TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Ambiental nas Escolas do Brasil

Por:   •  4/10/2016  •  Dissertação  •  916 Palavras (4 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

TRABALHO EM GRUPO – TG

ALUNO:

ANA CLAUDIA SANTOS        

POLO

2016

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS DO BRASIL

A definição da educação ambiental é dada no artigo 1º da Lei nº 9.795/99 como “os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conversação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade”, isso significa que o ser humano responsável pela sustentabilidade.

O Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental (OG) é formado por dois ministérios que atuam: Ministério da Educação (MEC) e o Ministério do Meio Ambiente (MMA); segue em missão do Programa Nacional de Educação Ambiental (PNEA): A educação ambiental contribuindo para a construção de sociedades sustentáveis, com pessoas atuantes e felizes em todo o Brasil.

Um dos objetivos do ÓG é criar, juntamente com a sociedade, uma política pública, o Sistema Nacional de Educação Ambiental (SISNEA), um sistema capaz de atender a formação permanente e continuada de educadores ambientais populares nas redes de ensino e nas comunidades.

Na educação permanente tem como foco criar campanhas que permitem a participação da sociedade, tendo a escola como espaço privilegiado e na formação continua de professores é dado através de encontros e seminários.

Para garantir o futuro do país, é indispensável ter uma educação de qualidade, profissionais qualificados e uma boa infraestrutura escolar para o desenvolvimento da aprendizagem. Também é necessário que esse ensinamento seja inserido desde a educação infantil, porque é nessa fase que as crianças estão mais abertas para o conhecimento e curiosas para descobrir o mundo, assim despertando –os a buscar valores, mostrando os recursos naturais é limitado, devem ser utilizadas de maneira racional e evitando ao máximo o desperdício.

Para que haja eficiência, já que vivemos numa cultura consumista, causado pelo regime capitalista, faz se necessário que esse processo continue na educação formal, no ensino técnico e superior.

No ensino fundamental é importante mostrar aos alunos o cuidado e respeito que precisamos ter com a natureza, como uma horta comunitária dentro do espaço escolar e tendo como objetivo faze-los a ter um contato direto com a terra e plantas, ensinando a fazer o plantio e indo regando com água todos os dias até que elas cresçam, assim resultando uma fonte alimentícia e sem nenhum processo químico acrescentado no seu crescimento, ou seja, um alimento natural com suas riquezas preservadas e falar como é essencial para o nosso bem-estar físico e mental, caso seja inserido nosso cardápio diariamente. Então, se você plantar hoje, amanhar colhera bons fruto, isso quer dizer que suas ações fazem diferença e ainda poderá ter vários benefícios à saúde.

No ensino médio e na educação de jovens e adultos, o pensamento crítico e a cidadania ambiental devem ter uma abordagem mais profunda, os educadores realizar debates dentro da sala de aula, abordando assuntos como melhorar a qualidade de vida das pessoas que estão sendo expostas a condições de risco ambiental, tais como o desmatamento, emissão CO2 na atmosfera causado pelas grandes indústrias, poluição dos mares e rios, podemos  acrescentar também o perigo de extinção de várias espécies de animais, entre vários outros problemas socioambientais. Diante disso, buscar alternativas para diminuir esses agentes negativos na natureza.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (106.5 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com