TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Despesas administrativas e comerciais

Abstract: Despesas administrativas e comerciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/8/2014  •  Abstract  •  1.352 Palavras (6 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 6

DESPESAS ADMINISTRATIVAS E COMERCIAIS

Constituem ao ladodos Custos Indiretos de Fabricação, o segundo grande grupo que integra o gasto total de bens e serviços produzidos e vendidos. Essas despesas referem-seexclusivamente às funções administrativas e comerciais da empresa, sem vínculo direto.

BASES DE VOLUME OU CRITÉRIOS DE RATEIO

A escolha de bases por meio das quais serão distribuídas por produto, as despesasadministrativas e comerciais, é a fase mais difícile de maior importância para a eficiência das tarefas de análise e controle das respectivas operações. Tal dificuldade provém do fato de que as atividades administrativase comerciais, sendo variadas, exigem bases de rateio também variadas.

GASTOS DE EMPRESAS NÃO INDUSTRIAIS

Gastos de Empresas Comerciais: A principal distinção entre o comercio e a indústria,consisteno fato de que o comercio é intermediário e a indústria é transformadora. Na atividade comercial o preço de aquisição do produto influi diretamente no preço de venda, constituindo o aspecto básico do custo total da mercadoria, apenas acrescidopelos valores provenientes das despesas diretamente relacionadas com a atividadecomercial e pelo Mark-up.

CUSTO COMERCIAL

Entende-se por custo comercial o total dos dispêndios monetários imediatos ou futuros, nos quais a empresa incorre para a obtenção de uma mercadoria ou de um serviço. O custo comercial deverá ser apurado de forma a evidenciaro custo, receita e o lucro das mercadorias vendidas.

CUSTO COMERCIAL – APROPRIAÇÃO

A apropriação das operações de compra e venda de mercadorias pode ser feita de várias formas. Quando a contade estoques é desdobrada, criam-se subcontas ou desdobramentos de contas capazes de reunir os custos diretos das operações de compra e venda, permitindo assim um conhecimento mais aproximado do custo real das mercadorias vendidas. Os princípios de controles de estoques do comercio são os mesmos de uma indústria, dependendo apenas de adaptação para atendimento das circunstâncias particulares de dada empresa.

CUSTOS INDIRETOS/ COMERCIAL

Vimos que o custo primário da mercadoria objeto de compra e venda compreende o custo de aquisição mais os custos diretamente relacionados com essa mercadoria. Assim, se a empresa vender, por exemplo, móveis, rádios, geladeiras e outros aparelhos de uso doméstico, poderemos conhecer o montante doscustos ocasionados por essas diversas espécies de mercadorias, fazendo entre elas um rateio dos gastos de comercializaçãoe administração. Esse rateio será feito em um mapa apropriado, no qual consideramos a existência dos seguintes departamentos:

- Departamento de Móveis; -Departamentos de Rádios e Eletrônicos; - Departamentos de Geladeiras; -Departamento de Utensílios de Uso Doméstico.

CUSTOS VARIÁVEIS/ COMERCIO

O custo de mercadorias vendidas do Departamento de Resultados deve refletir os custos primários (materiais e mão-de-obra), somente dos serviços completados, consistentes com as receitas relatadas no mesmo período. O estoque de materiais disponíveis ao final doperíodo (no armazém, loja ou locais de prestação de serviço), deduzindo do total das compras e acrescido ao estoque inicial do período, é usado para determinar o custo das mercadoriasou materiais consumidos nos serviços executados durante esse mesmo período.

CUSTOS FIXOS/ COMERCIO

Os custos fixos incluem todos os custos operacionais do negócio, e incluem três divisões maiores: - Armazenagem e Despacho; - Vendas e Despesas Gerais; e – Administrativas.

ESTOQUES/ COMERCIO

Desde que a empresa prestadora de serviços não produz suas mercadorias, não existe a subdivisão dos inventários entre matérias-primas, produtos em processos, e produtos acabados como nas empresas industriais. As mercadorias em estoque, se existirem, devem incluir os materiais e acessórios qualquer que seja o local em que se encontrem ( loja, armazém, ou o próprio local de instalação). A sua apropriação deve seguiros mesmos critérios sobre empresas de compra e venda de mercadorias.

A IMPORTÂNCIA DEC ÍNDICE DE PREÇO PRÓPRIO NUMA ECONOMIA DESINDEXADA

O Brasil passa por uma fase de transição, tantopolítica como econômica. Tendo isso em vista o atual governo brasileiro vem fazendo mudanças no país, entre elas a desindexação da economia, que significa dizer que os reajustes de preços e salários não mais estão oficialmente atrelados a um índice econômico. Esta medida tem causado uma série de protestos por parte de sindicatos, no que diz respeito ao reajuste de salários. Existe uma série de índices de preços apurados por entidades competentes como a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o Instituto Brasileiro de Geografia Econômica (IBGE) entre outros. No entanto, na sua grande maioria, estes índices de preços têm seu universo de pesquisa nos gastos de pessoas físicas, o que nada tem a ver com os gastos das empresas, fato que gera grandes distorções. Nesse sentido é bastante coerente que a empresa possua um índice de preços próprio, que será calculado a partir dos reais aumentos de custos e despesas específicos da empresa. Num ambiente desindexado a importância de um índice de preço próprio é ainda maior, já que este fornecerá um parâmetro justo e coerente para o reajuste de preços e salários. Além disso, existem outras vantagens em conhecer o índice de preço próprio como: aprimoramento da administração de custos e despesas, determinação de preços–limite de compra nas negociações comfornecedores, avaliação do efeito corrosivo da inflação sobre o capital de giro, comparação entre as alternativas de investimento da empresa e o seu índice de preço próprio, que representa seu próprio custo de oportunidade.

O índice de preço próprio é, sem dúvida alguma, um instrumento de gestão gerencial de grande valia para o empresário, no entanto sãopouquíssimas as empresas que conhecem seu índice interno. Sendo assim, além de ser um instrumento de gestão gerencial, consiste em um fator adicional que imprime maior competitividade à empresa.

Dados da empresa Fictícia Ltda.

Balanço

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com