TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etapa 1 ATPS COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Dissertações: Etapa 1 ATPS COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/4/2013  •  1.348 Palavras (6 Páginas)  •  1.114 Visualizações

Página 1 de 6

O relatório analisa o Comportamento Organizacional em uma empresa denominada Pet Glamour no ramo de Pet Shop, cujos proprietários são dois irmãos, João Maria Lourenzão e Alba Lourenzão. Alba antes de ser sócia do irmão era cabelereira, cansada de desempenhar suas funções como autônoma em Salões de Beleza propôs para o irmão uma sociedade já que o mesmo se formara em Tecnologia em Gestão Comercial.

Quando as atividades do Pet Glamour foram iniciadas ficou acordado entre Alba e João que por consequência da vasta experiência como cabeleireira, Alba seria pelo departamento de banho e tosa e João utilizaria dos conhecimentos adquiridos devidos a sua formação para administrar o negócio.

Analisando a Personalidade e Comportamento por meio das teorias da Personalidade Percepção/Concepção e Comportamento Individual. Foram expostas, através de um Dossiê, algumas informações relevantes para que fosse possível está analise:

1. O faturamento da empresa caiu 4% no último ano.

2. Alba começou a culpar João pela queda do faturamento. Ela alega que ele não tem administrado a empresa com a competência necessária.

3. João se diz sobrecarregado e acusa Alba por não participar da Administração "ela não quer misturar sua equipe de banho e tosa com o resto do pet shop. Mas, na hora de cuidar da parte burocrática dos funcionários, aí eu é que tenho que fazer tudo".

4. O gerente da loja (Rui) sempre reclama que perde o controle da gerência da loja porque o pessoal do banho e tosa utiliza os produtos sem nenhum aviso ou registro. "eles dizem que a Dona Alba já tá sabendo e que depois ela fala com o irmão"

5. Eder (da tosa) vangloria-se de seu talento artístico e acha-se superior as meninas do banho. Isso tem causado mal estar entre eles.

6. A equipe da loja (vendedoras) tem apresentado muitas ocorrências de atraso e de atestados médicos.

Tabela de Comportamentos Individuais:

Traços de Personalidade

Personalidades Alba (Sup. Banho/Tosa) João (Adm.) Rui (Ger.) Éder (Tosa) Anita (Banho) Léa (Banho) Leila (Vend.) Elaine (Vend.) Iara

Extroversão Comunicativa Sociável Sociável

Agradabilidade Cooperativa

Consciência Organizado Confiável

Estabilidade Emocional

Abertura a experiências Curioso Curiosa Criativa

Pontos Negativos

Extroversão Reservado Introvertido

Agradabilidade Antagônica

Consciência

Estabilidade Emocional Depressivo Depressiva

Abertura a experiências Pouco interesse Pouco interesse Pouco interesse Pouco interesse

Alba Lourenzão. (sócia proprietária): Com sua personalidade expressiva, muito comunicativa, estabelece alguns mecanismos de defesa, entre os quais, negação da realidade. Devido a sua extroversão não gosta de rotina dando preferência à parte que julga mais dinâmica do negócio, consequentemente age muitas vezes de forma egoísta com certo desinteresse para outros assuntos que não sejam de sua área de atuação.

João Maria Lourenzão. (sócio proprietário) Comprometido e organizado com seus deveres para com a empresa. Todos sabem que podem confiar responsabilidades para ele. Mas tem grande dificuldade em trabalhar com equipe, por achar que as pessoas menos organizadas, preferindo assim assumir as responsabilidades do grupo sozinho trabalhando de maneira reservada.

Rui (Gerente): Pessoa tranquila que pacientemente procura entender cada um de seus funcionários de maneira a evitar conflitos no âmbito organizacional, procura sempre enfatizar a grande importância de entender que seus colaboradores têm problemas e conflitos na vida pessoal e profissional.

Anita (Banho): A vasta experiência de trabalho em outros Pet´s torna Elaine um diferencial na empresa. É competente e sempre que precisa, faz hora extra. Por ser uma pessoa antagônica a todo o momento, causa certa insegurança nos gestores e em seus colegas de trabalho.

Léa (Banho): Pessoa curiosa e que desperta grande interesse dos patrões pelo fato de querer saber tudo oque acontece em torno do Pet Glamour. Por ainda estar concluindo o 2º grau e perceber que o Pet não oferece crescimento na empresa demonstra pouco interesse em sua função inclusive alguns clientes já reclamaram sobre a higiene incompleta de seus animais de estimação.

Éder (Tosa): Excelente profissional, muito fechado em suas próprias ideias acaba perdendo oportunidades de crescer nas do dia a dia, pois vê as possibilidades, mas se fecha para elas. Muito criativo e curioso com confiança nas informações, possui clareza e certeza de seu ideal é muito pouco arrogante o que o torna uma pessoa muitas vezes desagradável.

Elaine (Vendedora): Extremamente carismática, tem boas relações com todos dentro dá empresa, porém é preguiçosa e usa de seu carisma para explorar os colegas lhes passando atividades que ela deveria executar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com