TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE-DIAGNÓSTICO DE POTENCIALIDADES TURÍSTICAS E IMPACTOS AMBIENTAIS NO SERTÃO DE ALAGOAS: PIRANHAS E ENTREMONTES

Exames: ANÁLISE-DIAGNÓSTICO DE POTENCIALIDADES TURÍSTICAS E IMPACTOS AMBIENTAIS NO SERTÃO DE ALAGOAS: PIRANHAS E ENTREMONTES. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/8/2014  •  2.511 Palavras (11 Páginas)  •  533 Visualizações

Página 1 de 11

ANÁLISE-DIAGNÓSTICO DE POTENCIALIDADES TURÍSTICAS E IMPACTOS AMBIENTAIS NO SERTÃO DE ALAGOAS: PIRANHAS E ENTREMONTES

Autores do diagnóstico:

Cícero Romão da Silva

romaosaude@gmail.com

Cristovão Pereira Lira

cccristof_153@hotmail.com

José Fábio Oliveira

fabiooliveira26@hotmail.com

Orientação: Prof. Kleber Costa da Silva – kleberperfil@hotmail.com

Delmiro Gouveia

Junho, 2014

INTRODUÇÃO

O turismo é um fenômeno decorrente do capitalismo que vem crescendo em todo mundo contribuindo para melhoria das condições socioeconômicas das pessoas nos lugares de atrativos turísticos explorados por tanto, é indispensável que haja um planejamento prévio para este fim. Proteger os atrativos turísticos de uso impróprios como medida preventiva contra os desequilíbrios ambientais é manter a qualidade de uso e subsequente manter um ambiente sustentável (Barreto, 2009 ;1997 Yázigi, 2002; Ruschmann, 1997; 2000; 2002). A pratica do turismo quando realizado de modo incorreto, pode provocar graves danos ambientais vindo a impossibilitar a exploração desses atrativos causando prejuízos socioeconômico e cultural. Daí a necessidade de adequar a atividade turística e a proteção ambiental.

Este trabalho buscou diagnosticar as potencialidades turísticas da cidade de Piranhas (AL) e o Distrito de Entremontes localizado na zona rural do mesmo Município.Bem como identificar os impactos provocados nos atrativos turísticos do Município. Este diagnóstico tem como possibilidade de gerar conhecimento que possa trazer novas praticas de planejamento turístico, tais como: Implementação do turismo sustentável, diminuição da degradação ambiental, monitoramento efetivo da atividade, programas de educação ambiental nas escolas do Município despertando a consciência sustentável dos mais jovens para formação de recursos humanos, entre outras. Em síntese, este trabalho tem como foco diagnosticar as potencialidades turísticas e analisar a forma de uso dos atrativos turísticos na Cidade de Piranhas e do Distrito de Entremontes, fornecendo subsídios para a pratica do turismo sustentável.

O Município de Piranhas foi reconfigurado com a implementação da atividade turística, que se tornou uma nova alternativa econômica, em substituição às atividades já existente como a agricultura familiar (arroz, feijão, milho) e a pecuária extensiva de corte,haja vista que o enchimento do reservatório da Usina Hidrelétrica de Xingó e a formação do lago propiciou a oportunidade da exploração do turismo , com de varias alternativas de lazer como: praias, hotéis chalés, pesca esportiva etc.

Além do grande potencial turístico a cidade de Piranhas e o distrito de Entremontes apresentam em relação a sua arquitetura urbana e aos seus atrativos naturais paisagísticos, que incluem cânions, morros, serras, o lago de Xingó, corredeiras, grutas etc., os quais, aliados a fauna diversificada do bioma caatinga, propiciam o exercício do chamado turismo ecológico/rural ou ecoturismo. Porem este estudo alerta que essa atividade turística alem de servir como alternativa econômica para geração emprego e renda, traz riscos iminentes ao ambiente, que podem prejudicar a sustentabilidade e inviabilizar o próprio uso dos atrativos turísticos.

Na Cidade de Piranhas a oferta de infraestrutura turística como: instalações para hospedagem, comércio inerente ao turismo à exploração turística dos atrativos turísticos paisagísticos começam a ganhar impulso, o que impõe cuidados urgentes com o planejamento turístico, de modo a não degradar o potencial paisagístico natural e inviabilizar sua exploração sustentável. No caso do Distrito de Entremontes onde existe um potencial turístico ainda pouco explorado carece de uma maior divulgação dessa potencialidade turística e implementação de infraestrutura o acolhimento do turista e medidas de preservação ambientais evitando ações danosas.

Espera-se que este diagnóstico ofereça subsídios para implementação de políticas de planejamento para a pratica do turismo sustentável e a que as potencialidades turísticas sejam exploradas de forma consciente e com benefícios para seus cidadãos.

LOCALIZAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DA ÁREA DE ESTUDO

A cidade de Piranhas esta localizada geograficamente entre a latitude sul de 9°37’38’’ e a longitude oeste de 37°45’25’’, a 88m de altitude, ocupando uma área de 407,5 km2 1,47% do estado de Alagoas. Está inserida na mesorregião do Sertão Alagoano e na microrregião Alagoana do Sertão do São Francisco, possuindo uma população de 23.045 habitantes (IBGE, 2013).

A geologia do Município se apresenta com pequenas elevações de 12 metros e altitudes máximas, com elevações em torno de 545 metros (na serra da Formosinha e no morro do Boqueirão), na região central e ao norte, havendo, entretanto, o predomínio dos níveis entre 150m a 300 metros.

O clima do Município é o quente e seco, caracteriza-se por chuvas escassas com o período chuvoso durante os meses de abril a julho, com precipitação média anual em torno de 500 mm, distribuindo-se de forma irregular no decorrer do ano.

A vegetação é predominante é composta por Caatinga Hiperxerófila com trechos de Floresta Caducifólia.

BREVE HISTÓRICO

Os primórdios da cidade hoje conhecida como Piranhas remontam ao fim do sec. XVII, na região do atual distrito de Entremontes, as margens do rio São Francisco, tendo as fazendas de gado como lugar de polo gerador da economia do Distrito.

Como Entremontes não se situava em trecho navegável do rio São Francisco surge o povoado de Tapera (na atual Piranhas de Baixo) na segunda metade do sec. XVIII, também as margens do São Francisco separado desta localidade pelos montes a margem do rio, e distante em torno de 12 quilômetros.

A razão principal da origem da cidade de Piranhas refere-se à necessidade de um entreposto de abastecimento e repouso na região do sertão.

A povoação original era formado, basicamente, de dois núcleos Entremontes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com