TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO - EPA

Por:   •  21/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.602 Palavras (15 Páginas)  •  459 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO-ICSC

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO - EPA

CAMPINAS

2016

(ALUNO) R.A: ******

(ALUNO) R.A: ******

(ALUNO) R.A: ******

EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO - EPA

Atividades Práticas Supervisionadas – APS-PIPA II – trabalho apresentado como exigência para avaliação do 2º semestre, do curso de Ciências Contábeis da Universidade Paulista sob orientação de professores do semestre.

CAMPINAS

2016

Sumário

INTRODUÇÃO 3

1. REVISÃO CONCEITUAL 4

2. Estudo de Caso 9

2.1 Perfil da Organização 9

2.2. Descrição e Identificação de Práticas na Empresa 11

2.3. Análise e Interpretação dos Dados 13

2.4. Interpretações de dados 15

Considerações finais 17

Referências 19

Anexos 20

INTRODUÇÃO

Neste trabalho iremos analisar o funcionamento da empresa “in locuo” em sua organização societária e empresarial e com os estudos feitos, iremos abordar sobre sua formação, de qual forma a empresa é administrada, suas principais atividades, suas grandes características e todos os tipos de métodos utilizados em seu expediente diário.

Revisão Conceitual

A expansão da revolução industrial enfatizou a necessidade do desenvolvimento de novas técnicas e métodos administrativos, dentre os métodos desenvolvidos temos a Administração da eficiência do trabalho e Administração cientifica de Taylor.

A Administração Cientifica tem como base analisar o corpo das partes para o todo, buscando visualizar o homem econômico, motivado por recompensas materiais. Os estudos da administração fundados por Taylor, divide-se em três partes, sendo a primeira parte baseada no estudo do pagamento por peça, visando analisar o tempo que um homem demora para completar uma tarefa, esta primeira fase ficou conhecida como estudo sistemático e cientifico do tempo.

Já a segunda fase do estudo da Administração por Taylor, possui as analises focadas no aprimoramento dos métodos de trabalho onde Taylor faz a distinção entre o homem médio e o homem primeira classe, sendo que o homem primeira classe é motivado e realiza seu trabalho sem desperdício de tempo já o homem segunda classe é o oposto deste.

Por fim na ultima fase do estudo da administração Cientifica, Taylor faz recomendações de mudanças nas responsabilidades das empresa, sugerindo que estas desenvolvam um departamento “cerebral”, para que este passe a desenvolver a parte cerebral do processo de produção e não mais o departamento de produção fique responsável por idealizar e desenvolver os processos a serem executados.

Dentro o estudo da Administração desenvolvido por Taylor, existe também os princípios elaborados por ele, para o bom desenvolvimento e crescimento de uma organização, estes ainda são validos e utilizados nos dias atuais, sendo:

 Principio do planejamento: o objetivo principal deste principio era estudar e analisar a melhor maneira de realizar cada atividade dentro da organização, assim como determinar qual seria o melhor trabalhador para realizar uma determinada tarefa, ainda hoje esta etapa é valida e fundamental em qualquer organização, e não somente em uma linha de produção, pois analisar os meios e também as ferramentas adequadas para realização de uma tarefa, tende ser um ponto chave para determinar as perdas e ganhos no processo em um todo.

 Principio do preparo dos trabalhadores: com base em um perfil previamente desenhado, deve-se selecionar o profissional adequando para a função que deseje que o mesmo desenvolva, em seguida deve-se treinar, instruir e desenvolver este trabalhador para realização desta função, aqui se deve a realizar a analise do perfil do profissional antes de sua contratação, diferente do que ocorria anteriormente.

 Principio de Controle: este principio consiste em monitorar as tarefas realizadas, para que estas sejam executadas de acordo com o treinamento e orientação dada ao trabalhador, controlando a realização dos processos, dentro dos estudos e planejamentos realizados anteriormente.

 Principio de execução: trata-se da distribuição das atribuições e responsabilidades dentro da administração, onde determina-se a função de cada membro dentro da administração e também suas responsabilidades.

É fato que a Escola Clássica da Administração teve inicio com os fundamentos de Henri Fayol, que estabeleceu a linha do processo administrativo de planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar e após a revolução industrial, as empresas identificaram a necessidade analisar a eficiência das indústrias e processos de produção, sendo está reflexão baseada nos fundamentos da teoria clássica de Fayol. Podemos afirmar que a Escola Clássica da Administração Cientifica foi e continua sendo um dos principais pilares da Administração moderna, pois as teorias elaboradas por Taylor assim como por Fayol, foram e são fundamentais para planejamento e desenvolvimento de uma organização.

Fayol focou-se no processo de Administração das organizações, sendo estas indústrias ou não, ele agrupou o processo de decisão da administração de uma empresa nos seguintes comandos:

 Planejamento: destacado como processo consciente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.7 Kb)   pdf (77.6 Kb)   docx (22.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com