TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRATÉGIAS APLICADAS NO ENSINO DA CONTABILIDADE: EVIDÊNCIAS DOS PLANOS DE ENSINO DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA.

Por:   •  21/5/2022  •  Resenha  •  735 Palavras (3 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 3

ESTRATÉGIAS APLICADAS NO ENSINO DA CONTABILIDADE: EVIDÊNCIAS DOS PLANOS DE ENSINO DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA.

Referencias:

MARQUES, Leandro; BIAVATTI, Vania Tanira. ESTRATÉGIAS APLICADAS NO ENSINO DA CONTABILIDADE: EVIDÊNCIAS DOS PLANOS DE ENSINO DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA. Revista GUAL, Florianópolis, v. 12, n. 2, p.24-47, maio-agosto2019. DOI: http://dx.doi.org/10.5007/1983-4535.2019v12n2p24 

O artigo dos Professores Marques e Biavatti tem como proposito apresentar quais as estratégias de ensino mais frequentemente declaradas nos planos de ensino pelos docentes do curso de Graduação em Ciências Contábeis. E para tal fim, fez evidenciar que as principais estratégias utilizadas em sala de aulas pelos Professores são exercícios, aulas expositivas, aulas expositivas dialogadas, estudo de texto, seminário, discussão e debate e caso de estudo. A pesquisa demonstrou ainda que professores com maior grau de especialização não apresentou métodos de diferenciação em relação aos menos graduado.

A pesquisa constatou que as técnicas mais aplicadas e consideradas mais significativas, na concepção tanto dos docentes quanto dos discentes, são aquelas consideradas tradicionais como: aula expositiva, trabalhos em grupo/seminário, caso de estudo, aulas práticas em laboratório, discussões/debates/grupos de oposição, leitura/estudo dirigido e ensino com pesquisa. Ao passo que técnicas “não tradicionais”, como aprendizagem experiencial/estágio, visitas técnicas e excursões, formulação de questões, jogos e simulações, simpósio, ensino com projeto, Problem Based Learning, diálogos sucessivos, GV e GO, dramatização e painel integrado, foram as menos aplicadas e consideradas menos significativas.

De fato, a pesquisa conseguiu demonstrar a relevância do planejamento de aulas, assim bem como, a importância da aplicação de metodologias de ensino diversificadas e convidativas, para fins de dinamizar o ensino e contribuir para elevar o grau eficácia na transmissão do conhecimento no curso de Graduação em Ciências Contábeis.

É bem verdade, como a pesquisa bem expôs, que a condução das aulas deve ser pautada em processos planejados, é indispensável que o Professor siga fielmente a proposta elaborada para toda a disciplina do curso de ciências contábeis, no entanto, é indispensável que tenha habilidade em produzir aulas que possam suprir as necessidades dos estudantes, mas que estejam alinhadas a proposta do curso.

O professor tem o papel fundamente de elaborar os planos de aulas com base nas intenções pedagógicas da disciplina, no entanto, deve fazê-lo utilizando-se das melhores e mais adequadas técnicas metodologias para transmissão conhecimento.  O aluno deve ser sentir-se incluso no processo de aprendizagem, e para isso, o Professor necessita desenvolver aulas interessantes, prazerosas, dinâmicas em que a transmissão do conhecimento seja realizado na maior espontaneidade possível. Afinal, estudar contabilidade não pode ser um fardo e sim uma atividade prazerosa, cheia de aventuras que mostram a realidade no seu dia a dia.

A ciência da contabilidade estar presente em todas as atividades diárias de qualquer ser humano, desde a compra do pãozinho na padaria até as compras de mês no mercadinho da esquina. Inconcebível o ensino da contabilidade desconexo da vivência social do aluno, e o pano de aula bem elaborado, aplicado com metodologias inovadoras e dinâmicas, certamente contribuem para aproximar tal realidade.

É inconcebível que a aprendizagem da contabilidade se limite ao uso das aulas expositivas com utilização do quadro negro, de livros e ou slides fabricados sem qualquer conexão com a realidade social do aluno. O processo de aprendizagem da contabilidade requer envolvimento do aluno no contexto a qual o aluno estar inserido, notadamente por ser uma ciência social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (68 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com