TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura e Análise das Demonstrações Financeiras

Por:   •  27/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.837 Palavras (20 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 20

Anhanguera Educacional

Estrutura e Análise das Demonstrações Financeiras

13 de Abril de 2015


As demonstrações Financeiras são um conjunto de informações que devem ser feitas anualmente a respeito da contabilidade de determinada empresa. Deve ser estruturado da seguinte maneira:

Demonstração do Ativo: O ativo demonstra todo bem e direito da instituição. É dividido em 3 grupos:

Circulante: São ativos que a instituição receberá dentro de um ano.

Realizável a longo prazo: São ativos que a instituição receberá após 1 ano.

Permanente: São ativos utilizados para a própria instituição e que geralmente não são     utilizados para a venda. Exemplo: Máquinas, carro, imóvel.

Demonstração do Passivo: O Passivo representa as obrigações (dívidas) da empresa. Divide-se basicamente nos recursos de terceiros e recursos próprios. Dividem-se também em 3 grupos que indicaram o prazo para o pagamento:

Circulante:  Dívidas deverão ser pagas dentro do período de 1 ano.

Exigível a longo prazo: Dívidas que serão pagas após1 ano.

Patrimônio Líquido: São recursos dos próprios sócios e são utilizados para benefício da própria empresa.

Estas contas são estruturadas no Balanço Patrimonial que representas as demonstrações da empresa. O Balanço Patrimonial demonstra como o ativo da empresa está distribuído, e qual deles será recebido no curto ou longo prazo. Sendo os mais importantes de curto prazo, pois tem retorno de valores mais rápido para a empresa. Também através do Balanço é possível analisar se a empresa está trabalhando mais com recurso de terceiros ou com recursos próprios. A utilização de maior recurso de terceiros, pode trazer um risco financeiro para a empresa, pois passa a trabalhar mais com recursos de fora do que da própria empresa. No Balanço Patrimonial as contas são organizadas por ordem da maior liquidez para menor liquidez.

As Demonstrações do Resultado do Exercício mostram a receita (entrada de recursos) despesas e custos (saída de recursos). Mostram no final do exercício se houve lucro ou prejuízo. Com certeza a informação final é a mais importante, onde o administrador consegue verificar se a empresa está obtendo lucro e conseguindo utilizar seus próprios recurso.

Para conseguir interpretar tais informações de modo mais específico existem algumas formas de análises que são utilizados como ferramentas a favor dos contadores, dentre elas pode-se citar:

Capital de Giro – São recursos utilizados para financiamento das vendas, aquisição de estoques. De maneira que a empresa consiga pagar seus fornecedores e voltar a ter créditos e manter o capital de terceiros na empresa.

Capital de terceiros – São dívidas de longo e curto prazo encontradas no passivo, e existem duas formas de obter seus recursos:

Natural ou Operacional-  É todo recurso com finalidade de suprir a parte operacional. Por exemplo, os fornecedores, os salários dos funcionários.  

Não operacional – São recursos necessários para cobrir despesas que a empresa não conseguiu pagar. Como empréstimos, financiamentos.

Liquidez - É como e quando o ativo se transforma em dinheiro. Quanto mais rápido o ativo se transformar em dinheiro, maior é a sua liquidez.

Capital Próprio – São os recursos dos sócios, localizados no Patrimônio Líquido. E que são utilizados no Ativo da empresa,

Estrutura de Capital – É a maneira como os grupos do Ativo relacionam-se. Simplificando, os ativos de longo prazo devem ser financiados por recurso de longo prazo (exigível a longo prazo).

Existem diversos tipos de balanço, onde cada empresa deve se adequar conforme sua situação.

Temos Legislação Societária que é a legislação mais encontrada nas empresas Ltda. e S.A. de capital fechado. As empresas apresentam seu Balanço com valores nominais de cada período. Assim, se o Balanço for Dezembro do ano X, os saldos estarão representados em reais de Dezembro do ano X. Desta maneira, a análise de uma ano para o outro fica mais fácil de saber se houve variação pela inflação ou pelo aumento ou queda dos recursos.

Também existe o Balanço de Correção Integral que é a forma como a S.A. de capital aberto obrigatoriamente anuncia seu Balanço.

As micro e pequenas empresas, não são obrigadas a manter escrituração contábil normal. As empresas de lucro presumido também não são obrigadas a apresentar Balanço, porém caso não apresentem, devem apresentar o fluxo de caixa mensal.

Tipos de índices financeiros

Os índices financeiros são utilizados para analisar as demonstrações contábeis. São ferramentas utilizadas para juntar informações e chegar a uma conclusão sobre as contas analisadas. Para isso os contadores usam métodos para melhor representar esses valores como a Análise Vertical e Horizontal.

Vertical: No Balanço Patrimonial, toma- se como base o total do Ativo e do Passivo. E verifica- se de baixo para cima, o percentual de cada conta relativo ao total do ativo ou do passivo. No caso das Demonstrações do Resultado a base é a Receita Bruta de Vendas, a partir disso verifica- se as contas baseada na receita bruta.

Horizontal: Analisa as demonstrações contábeis em períodos consecutivos. Diferente da vertical que analise as demonstrações no mesmo período. Esta analise demonstra se houve crescimento ou queda nos percentuais dos itens das demonstrações nos períodos. A base (100%) na análise horizontal, são as contas no período menor dos demais períodos.

Outra que os contadores podem contar com a Análise Através de Índices que são análises que auxiliam nas informações das demonstrações financeiras em uma empresa, para saber o desempenho da mesma. As análises de crédito feitas por bancos e empresas servem para observar e analisar a empresa sobre seus  índices ou coeficientes.

Os estudos dos índices são feitos sobre um estudo do índice de maneira total, ou comparando sua evolução em vários momentos verificados, ou com outras empresas do mesmo setor.

As Análise dos coeficientes Operacionais são feitas através da relação de dois números. Com isso identificam-se várias coisas, como por exemplo, a liquidez e o capital de giro da empresa. Tendo como objetivo:

- mostrar a situação financeira da empresa;

- informar as principais áreas que afetam o lucro e ganhos na empresa;

- analisar a posição de liquidez da empresa, disposição do valor de caixa;

-identificar a condição de rentabilidade da empresa (mix de endividamento de sua estrutura financeira);

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.7 Kb)   pdf (374.8 Kb)   docx (54.4 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com