TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aplicaçao Da Etologia Como Ferramenta De Estudos Para A Psicologia

Casos: Aplicaçao Da Etologia Como Ferramenta De Estudos Para A Psicologia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2014  •  409 Palavras (2 Páginas)  •  698 Visualizações

Página 1 de 2

Etologia é a ciência das relações comparadas do comportamento animal. A psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e seus processos mentais. É possível usar a etologia na psicologia por conta da evolução que é a base para o estudo da etologia, o comportamento é produto e instrumento do processo de evolução através da seleção natural. A utilidade de um pensamento biológico para a psicologia esta relacionada ao fato de a integração das perspectivas biológicas e sociais é necessária para compreender o fenômeno humano.

Inúmeros estudos tem evidenciado a relevância da utilização dessa ferramenta, por exemplo, no estudo da agressividade que faz parte do comportamento de todos animais e na maioria das vezes tem função defensiva . Em 2006 uma pesquisa realizada sobre a relação da violência no transito e a agressividade mostrou resultados positivos, isso é , a violência no transito muitas vezes ocorre devido ao instinto de defesa. A agressividade pode estar relacionada com 4 fatores: genéticos, bioquímicos , neurológicos e psicológicos. Pesquisa realizada pela USP apontou que crianças que sofriam abuso ou agressões chegavam a vida adulta traumatizadas e se mostravam mais agressivas.

Outro exemplo foi divulgado na reportagem “ Quando o otimismo faz mal’’ que afirma que os pesquisadores acreditam que herdamos uma tendência de perceber o negativo de forma mais rápida do que o positivo. A explicação esta no fato de que nossos ancestrais que eram mais sensíveis as mudanças negativas no ambiente tinham mais chances de sobreviver, pois essas mudanças poderiam ser sinais de situações perigosas.

A etologia também esta presente em estudos sobre o ciúmes e o comportamento dos casais. Em estudo apresentado durante a 21 conferencia de Etologia humana pela pesquisadora Ana Maria Fernandes, traz novas informações sobre a diferença entre o ciúmes em homens e mulheres. A chilena afirma que o homem esta mais voltado para a agressão, já para as mulheres os dados foram mais complexos. A função evolutiva dessa agressividade masculina esta ligada a manutenção do par romântico por meio da competição com outros homens.

Acredito que a intenção do estudo da etologia não é apenas restringir o estudo do comportamento humano aos fatores biológicos, e sim complementar por meio do estudo evolutivo. Todos os humanos seriam praticamente iguais se dependessem apenas de fatores biológicos e etológicos, mas são os diferentes estímulos que ocasionam os diferentes comportamentos. A psicologia e a etologia estão completamente relacionadas, pois os processos mentais que são os diferenciais nos processos biológicos e evolutivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com