TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escrituração Contábil, Demonstrações Obrigatórias e a Lei Societária: Uma evolução Histórica da Contabilidade.

Por:   •  22/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  4.402 Palavras (18 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 18

Escrituração Contábil, Demonstrações Obrigatórias e a Lei Societária: Uma evolução Histórica da Contabilidade.

Projeto Integrado para Curso de Ciências Contábeis/FMU

Carla Patrícia de Oliveira

George Luis de Oliveira Donatti

Guilherme Gomes de Souza Neves

Tiago Rodrigues Ilário

Wantui da Silva

RESUMO

Para iniciar o estudo da teoria de uma ciência social como a Contabilidade é necessário estabelecer seus objetivos. A formulação de tais objetivos a partir da observação da realidade transcende os próprios princípios e normas, pois estes, na verdade, fornecem apenas os meios conceituais para atingirmos os objetivos, que são o ponto mais alto da estrutura hierárquica da disciplina. Nesse aspecto, o estabelecimento dos objetivos da Contabilidade pode ser feito através de duas abordagens distintas: na primeira abordagem consideramos que o objetivo da Contabilidade é fornecer aos usuários, um conjunto básico de informações que, deveria atender igualmente bem a todos os tipos de usuários, ou a Contabilidade deveria ser capaz e responsável pela apresentação de cadastros de informações totalmente diferenciados, para cada tipo de usuário. A segunda alternativa é citada pelos autores como a correta; todavia, ou porque a natureza do modelo decisório de cada tipo de usuário não foi inteiramente revelada, ou por não ser do conhecimento dos contadores, o fato é que raramente se tem visto um desenvolvimento coerente e completo de quais seriam os vários conjuntos completos de informações a serem fornecidos para cada tipo de usuário. Nosso ponto de vista diferencia-se dos dois citados e repousa mais na construção de um “arquivo básico de informação contábil”, que possa ser utilizado, de forma flexível, por vários usuários, cada um com ênfases diferentes neste ou naquele tipo de informação, neste ou naquele princípio de avaliação, porem extraídos todos os informes do arquivo básico ou “data-base” estabelecido pela Contabilidade.

PALAVRAS-CHAVE: Ativo e Passivo. Débito e Crédito. Escrituração Contábil.

Bookkeeping, Mandatory Statements and Corporate Law: a Historical Evolution of Society.

ABSTRACT

To start the study of the theory of a social science such as accounting is necessary to establish your goals. The formulation of these objectives from the observation of reality transcends the very principles and standards, as they actually provide only the conceptual means to achieve the goals that are the highest point in the hierarchical structure of the discipline. In this respect, the establishment of the objectives of Accounting can be done through two different approaches: the first approach we consider that the purpose of accounting is to provide users with a basic set of information that should serve equally well to all types of users, Accounting or should be capable and responsible for submission of entries of information totally different for each type of user. The second alternative is cited by the authors as correct; however, or because the nature of the decision making model of each user type was not fully revealed, or not be aware of the counters, the fact is that rarely has seen a consistent and comprehensive development of what would be several complete sets of information to be provided for each type of user. Our point of view differs from both cited and rests more on building a "basic file accounting information", which can be used flexibly by multiple users, each with different emphases in this or that kind of information, this or that principle of evaluation, however extracted all the basic file reports or "base date" established by Accounting.

KEYWORDS: Active and Passive. Debit and Credit. Bookkeeping.

1 – Introdução

Trataremos no decorrer deste trabalho sobre escrituração contábil, suas evoluções e como são utilizadas, e ainda como podem ser aplicadas em casos concretos.

Veremos também, a importância que cada lançamento tem e como são utilizados para alcançar os objetivos dos sócios e manter a empresa sempre em atividade.

Para que a empresa prospere é necessário que o profissional responsável pelas informações contidas nos balanços patrimoniais se atentem a escrituração contábil, informando apenas o necessário e de forma correta.

2 – Escrituração Contábil

A escrituração contábil tem como referência formal a Resolução nº 563 do Conselho Federal de Contabilidade, aprovada em 28 de outubro de 1983. O objetivo da escrituração é registrar, de maneira formal e padronizada, os fatos contábeis.

Um fato contábil é representado por pelo menos um conjunto de duas contas envolvendo bens, direitos, obrigações, receitas ou despesas. O nome de cada conta expressa sua natureza.

Sempre será feito pelo menos um lançamento a crédito em uma conta e um a débito em outra. Se há um credor, terá que haver também pelo menos um devedor, ou, se há um devedor, terá que haver também pelo menos um credor.

3 – Conceito de Débito e Crédito no Patrimônio

O Ativo (conjunto de bens e direitos) é constituído a partir do capital dos sócios e de terceiros. Esses capitais são da empresa, já que ela é uma pessoa jurídica, portanto, uma entidade abstrata. Os capitais próprios e de terceiros chamamos de passivos, e a contas que representam esses capitais são dos credores da empresa. As contas que serão abertas no Passivo representam todas as “pessoas” que confiaram na empresa e disponibilizaram recursos que serão aplicados pelos seus gestores.

As contas que irão compor o Ativo de uma entidade poderão ser classificadas como devedoras dos recursos que forem aplicados em cada uma delas. O dinheiro que está no caixa não é do caixa nem da empresa, mas de uma dos credores. Por isso dizemos que cada vez que o caixa recebe dinheiro, ele fica mais devedor. Já em uma conta do Passivo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.5 Kb)   pdf (87.9 Kb)   docx (30.6 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com