TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Determinação do Orçamento

Pesquisas Acadêmicas: Determinação do Orçamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.230 Palavras (5 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 5

Determinação do Orçamento

O orçamento do projeto será determinado através das técnicas de agregação de custos, análise das reservas e também pelo uso de opinião especializada. Para que seja possível a realização desta atividade, será necessária a prévia análise da estimativa de custos, do escopo definido e do cronograma do projeto, com indicação da linha de tempo de uso dos recursos.

As reservas de contingência e gerenciais destinadas ao projeto serão definidas de acordo com os riscos associados ao projeto. Seu montante será estipulado de forma percentual em relação aos custos agregados e de forma proporcional ao risco associado ao projeto. Ou seja, quanto maior o risco maior o percentual destinado as reservas. 1.5. Controle de Revisões

A distribuição deste Plano será feita de acordo com o Plano de Comunicações utilizados para este projeto.

2. Processos do Planejamento do Projeto

2.1. Gerenciamento de Escopo

Para que o escopo do projeto seja definido de forma detalhada, é preciso antes que seja executada a coleta de requisitos junto a MovingAd referente ao produto esperado ao final do projeto. Para tanto serão, primeiramente, distribuídos questionários aos envolvidos no projeto e, após análise destes questionários, serão realizadas entrevistas com estas mesmas pessoas para aprofundamento das respostas obtidas. Após análise das respostas obtidas nos questionários e entrevistas e havendo necessidade de esclarecimento adicional, novas entrevistas poderão ser requisitadas junto aos envolvidos no projeto ou outros colaboradores, mediante autorização formal da MovingAd, para que não existam dúvidas a serem sanadas.

Passada a fase de coleta de requisitos, será definido o escopo formal do projeto. Estando o escopo definido, o mesmo deverá ser aprovado por ambos os representantes das partes envolvidas. A partir da aprovação formal por ambas as partes, toda e qualquer alteração ao escopo ficará sob critério do comitê gestor de mudanças e seguirá o processo de Gerenciamento de Mudanças definido para o projeto.

Após a aprovação do escopo será definida a Estrutura Analítica do Projeto (EAP ou WBS – Work Breakdown Structure). A EAP é elaborada a partir da decomposição do escopo aprovado subdividindo as partes de trabalho relativas ao projeto em tamanhos menores e mais facilmente gerenciáveis. O Gerenciamento do Projeto contemplará a administração e atividades técnicas de todas as atividades indicadas na EAP.

2.2. Gerenciamento de Custos

As diretrizes gerais para o acompanhamento dos custos associados ao projeto estão abaixo relatadas.

2.2.1. Estimativa de custos

A estimativa de custos do projeto será obtida com base no escopo a ser cumprido, no cronograma, no plano de recursos humanos e nos riscos associados ao projeto. Obviamente, alterações em um destes itens durante o projeto acarreta em revisão das estimativas de custo.

Para a formação de uma estimativa e objetivando o menor desvio possível do realizado ao final do projeto, será consultada opinião especializada em cada atividade a ser realizada utilizando-se a técnica de estimativa “bottom-up”. Tal técnica permite estimar com pequena granularidade o custo por atividade apresentada na EAP, possibilitando assim um pequeno desvio.

Todos os custos serão expressos na moeda corrente do Brasil, o real. Havendo algum item em que a moeda de comercialização seja outra que não o real, sua estimativa será feita em dólares americanos.

Sendo o projeto com duração maior que um ano, o fator de correção para os valores futuros será a média aritmética da inflação anual divulgada pelo IBGE referente aos últimos 5 anos. Tal reajuste somente poderá ser aplicado caso o cronograma do projeto esteja em dia.

2.2.2. Determinação do Orçamento

O orçamento do projeto será determinado através das técnicas de agregação de custos, análise das reservas e também pelo uso de opinião especializada. Para que seja possível a realização desta atividade, será necessária a prévia análise da estimativa de custos, do escopo definido e do cronograma do projeto, com indicação da linha de tempo de uso dos recursos.

As reservas de contingência e gerenciais destinadas ao projeto serão definidas de acordo com os riscos associados ao projeto. Seu montante será estipulado de forma percentual em relação aos custos agregados e de forma proporcional ao risco associado ao projeto. Ou seja, quanto maior o risco maior o percentual destinado as reservas.

O uso de opinião especializada, assim como na estimativa de custos, fornece pequena granularidade e, por conseguinte, maior acuracidade nas informações.

Também como na estimativa de custo, o orçamento será apresentado em reais.

2.2.3. Controle de Custos

O controle de custos será efetuado pela metodologia de controle por valor agregado. Assim é possível comparar a evolução das atividades executadas em relação aos custos realizados.

Os índices utilizados para controle serão o VPr (Variação de Prazos) e o VC (Variação de Custos), ambos em forma percentual. Semanalmente estes índices serão obtidos e havendo variação menor que -5% ou maior que +10% é necessário que sejam averiguados os motivos e efetuadas as devidas correções.

Para variações com valores maiores que +10% ou menores que -5%, as Ações corretivas a serem tomadas pelo gerente de projetos devem procurar sempre atender

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com