TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AUDITORIA INTERNA AUDITORIA EXTERNA

Tese: AUDITORIA INTERNA AUDITORIA EXTERNA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2013  •  Tese  •  1.859 Palavras (8 Páginas)  •  721 Visualizações

Página 1 de 8

AUDITORIA INTERNA AUDITORIA EXTERNA

O profissional é funcionário da empresa. Profissional é independente.

O trabalho é continuo. Trabalho é periódico.

Tem por objetivo atender a necessidades da administração. O objetivo é atender a necessidades de terceiros no que diz respeito a veracidade das demonstrações financeiras.

Executa a auditoria contábil e operacional. Executa auditoria contábil.

É feito, mas teste até por conta do tempo. São feitos menos testes.

O trabalho é subdividido em relação às linhas de responsabilidade administrativa. O trabalho é subdividido em relação às principais contas do balanço patrimonial e das demonstrações de resultado.

Tem por finalidade promover melhoria dos controles internos. Finalidade de opinar sobre as demonstrações contábeis.

A revisão das operações e do controle interno é principalmente realizada para desenvolver aperfeiçoamento e para induzir ao cumprimento de políticas e normas, sem estar restrito aos assuntos financeiros. O objetivo principal é atender as necessidades de terceiros no que diz respeito à fidedignidade das informações financeiras.

Remite recomendações para a eficiência administrativa. Emite relatório Parecer.

1. Exame Físico

Consiste na inspeção no local do objeto auditado, permitindo ao auditor formar opinião quanto à existência física do item a ser examinado. Esse procedimento é utilizado para as contas do ativo e consiste em identificar fisicamente o bem declarado nas demonstrações contábeis. O exame físico compreende contagem, identificação, autenticidade, verificação de pleno uso e qualidade do bem. A efetividade de aplicação dessa técnica limitada a bens corpóreos ou que possam ser objeto de qualquer prova tangível de sua existência. A existência física serve para determinar que os registros contábeis estão corretos e seus valores adequados, em função da qualidade do item examinado.

O exame físico não existe por si só. Trata-se de um procedimento complementar que permite ao auditor verificar se há correspondência contábil do objeto examinado. Desta forma, a comprovação física serve para determinar que os registros estejam corretos e os valores são adequados em função da qualidade do item examinado.

Deve ser feito um exame físico na conta de banco e movimento a fim de averiguar a fidedignidade das informações e lançamentos, esse exame consiste na procura por provas negativas, através desse exame o auditor consegue formar uma opinião sobre a existência física dos documentos e saldo da conta banco movimento. Com este exame é possível verificar a autenticidade dos documentos, qualidade, quantidade, esse exame vai servi para averiguar se os registros contábeis lançados na conta banco movimento estão corretos e seus valores adequados.

2. Circularização

É a técnica utilizada na obtenção de declaração formal e imparcial, de pessoas ou empresas independentes não ligadas à instituição auditada, para verificar a fidedignidade das informações obtidas internamente, ligadas às operações do mesmo.

O pedido de confirmação de dados, utilizados nos trabalhos de auditoria podem ser positivo ou negativo:

a) Positivo: quando há necessidade de resposta da pessoa de quem se quer obter uma confirmação formal. Poderá ser obtido de duas formas: branco (solicita confirmação sem evidenciar valores) e preto (são encaminhados saldos ou valores a serem confirmados na data-base indicada).

b) Negativo: a resposta é solicitada apenas quando há discordância da afirmação, ou seja, na falta de confirmação o auditor subentende que a pessoa concorda com os valores colocados no pedido de confirmação.

É utilizado pelo auditor para confirmar, por meio de correspondência (carta), bens de propriedade da empresa em poder de terceiros, direitos a receber e obrigações. A evidência corroborativa obtida de fontes independentes externas à empresa proporciona maior segurança, para fins de uma auditoria independente do que aquela obtida exclusivamente dentro da empresa.

O documento com a declaração deve seguir diretamente para o auditor, sem interferência da empresa auditada. O pedido de informações a fonte externa deve ser preparado por um funcionário da empresa, sob a atenta supervisão do auditor.

Para a aplicação dessa técnica de confirmação, o auditor leva em consideração os seguintes aspectos:

• Data-base de confirmação;

• Amplitude do teste de confirmação;

• Tipo de confirmação a ser empregado.

O auditor seleciona os saldos sobre os quais ele julga necessário obter confirmação. São usados formulários impressos para os pedidos de confirmações. O cliente prepara as cartas com o pedido de confirmação, assina e as envia ao auditor, para aprovação final. O auditor confere o nome da fonte externa, endereço, valores e outros detalhes, de forma a evitar qualquer problema que possa provocar resposta incorreta. Ao receber as respostas, o auditor concilia as informações assim obtidas com os registros contábeis do cliente, analisando minunciosamente qualquer discrepância.

Deve-se solicitado ao banco é um pedido de confirmação, a fim de verificar que o saldo bancário e as informações estão de acordo com os registros contábeis, apontados nas demonstrações contábeis emitidas pela empresa auditada.

3. Documentos Originais

Trata-se de procedimento voltado para a comprovação das transações que por exigências legais, comerciais ou de controle. São evidenciadas por documentos comprobatórios destas transações.

O auditor deverá observar as seguintes condições:

a) Autenticidade: verificar se a documentação examinada é fidedigna e merece crédito;

b) Normalidade: constatar se a transação realizada refere-se à operação normal e de acordo com os objetivos da empresa;

c) Aprovação: verificar a legitimidade tanto da transação como da documentação;

d) Registro: comprovar se os registros das operações são adequados, a documentação examinada é hábil e houve correspondência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com