TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diagnosticos de impacto da construção Civil

Por:   •  9/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.948 Palavras (8 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

Belo Horizonte / MG – Unidade 2

CURSO:

Ciências Contábeis

Conceição de Oliveira Lopes –

DESAFIO PROFISSIONAL

TEORIA DA CONTABILIDADE, CIÊNCIAS SOCIAIS E

RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE

TUTOR EaD: ANDRÉA LYDIA AHLERT

Belo Horizonte / MG
2014

  1. INTRODUÇÃO

O presente projeto busca apresentar, em linhas gerais, um planejamento de mudanças estruturado na sustentabilidade, visando o desenvolvimento e o crescimento contínuo da empresa L&Construção. Define-se por Desenvolvimento Sustentável um modelo econômico, político, social, cultural e ambiental equilibrado, que satisfaça as necessidades das gerações atuais, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazer suas próprias necessidades. Esta concepção começa a se formar e difundir junto com o questionamento do estilo de desenvolvimento adotado, quando se constata que este é ecologicamente predatório na utilização dos recursos naturais. O conceito de sustentabilidade comporta alguns aspectos principais, os quais entrarei em maiores detalhes nos itens que se seguem.

  1. DIAGNÓSTICO DOS IMPÁCTOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL PARA O MEIO AMBIENTE

No intuito de conciliar o entendimento sobre o meu diagnostico dos impactos da construção civil para o meio ambiente, se faz necessária a definição do termo Impacto Ambiental.

Segundo a Resolução CONAMA nº 001/86, I. A. é qualquer alteração física, química e/ou biológica do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante de atividade humana, que direta ou indiretamente, afetem: a saúde, a segurança e o bem-estar da população; as atividades sociais e econômicas; a biota; as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente; a qualidade dos recursos ambientais.

Um dos mais importantes setores da economia, a construção civil é essencial ao desenvolvimento do país, entretanto, é reconhecidamente um grande consumidor de recursos naturais em seus processos produtivos. Areia, brita e, principalmente, cimento são os agregados mais tradicionais na produção do concreto. Além disto, segundo Santi e Sevá Filho (2004), os principais fornecedores da construção civil figuram entre os maiores poluidores do planeta, em especial a indústria cimenteira que diariamente despeja no meio ambiente toneladas de resíduos industriais, principalmente gases (CO2) como demonstrado na figura 1 e poeira originados no processo produtivo do cimento e na queima de combustíveis em seus fornos rotativos. Além disso, O Conselho Internacional da Construção – CIB aponta a indústria da construção como o setor de atividades humanas que mais consome recursos naturais e utiliza energia de forma intensiva, gerando consideráveis impactos ambientais.  No Brasil, por exemplo, as edificações consomem anualmente 44% do total de energia elétrica do País. De acordo com o comitê temático da água do CBCS, a construção civil é responsável por exorbitante parte do consumo de água potável no mundo. Em áreas urbanizadas chega a ser de cerca de 50% da água potável fornecida à região, podendo chegar a 84% como ocorre na cidade de Vitória (ES), de acordo com a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan).

Diante do exposto, verificamos que temos diversos desafios a superar se quisermos reverter o quadro calamitoso dos impactos ambientais causados pela construção civil.

[pic 2]

Figura 1

        

Sustentabilidade econômica é um conjunto de práticas econômicas, financeiras e administrativas que visam o desenvolvimento econômico de um país ou empresa, preservando o meio ambiente e garantindo a manutenção dos recursos naturais para as futuras gerações.

O grande desafio de uma política econômica, seja empresarial ou governamental, é gerar crescimento econômico, lucro, renda e criar empregos sem ocasionar danos ao meio ambiente.

Propostas de ações voltadas a Sustentabilidade Econômica.

Construção de Baixo Impacto - CBI

Objetivo

Ação

Resultados esperados

1. Impulsionar a Valorização da Marca junto a Sociedade

A. Revisar o quadro de fornecedores e substituindo por fornecedores com certificação em sustentabilidade (Selo Verde)

Agregar valor à marca demonstrando responsabilidade e comprometimento com as normas de sustentabilidade gerando assim, maior valor para o cliente.

B. Capacitação da mão-de-obra.

Adequar os profissionais da construção civil às novas práticas de desenvolvimento sustentável, oferecendo serviços de melhor qualidade ao público e consequentemente agregando valor a marca.

C. Buscar certificações e adequações as normas e leis ambientais vigentes.

Demostrar ao público alvo o sério comprometimento da empresa com uso de metodologias que garantirão a existência dos recursos para as futuras gerações.

2. Redução do Gasto Energético.

A. Reutilização da água.

Reduzir o consumo da água potável utilizada na construção civil.

B. Utilização, sempre que possível, de fontes de energia limpa renovável. Exemplo:  Solar

Expectativa de redução do custo energético em residências, edifícios, etc.

C. Utilização de cimento e gesso feitos sem uso de calor, por reação térmica.

Redução significativa de custo energético na produção de ambos materiais.

Sustentabilidade Ambiental é a capacidade de manter o ambiente natural viável à manutenção das condições de vida para as pessoas e para as outras espécies. Isso garante, ainda, a qualidade de vida para o homem, tendo em conta a habitabilidade, a beleza do ambiente e sua função como fonte de energias renováveis. A adoção das medidas que deem sustentação ambiental garante, em médio e longo prazo, um planeta em boas condições para o desenvolvimento das diversas formas de vida, inclusive a humana, garantindo a manutenção dos recursos naturais (florestas, matas, rios, lagos, oceanos) necessários para a qualidade de vida das próximas gerações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (214.5 Kb)   docx (74.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com