TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diferença entre auditoria externa e interna

Pesquisas Acadêmicas: Diferença entre auditoria externa e interna. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.655 Palavras (7 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 7

1.auditoria

Uma auditoria é uma revisão das demonstrações financeiras, sistema financeiro, registros, transações e operações de uma entidade ou de um projeto, efetuada por contadores, com a finalidade de assegurar a fidelidade dos registros e proporcionar credibilidade às demonstrações financeiras , outros relatórios da administração e também identifica deficiências no sistema de controle interno e no sistema financeiro e apresentar recomendações para melhorá-los.

Toda empresa pode contratar um serviço de auditoria externa ,porém , algumas são obrigadas , conforme a Lei Complementar 11.638/2007, chamada de lei das sociedades anônimas, trouxe a regra de que as Sociedades Limitadas de grande porte seriam enquadradas na lei citada, no que tange a obrigação de realizar auditoria, seguindo os padrões internacionais de contabilidade, tendo que publicar seus balanços. .( http://academico.direito-rio.fgv.br).

Para muitos, a palavra auditoria causa certo desconforto. E não é para menos: a imagem do auditor como um fiscal, um investigador que se inseriu no organismo da empresa para descobrir se algo foi ou está sendo feito de modo ilícito ou simplesmente errado, tende a despertar antipatia.

De fato, não há como negar que o trabalho de auditoria pressupõe ‘remexer’ em tudo. Mas nenhum auditor entra numa empresa com a intenção de prejudicar alguém. O objetivo do nosso trabalho é fornecer uma opinião imparcial sobre as empresas auditadas, com base em princípios, normas, testes e avaliações que vão respeitar as peculiaridades de cada caso, cada situação.( www.bdobrazil.com.br/pt/auditoria.html‎)

1.1conceituação e antecedentes históricos(Pesquisar e informar conceito e a origem da palavra auditoria)bruno

1.2objetivo da auditoria

1.3 Diferença entre auditoria externa e interna

1.3.1 tipos de auditoria externa.

1.4 importância da auditoria para as empresas(Informar a importância da auditoria para as empresas.)Robson

1.5 Vantagem de ter as demonstrações auditadas.( Os benefícios e vantagens das empresas que tem suas demonstrações auditadas)will

Hoje, em nossa realidade temos variados ramos empresariais , variados segmentos e cada vez mais os administradores,os investidores ,o fisco e até mesmos os empregados estão preocupados com a saúde financeira , econômica , patrimonial da empresa, por isso os administradores estão se esforçando ainda mais para ter maior credibilidade e confiabilidade em seus números e também em seus controles afim de evitar perdas desnecessárias e maximizar receita de forma saudável . Visto essa necessidade ,cada vez mais empresas ,não só as que tem obrigação legal mais as pequenas e médias estão contratando serviços de auditoria.

Ter suas demonstrações auditadas,significa benefícios para todos ,como administradores, investidores,fisco e sociedade,ou seja, agrada a todos.

Segue abaixo algumas das vantagens das empresas terem suas demonstrações auditadas

Para a administração.

• Fiscaliza a eficiência dos controles internos;

• Assegura maior correção dos registros contábeis;

• Opina sobre a adequação das demonstrações financeiras;

• Dificulta desvios de bens patrimoniais e pagamentos indevidos de despesas;

• Possibilita o apuramento de omissões no registro das receitas, na realização oportuna de créditos ou na liquidação oportuna de débitos;

• Contribui para obtenção de melhores informações sobre a real situação econômica, patrimonial e financeira da empresa auditada;

• Aponta falhas na organização administrativa da empresa e nos controles internos.

Para os investidores e titulares do capital (sócios):

• Contribui para maior exatidão das demonstrações contábeis;

• Possibilita melhores informações sobre a real situação econômica, patrimonial e financeira da empresa auditada;

• Assegura maior exatidão dos resultados apurados.

Para o fisco:

• Permite maior exatidão das demonstrações financeiras;

• Assegura maior exatidão dos resultados apurados;

• Contribui para maior observância das leis fiscais.

Para a sociedade (trabalhadores, população, etc) como um todo:

o Maior credibilidade das demonstrações financeiras da entidade auditada;

o Assegura a veracidade das informações, das quais dependerá a tranquilidade quanto à sanidade das empresas e garantias de empregos;

o Informa o grau de solidez e a evolução da economia nacional (através das demonstrações financeiras).

Como podemos ver existe uma séries de vantagens em ter as demonstrações auditadas , por isso o a figura do auditor esta sendo melhor aceita dentro das empresas , agora não esta sendo considerado um “chato que remexe em tudo “ e sim um parceiro que esta ali com o objetivo de soma e agregar valores na estrutura e na apresentação adequada dos números .

Cada vez mais, os clientes de auditoria – mesmo aqueles que suportam uma auditoria externa por imposição legal, como no caso das empresas que negociam suas ações em bolsas de valores – estão enxergando o nosso trabalho como benéfico. Cada vez mais, cresce a percepção de que o auditor não apenas detém o conhecimento e o entendimento das empresas, mas também dispõe de conhecimentos teóricos e práticos que se acumularam ao longo do tempo, nas relações com os clientes, e que podem ser extremamente úteis.

2.Pequenas e médias empresas

As

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com