
  • Disponibilidade de instrumentos para melhor gerenciamento de riscos financeiros, por parte de governos e empresas; 
  • Maior facilidade de financiamento de déficits fiscais, já que os governos deixam de depender apenas dos mercados domésticos.

Pontos negativos da Globalização:

  • Aumento do desemprego estrutural. 
  • Aumento de trabalhadores sem proteção social. 
  • Desnacionalização dos Estados. 
  • A não garantia dos direitos humanos
  • Aumento da economia informal.
  • Oferece mais controle dos países ricos sobre os países do 3º mundo

Definição de outsourcing:

O termo “outsourcing” se refere para a definição de mão de obra terceirizada, ou seja, aquele trabalhador, que foi contratado pela empresa, através de uma empresa, para atender determinada necessidade e realizar um serviço específico.

Terceirização é um processo alternativo para atualizar as organizações ás novas realidades. Trata-se de um processo pelo qual a empresa transfere para terceiros, tudo aquilo que não faz parte da atividade essencial do seu negócio, seja ela uma atividade de prestação de serviço ou até mesmo uma fase menos importante do processo produtivo, trata-se finalmente, de concentrar esforços naquelas atividades que podem ser consideradas o segredo do negócio da empresa, aquilo que ela faz muito bem e que, portanto é o seu diferencial ante a concorrência e a diferencia perante os seus consumidores.

As vantagens e desvantagens da terceirização dentro de uma organização:

Com a terceirização desses setores podemos levantar alguns pontos positivos e negativo referentes á esse processo.

A terceirização colabora para o desenvolvimento econômico através da criação de uma oferta de mão-de-obra de diferentes níveis de qualificação, e, conseguinte, levando a um aumento do nível de emprego para á sociedade.

Provoca a especialização por tipo de serviço, a ser prestado. A valorização dos talentos humanos é também um ponto forte, pois os leva a um compromisso maior com a organização para a busca de resultados mais concretos.

Tendo aumento na competitividade que levará, sem dúvida, a um melhor aproveitamento dos pontos positivos desta prática, estimulando a concorrência que irá diferenciar as empresas pela qualidade exigida por esse processo.

Com isso maior lucratividade e crescimento para as empresas, com o reforço das suas atividades no negócio principal da empresa, que será estimulada á cumprir a sua missão.

Mas também há alguns fatores restritivos á essa implantação da terceirização nesses setores:

O desconhecimento sobre o assunto se reflete junto á administração dessa ferramenta e sobre ás áreas-chaves da organização, dificultando a sua implementação.

A resistência ao novo, o conservadorismo inibe a aplicação de técnicas modernas, caracterizando aspectos da cultura de algumas empresas.

Dificuldades de se encontrar mão de obras qualificadas que possam atender ás condições de qualidade e produtividade, exigidas para determinadas operações.

O risco de coordenar as atividades de terceiros, com perda do poder de execução.

Esses pontos tanto positivos e negativos refletem internamente os graus de dificuldade e de facilidade existentes em seu próprio contexto para chegar á um equilíbrio decisório para a organização sobre a prática dessa ferramenta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (156.9 Kb)   docx (348 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com