TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento cognitivo-analítico da gestão empresarial

Tese: Desenvolvimento cognitivo-analítico da gestão empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2014  •  Tese  •  1.195 Palavras (5 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como finalidade o desenvolvimento cognitivo e analítico da gestão empresarial. As atividades interdisciplinares visam ampliar a visão sistêmica dos conhecimentos adquiridos no curso de graduação. É também uma oportunidade de articulação entre as teorias e conceitos aprendidos no decorrer das disciplinas, ora descritas nesta atividade.

O Objetivo Geral é demonstrar nossos conhecimentos nas disciplinas programadas para este semestre.

Os objetivos específicos são:

- Trabalhar as dimensões da teoria e da prática, e da interdisciplinaridade dos conhecimentos adquiridos;

- Fixar nossos conhecimentos através da elaboração das atividades interdisciplinares;

- Estimular nossa formação para o futuro egresso na profissão.

A empresa selecionada para ser pesquisada e analisada tem como razão social ”Lancheteria Rio Branco Ltda.” É popularmente conhecida como “Lancheteria Natural” É uma casa de lanches naturais, voltada ao público jovem, universitário, embora não com exclusividade, está localizada à Av. Rio Branco, nº 1484, em frente ao Polo Presencial da Faculdade Newton Neiva, no município de Corinto, estado de Minas Gerais.

A Lancheteria Rio Branco Ltda. surgiu da ideia de três amigos e universitários da Faculdade Newton Neiva, Ricardo, Antônio e Eduarda que perceberem no dia-a-dia durante seus estudos, a necessidade de um ambiente que oferecesse alimentos saudáveis e nutritivos. Foram conversando, amadurecendo a ideia e quando concluíram seus cursos decidiram planejar e implementar o projeto no ano de 2008.

Os lanches naturais são de excelente qualidade, saudáveis, preços bastante competitivos e vêm atender à demanda dos universitários na alimentação e no lazer, uma vez que o espaço é muito amplo e agradável. O diferencial da Lancheteria Natural é a qualidade, eficiência e eficácia do atendimento, o conforto e a cortesia. Os preços são acessíveis a qualquer público.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 - PRIMEIRO DESAFIO

A Missão da empresa Lancheteria Natural é oferecer ao público alvo, alimentos naturais saborosos, saudáveis, dentro do mais alto padrão de higiene, com atendimento personalizado.

A Visão da empresa é se tornar referência na comercialização de lanches naturais com qualidade, para todos. Nossa intenção é aumentar gradualmente o número de consumidores.

A Lancheteria Rio Branco Ltda. é uma sociedade limitada composta e administrada por três sócios: Ricardo Viana graduado em Administração de Empresas; Antônio Viana técnico em Contabilidade, e Eduarda Louzada, graduada em Nutrição.

A empresa aplica quatro áreas funcionais: finanças no setor orçamentário, de RH no setor de treinamento e de gestão, de Produção no setor de custos e qualidade e de Marketing no setor de satisfação dos clientes, respectivamente.

Nas áreas funcionais RH, Produção, Marketing e Finanças de uma empresa, várias tarefas podem ser realizadas. Na área funcional RH as tarefas metas da função Planejamento, salários e treinamento da função Organização, e a tarefa produtividade da função Controle estão presentes na maioria das empresas.

Na área funcional Produção na função Planejamento a tarefa produção, na função Organização a tarefa métodos, na função Direção a tarefa supervisão e na função Controle as tarefas custos e qualidade são relevantes.

Na área funcional Marketing, nas quatro funções acima citadas, serão exemplificadas as tarefas objetivos, vendas e distribuição, inovação e satisfação dos clientes, respectivamente.

Na área funcional Finanças também dentro das quatro funções citadas têm como exemplo orçamento, aplicação de recursos, remuneração, risco e fluxo.

http://www.contabeis.ufba.br/Site/arquivos/Editor/file/Mestrado/Artigos/JSuzart-Custos2.pdf

As informações contábeis são de grande valia para o processo decisório, fornecendo

informações acerca da vida financeira e econômica da instituição, de modo a proporcionar

decisões acertadas e produtivas. Na Contabilidade Gerencial, o uso das informações contábeis

tem sido objeto de estudo de muitas maneiras, conforme atestaram Luft e Shields (2003) e

Kotchetova e Salterio (2003). O presente artigo tem como objetivo analisar o papel das

informações contábeis no processo decisório das indústrias situadas na Região Metropolitana

de Salvador1 (RMS).

Dentre os

resultados, pode-se destacar as seguintes características: as informações contábeis são

processadas externamente, através de serviço terceirizado, e atualizadas em até um mês da

ocorrência dos atos e/ou fatos geradores; são utilizadas como fonte secundária no processo

decisório, sendo a experiência do responsável pela tomada de decisão a fonte mais

importante;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com