TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRATÉGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO BRASIL

Projeto de pesquisa: ESTRATÉGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO BRASIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.450 Palavras (10 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 10

UCAM – UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES

LUCIANA

ESTRATÉGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO BRASIL

BELO HORIZONTE – MG

2013

UCAM – UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES

LUCIANA

ESTRATÉGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO BRASIL

Artigo Científico Apresentado à Universidade Candido Mendes – UCAM, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Gestão de Recursos Humanos e Meio Ambiente

BELO HORIZONTE – MG

2013

ESTRATÉGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO BRASIL

Luciano Félix Utsch

RESUMO

No mundo inteiro encontramos problemas ambientais que surgem como consequência do comportamento de despreparo das pessoas em educação ambiental. São comuns alagamentos em cidades, desmatamentos e queimadas, acúmulo de lixo nas vias públicas, lagoas e rios poluídos por esgoto sanitário, poluição do ar em grandes cidades, aquecimento do planeta, além de dirigentes de organizações, que preocupados somente com o lucro de seus negócios, se esquecem da importância de uma gestão ambiental eficiente para o desenvolvimento sustentável de seus negócios. O autor buscou, contudo, se concentrar na criação de estratégias para a redução dos problemas ambientais do Brasil, a partir de uma visão mais ampla da nova realidade. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica de autores como DONAIRE (1995), LEFF (1999) e TACHIZAWA (2005) e uma pesquisa no meio eletrônico. Uma gestão integrada entre União, Estados, Distrito Federal e Municípios poderia reduzir os problemas ambientais através da concessão de incentivos fiscais à iniciativa privada para o treinamento e desenvolvimento de pessoal das organizações, visando a implantação de projetos de desenvolvimento sustentável, além de tornar obrigatória nas escolas de 1º, 2º e 3º graus a disciplina Educação Ambiental. Ademais, foram propostos outros projetos envolvendo a biotecnologia, a mobilidade urbana sustentável, o plantio de árvores e a despoluição de cursos d’água. Concluiu-se que é possível melhorar a qualidade de vida das pessoas no Brasil, a partir de maior conscientização do papel das pessoas para com o meio ambiente.

Palavras-chave: Brasil. Educação Ambiental. Desenvolvimento Sustentável.

Introdução

No mundo inteiro encontramos problemas ambientais que surgem como consequência do comportamento de despreparo das pessoas em educação ambiental.

Em pleno século XXI são muitos os exemplos de problemas ambientais advindos do comportamento das pessoas de desrespeito à legislação ambiental, tais como alagamentos em cidades, desmatamentos e queimadas, acúmulo de lixo nas vias públicas, lagoas e rios poluídos por esgoto sanitário, poluição do ar em grandes cidades, aquecimento do planeta, além de dirigentes de organizações, que preocupados somente com o lucro de seus negócios, se esquecem da importância de uma gestão ambiental eficiente para o desenvolvimento sustentável de seus negócios. O objetivo deste estudo, contudo, foi apresentar estratégias para a redução dos problemas ambientais do Brasil. Uma gestão integrada entre União, Estados, Distrito Federal e Municípios poderia reduzir os problemas ambientais através da concessão de incentivos fiscais à iniciativa privada na implantação de projetos de desenvolvimento sustentável pelas empresas, investindo em programas de treinamento e desenvolvimento de pessoal, além de tornar obrigatória nas escolas de 1º, 2º e 3º graus a disciplina Educação Ambiental.

No Brasil, a lei federal nº 9.795/99 define a Educação Ambiental como:

Os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.

Para o alcance dos objetivos propostos, foram utilizadas as metodologias de pesquisa bibliográfica e pesquisa no meio eletrônico. O texto foi fundamentado nas concepções dos autores Donaire (1995), Tachizawa (2005), Leff (1999), Lei Federal nº 9.795 de 27 de abril de 1999 e sites Universo Ambiental (2010), Ecoviagem (2009), Asaimmea (2010), Onda Verde Brasil (2007), Notícia na Hora (2012), Rede Globo (2013), Veja (2012) e Superinteressante (2011).

Desenvolvimento

A conscientização do povo brasileiro sobre a educação ambiental é importante para a melhoria da qualidade de vida, contribuindo, também, para o desenvolvimento sustentável do país.

Como meio ambiente é um assunto cuja legislação brasileira abrange a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, a redução dos problemas ambientais ocorreria a partir de um convênio entre os entes federativos, que definiria, entre outras coisas, incentivos fiscais para a implantação de projetos de desenvolvimento sustentável nas empresas, envolvendo os setores primário, secundário e terciário da economia. Assim, pelo convênio, caberia à União, por meio do Ministério da Fazenda, a concessão de incentivos fiscais (redução de 2% na alíquota do IPI) para aquelas indústrias que implantarem projetos de desenvolvimento sustentável, investindo em programas de treinamento e desenvolvimento pessoal.

Caberia ao Ministério da Educação, pelo convênio, a criação da disciplina obrigatória “Educação Ambiental”, por força da lei federal nº 9.795/99, em todas as escolas de 1º, 2º e 3º graus, de forma a preparar os professores para a nova realidade. Uma política de valorização dos professores de todo o país, através da capacitação dos mesmos em educação ambiental, melhores salários e planos de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com