TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura Balanço Orçamentário

Por:   •  16/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.304 Palavras (6 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

[pic 2]

Avaliação a Distância (2)

Normas Práticas Auditoria Operacional

Aluna (o):  Maria Eugênia Simon Zappelini Reus

Prezada(o) aluna(o),

Conforme as Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC), emitidas pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), para melhor atendimento e com o intuito de facilitar o desenvolvimento na elaboração de relatórios na auditoria operacional como um tipo de auditoria interna, a Resolução 986/03 do CFC – NBC T 12, apresenta as Normas relativas ao relatório da auditoria interna. O item 12.3.2, preconiza que o relatório da Auditoria Interna deve abordar, no mínimo, os seguintes aspectos: a) o objetivo e a extensão dos trabalhos; b) a metodologia adotada; c) os principais procedimentos de auditoria aplicados e sua extensão; d) eventuais limitações ao alcance dos procedimentos de auditoria; e) a descrição dos fatos constatados e as evidências encontradas; f) os riscos associados aos fatos constatados; e g) as conclusões e recomendações resultantes dos fatos constatados.

Isto posto, solicita-se que você desenvolva um relatório de auditoria interno, considerando os itens acima (a, b, c, d, e, f e g) considerando uma área da empresa de sua escolha. Caso não possa apresentar dados da empresa onde esteja trabalhando, é válido que seja apresentado um relatório, que tenha como base os fundamentos teóricos estudados nessa unidade de aprendizagem e que possam ser construídos a luz de uma suposta realidade, como forma de auferir seus conhecimentos.

Bom trabalho!

A Auditoria Contábil compreende o exame de documentos, livros contábeis, registros, além da realização de inspeções e obtenção de informações de fontes internas e externas, relacionado os dados com o controle do patrimônio da entidade auditada. Têm por objetivo averiguar a exatidão dos registros e das demonstrações contábeis referes aos eventos que alteram o patrimônio e a representação desse patrimônio.

A Auditoria Interna tem como objetivo maior prestar ajuda à Administração, possibilitando conhecimento da forma como está sendo desenvolvida certa atividade, oferecendo condições para um desempenho mais adequado, nas diversas camadas da empresa, proporcionando análise, apreciações, recomendações e comentários objetivos e/ou convenientes acerca das atividades investigadas.

 Auditoria Interna é exercida nas pessoas jurídicas de direito público, interno ou externo, e de direito privado e compreende os exames, análises, avaliações, levantamentos e comprovações, metodologicamente estruturados para a avaliação da integridade, adequação, eficácia, eficiência e economicidade dos processos, dos sistemas de informações e de controles internos integrados ao ambiente e de gerenciamento de riscos, com vistas a assistir à administração da entidade no cumprimento de seus objetivos.

A atividade de Auditoria Interna está estruturada em procedimentos, com enfoque técnico, objetivo sistemático e disciplinado, e tem por finalidade agregar valor ao resultado da organização, apresentando subsídios para o aperfeiçoamento dos processos, da gestão e dos controles internos, por meio da recomendação de soluções para as não-conformidades apontadas nos relatórios.

Objetivo e a extensão dos trabalhos:

A empresa possui um setor de compras, e esta é considerada uma parte estratégica da empresa, onde possui controle de todos os processos, com o intuito de redução de custos e aumento de lucro, foi inserido a auditoria interna para que os controles sejam mais exatos e aumentando o resultado através de informações. Objetivo é avaliar os bens e recursos da empresa, para ver se estão sendo eficazes e eficientes. A empresa possui metas e controle internos definidos utiliza-se, da auditoria como ferramenta de gestão e o setor de compras é parte estratégica para o crescimento e aumento dos lucros. Os processos de compras formalizados devem ser aprovados pelos gestores, obedecendo as alçadas níveis hierárquicos, estoques, qualidades, diferentes fornecedores para evitar fraudes. A auditoria foi criada para fiscalizar e vigiar as atividades do setor contábil, porém deu tão certo que começou pelo resto na empresa também. A aquisição de matérias-primas, suprimentos e componentes representa um fator decisivo na atividade de uma empresa, tornando-se instrumento estratégico de lucro para a empresa.

A metodologia adotada

O objetivo da auditoria é analisar, verificar e conhecer os procedimentos no processo de compras da empresa, para poder melhora-los, então optou-se por utilizar o método de investigação qualitativa, pois este tipo de pesquisa deve ser flexível adaptável e requer maior cuidado na descrição de todos os passos da pesquisa, desde o planeamento, à obtenção dos dados, passando pela transcrição e finalizando na preparação dos mesmos para a análise. Foi realizado uma auditoria de logística, que atua na estrutura de logística da empresa e organização, com verificação de gerenciamento de portfólio das atividades de compõem o negócio; auditoria de riscos, em função dos riscos que empresa e organização possuem nessa área, que podem impossibilitar a execução dos objetivos do negócio.

               Os principais procedimentos de auditoria aplicados e sua extensão

Os métodos utilizados na auditoria interna foram as Inspeção física – procedimento para confirmar a existência e exatidão do patrimônio; de acordo com situações qualitativas e quantitativas. Foi verificado bens se estão sendo utilizados de forma adequada. Outro procedimento utilizado foram Entrevistas com funcionários para saber também informações sobre as áreas auditadas, captando os dados sobre o nível de qualificação técnica dos funcionários, sendo assim podendo auxiliar em melhorias operacionais; Conferência de cálculos – foram revisados valores descriminados nos documentos e notas fiscais de compra, conferindo quantidades envolvidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (182.4 Kb)   docx (150.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com