TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO: ESCOLHA DO LUCRO REAL OU PRESUMIDO COM BASE NO PIS E COFINS

Por:   •  28/12/2022  •  Relatório de pesquisa  •  5.021 Palavras (21 Páginas)  •  89 Visualizações

Página 1 de 21

FACULDADE ITOP

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ESTUDO DE CASO: ESCOLHA DO LUCRO REAL OU PRESUMIDO COM BASE NO PIS E COFINS.

Autor: Fabricio Souza Cunha

Palmas – TO

2015

FACULDADE ITOP

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

 

ESTUDO DE CASO: ESCOLHA DO LUCRO REAL OU PRESUMIDO COM BASE NO PIS E COFINS.

Autor: Fabricio Souza Cunha

Projeto apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da Faculdade ITOP como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Bacharel em Ciências Contábeis.

Palmas, fevereiro de 2015 

Fabricio Souza Cunha

ESTUDO DE CASO: ESCOLHA DO LUCRO REAL OU PRESUMIDO COM BASE NO PIS E COFINS.

Projeto apresentado ao curso de Ciências Contábeis da Faculdade ITOP, como requisito para obtenção do grau de Bacharel em Ciências Contábeis.

COMISSÃO EXAMINADORA

______________________________________

Prof. Esp.

______________________________________

Prof. Esp.

Palmas - TO

2015

DEDICATÓRIA

Ao meu pai pelo apoio incondicional.  E aos meus amigos.

.

AGRADECIMENTOS

Agradeço a Deus por ter me concedido a saúde, capacidade física e mental, e pela oportunidade de estar cursando o ensino superior. Aos meus pais, fonte de ânimo e esperança, que me amou e me acompanhou durante essa etapa da minha vida. Agradeço também a vários amigos pela amizade, apoio moral, incentivo e pela vontade de me verem chegando aos meu objetivos. Agradeço também aos professores do curso de ciências contábeis da faculdade ITOP, por terem contribuído em meu crescimento profissional e pela humildade e disposição em compartilhar seus conhecimentos. Em especial agradeço ao meu orientador, professor e chefe Cristian Ianowich por ter aceitado fazer parte desse desafio de conclusão do curso que foi o desenvolvimento desse artigo. Agradeço aos colegas que me acompanharam nesta jornada de prática acadêmica. Agradeço as pessoas da CR ASSESSORIA TRIBUTARIA LTDA, pela oportunidade que me deram de poder aprofundar o conhecimento na área fiscal dentro de seu ambiente de trabalho.


EPÍGRAFE

“Um sonho que se sonho só, é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é realidade.”

Raul Seixas

.


SUMÁRIO

1 TEMA

2  PROBLEMA:  

3  OBJETIVOS ................................................................... PG.        

3.1 OBJETIVO GERAL:

3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

4 JUSTIFICATIVA ............................................................. PG.

5 REFERENCIAL TEÓRICO

6 METODOLOGIA

6.1 TIPO DE PESQUISA

6.2 UNIVERSO/SUJEITOS DA PESQUISA

6.3 TIPOS DE DADOS

6.4 INSTRUMENTOS DE PESQUISA

6.5 COLETA DOS DADOS

6.6 TRATAMENTO E ANÁLISE DOS DADOS COLETADOS

6.7 LIMITAÇÕES DA PESQUISA

7 CRONOGRAMA

8 ORÇAMENTO

REFERÊNCIAS

ANEXOS .......

APÊNDICES ...


1  TEMA 

O objetivo desse trabalho e demonstrar as vantagens ou desvantagens da escolha dos métodos de tributação cumulativa e não-cumulativa com base nos impactos nas contribuições sociais PIS e COFINS.

Diante um mercado instável e competitivo, visar à redução de custo, seja diretos ou indiretos das empresas passa a ser de suma importância, há a necessidade de se encontrar ferramentas adequadas e eficazes que possa trazer um diferencial e atender as expectativas. Como por exemplos que traz um potencial e eficácia no que diz respeito a competitividade, refere-se ao Planejamento tributário. Um estudo de caso de uma empresa varejista de auto peças, e legislações especifica, mostrará a grande importância na escolha da modalidade tributaria com enfoque a PIS e COFINS, deixando explicito as diferenças em sua aplicação. Nesse contexto um estudo sobre o planejamento tributário e aplicação correta das modalidade tributaria em uma empresa do ramo de comercio de auto peças, busca-se demonstrar e conscientizar dos impactos e importância de uma boa aplicação do mesmo e um bom planejamento tributário.

Palavras-chaves: Lucro Real; Lucro Presumido; PIS e COFINS; Planejamento Tributário.


2 PROBLEMA  

Com o aumento da competividade e desenvolvimento das vastas áreas de serviço e comercio, o mercado vem se tornando mais seletivo e exigente, fazendo com que as empresas necessitem reduzir gastos e despesas, para que possa ofertar produtos com preços mais competitivos, mantendo seu lucro e qualidade.  Com advento da tecnologia várias formas de redução e cortes de gastos foram feitas, como com o corpo funcional e mecanização e aceleração da produção, mas atualmente o que vem se destacando na redução e organização das empresas e a contabilidade tributaria, mais conhecida como PLANEJAMENTO TRIBUTARIO, que visa a redução de ônus tributário de forma licita a partir de brechas ou lacunas existentes na legislação. Mas o planejamento tributário voltado à escolha de modalidade tributaria lucro real ou lucro presumido, impactaria nas contribuições sociais PIS e COFINS?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.4 Kb)   pdf (838.7 Kb)   docx (636.4 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com