TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etapa4 comportamento organizacional

Por:   •  9/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.228 Palavras (9 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 9

  1. Introdução

Pet Glamour, um pet shop formada pela sociedade entre dois irmãos, João Maria Lourenzão e Alba Lourenzão, que compartilhavam o gosto por animais de estimação e se uniram para iniciar um empreendimento. João, formado em Tecnologia em Gestão Comercial, cuida da parte administrativa, e Alba que sempre trabalhou como cabeleireira, é responsável pelo banho e tosa. Os outros colaboradores são Rui, na gerência, Leila e Elaine responsáveis pelas vendas, Éder que faz a tosa, Léa e Anita que cuidam do banho.

  1. Cenário atual

        A Pet Glamour registrou uma queda de 4% no faturamento no último ano, mostrando que há problema na administração. João está sobrecarregado porque Alba não o ajuda a administrar a empresa e ainda o acusa de não estar realizando seu trabalho com competência. Rui, o gerente da loja, não consegue fazer seu trabalho porque Alba tira sua autoridade dando livre acesso aos produtos da loja para o pessoal do banho e tosa. Éder, responsável pela tosa, tem causado mal-estar entre o pessoal do banho por se achar superior, dotado de muito talento artístico. As vendedoras, Leila e Elaine, não estão mostrando comprometimento, chegando atrasadas e faltando muito.

        Não há trabalho em equipe no pet shop, os grupos são desunidos. No banho e tosa, por exemplo, as responsáveis pelo banho não conseguem trabalhar em conjunto com o responsável pela tosa, por causa de seu superego, que gera mal-estar entre os três.

        No que diz respeito à eficiência a Pet Glamour está longe de ser considerada eficiente. A falta de união faz com que o trabalho não seja bem realizado. Prova disso é a queda de faturamento registrada. A loja também não tem alcançado seus objetivos, os diretores estão extremamente tensos com a falta de produtividade, isso mostra que não há eficácia. E a ausência de eficiência e eficácia torna impossível alcançar uma efetividade, que nada mais é que realizar aquilo que foi feito (eficiência) da maneira certa (eficácia).

  1. Cenário ideal

A busca de eficácia e efetividade deve ser pautada na solução dos problemas encontrados, começando pela melhoria da comunicação entre os indivíduos, onde a mesma deve ser clara e objetiva, fazendo com que haja um bom trabalho em equipe. Os funcionários devem se interagir e os sócios devem agir como verdadeiros empreendedores.

Para a Pet Glamour se tornar uma empresa eficiente é necessário ter o controle de estoque adequado, acompanhamento da contabilidade, funcionários treinados e motivados, adaptação ao mercado, um bom marketing, identificação das necessidades dos clientes, comunicação, trabalho em equipe, planejamento das atividades, um ambiente organizacional agradável, entre outros fatores ligados a uma boa administração.

  1. Problemas levantados

Podemos observar que existem diversos problemas e conflitos na empresa, o que prejudica seu crescimento no mercado. Ao analisarmos a personalidade de cada colaborador da Pet Glamour, verificamos que todos tem dificuldades de percepção, com isso percebemos que o pet shop conta com funcionários que não são comprometidos e que seus comportamentos acabam influenciando o conflito.

Os problemas e as dificuldades que detectamos atualmente foram:

A desorganização causada pela má gerencia do Rui Leme, pois não consegue se adaptar dentro da empresa o que faz com que ele não consiga colocar ordem e ter o devido respeito dentro da empresa.

As individualidades que são causadas pelo funcionário Éder do departamento de tosa, pelo fato de não conseguir trabalhar em equipe por achar que é superior aos demais.

A queda no faturamento que acontece por culpa dos sócios: Alba Lourenzão que não ajuda o irmão na administração e João que não dá conta de gerenciar a empresa. Ambos estão desmotivados e o conflito faz com que os demais funcionários não tenham um bom rendimento

A falta de responsabilidade está presente na maioria dos funcionários, começando por Alba que não dá importância para a administração e o desenvolvimento da empresa, o que deveria ser contrário pelo fato de ser sócia. Já o restante aproveita para agir com negligência porque estão cientes da deficiência da administração e dos conflitos entre os sócios.

E por fim, as faltas dos funcionários que são cometidas geralmente pelas vendedoras Leila Xavier e Elaine Vérner, que não são comprometidas com o trabalho.

  1. Propostas de melhorias/ soluções

Primeiramente, é oportuno que os sócios cheguem a um acordo amigável e dividam as tarefas da administração para nenhuma das partes ficarem sobrecarregadas, o que faria com que o faturamento não tivesse uma queda tão significante. Também é importante que os mesmos busquem formas de se auto motivarem, assim ficarão mais dispostos na busca do sucesso da empresa.

O problema de falta de organização pode ser resolvido ao impor regras e liderança aos demais funcionários, principalmente por parte do gerente que é o responsável por direcionar os grupos e enfrenta o problema com o estoque.

O trabalho com metas seria uma ótima opção para incentivar e aumentar o rendimento dos colaboradores, pois a recompensa serviria como uma motivação. Isso resolveria o problema de faltas das vendedoras porque se empenhariam para atingir suas metas

A realização de confraternizações é importante para que os funcionários se conheçam melhor e criem um ambiente mais agradável na organização. No entanto, uma palestra sobre a importância do trabalho em equipe também ajudaria no problema de individualidade, porque chegariam ao entendimento de que todos são peças fundamentais e o conjunto de suas habilidades é o que torna possível alcançar os objetivos da empresa.

Propomos que a Pet Glamour tenha um novo organograma, pois o grupo de Banho e Tosa se encontrava separado do resto da empresa e a Alba não fazia parte da administração.

[pic 1][pic 2][pic 3]

Também se torna necessário que a empresa tenha uma missão, uma visão e valores para direcioná-la. Pensando nisso, criamos os mesmos com base nas necessidades dos clientes e funcionários.  

Missão: Fornecer serviços de ótima qualidade aos clientes, estabelecendo uma boa relação com nossos colaboradores.

Visão: Ser referência na prestação de cuidados aos animais, proporcionando tranqüilidade e confiança aos clientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (951.3 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com